O SIGNIFICADO DA VIDA

sexta-feira, 7 de março de 2025

Governo Lula estuda diminuição na tarifa sobre o etanol em negociação com os EUA

 


Decisão ocorre em momento no qual o país norte-americano ameaça aplicar tarifas recíprocas aos países que possuem relações comerciais

O governo brasileiro cogita aplicar uma redução na alíquota de importação sobre o etanol. A decisão vem em um momento no qual os Estados Unidos ameaça aplicar tarifas recíprocas aos países que possuem relações comerciais. A medida pode acelerar a entrada do biocombustível americano no país, além de servir como um instrumento de negociação comercial com a Casa Branca.

Atualmente, o Brasil possui uma taxa de 18% sobre o etanol. Fontes próximas ao governo Trump afirmam que a possibilidade de redução da tarifa próximo a zero ou nula não está descartada. Essa medida da queda da tarifa, em vez de simplesmente baixar a alíquota como medida unilateral, seria uma forma de extrair concessões comerciais também dos americanos.

Negociações

A possibilidade de mudanças ocorre após o governo Trump anunciar uma tarifa de 25% para o aço e alumínio importados, o que afeta diretamente as exportações brasileiras, aumentando os custos em quase US$ 3 bilhões por ano. Internamente, o governo busca livrar o aço e o alumínio das sobretaxas. Dessa forma, caso a redução de tarifas sobre o etanol seja, de fato, feita, a tendência é usá-la como meio nas negociações.

Sem comentários:

Enviar um comentário

obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.

seta

seta

CONTATO DO BLOG:Folha de Cuxá

josinaldosmille@hotmail.com

colunaemfolhadecucha@gmail.com

Telefones:(99)98157-6879 //(99)-99175 - 2799

BLOGOSFERA