O SIGNIFICADO DA VIDA

sexta-feira, 26 de junho de 2026

Dia de fortalecer parcerias e acompanhar ações que impulsionam o desenvolvimento.

 


Em Açailândia, a parceria entre o Governo do Maranhão e a Prefeitura de Açailândia é marcada pelo anúncio de obras habitacionais e de combate às erosões, pela inauguração da ampliação do sistema de abastecimento de água e pela vistoria da obra da Praça do Pioneiro. Ações que fortalecem a infraestrutura, ampliam oportunidades e contribuem para mais qualidade de vida à população.

 

https://www.instagram.com/reel/DaEAf-GxddF/?igsh=YmZxaDJ3N2E5eHdq

 


Açailândia: Governador Carlos Brandão e autoridades participam da assinatura conjunta de ordens de serviço para contenção de erosões e o início das obras do Condomínio Habitacional Frei Narciso Baisini I e II

 


Com planejamento, parceria e responsabilidade, Açailândia avança em uma política habitacional que fortalece oportunidades e transforma vidas.

O governador Carlos Brandão e o prefeito Dr. Benjamim participaram da cerimônia de assinatura da ordem de serviço para o início das obras do Condomínio Habitacional Frei Narciso Baisini I e II, em Açailândia. O projeto do programa Minha Casa, Minha Vida prevê a construção de 384 apartamentos, com um investimento superior a R$ 63 milhões. Durante o evento também aconteceu a Assinatura de ordens de serviço para contenção de erosões, com investimento de R$ 59 milhões beneficiando os bairros Laranjeiras, Nova Açailândia e Glória City.

A agenda de trabalho aconteceu na Avenida Levilson Oliveira, Vila Juscelino Kubistchek na tarde desta sexta-feira, 26/06, e contou com as presenças do Governador Carlos Brandão, do Prefeito Dr. Benjamim, do Vice-Prefeito Dr. Roberto, da Secretária Municipal de Ação Social, Drª Patrícia Giroto, do Ex-Prefeito, Aluísio Sousa, do Lider Político; Jardel Bom Jardim, do Vereador e Presidente da Câmara, Feliberg Melo e Vereadores (as), do Deputado Federal Hildo Rocha, da Senadora Eliziane Gama, do deputado estadual Kekê Teixeira, do deputado estadual Ricardo Arruda, do Presidente da AGEMSUL, Vagtônio Brandão, do presidente da CAEMA, Marcos Aurélio, o diretor da CAEMA Açailândia, Fábio Pereira entre outras autoridades locais.

Na programação, teve ainda a entrega do Poço P2B, localizado na Gerência de Negócios da Caema, Rua Goiás, Bairro Getat - integrante do Sistema de Abastecimento de Água do Reservatório 02, uma importante obra para o fortalecimento do abastecimento de água no município de Açailândia.






A articulação política que garantiu a inclusão de Açailândia nesse importante programa foi destacada pelo prefeito, reforçando o compromisso em ampliar o acesso à moradia digna e reduzir desigualdades, a área escolhida facilita o acesso das famílias a serviços essenciais e infraestrutura urbana. Uma grande conquista para a população de Açailândia destinada ao município pelo Governo Federal. Sob gestão do Prefeito Dr. Benjamim de Oliveira (União Brasil), a Prefeitura de Açailândia fez a doação da área onde serão construídas as unidades habitacionais e o novo loteamento, será executado com recursos financeiros da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.

A iniciativa é fruto do trabalho do deputado Hildo Rocha em parceria com o Governo Federal, ministério das cidades e lideranças locais. Será o primeiro conjunto habitacional vertical do município, com apartamentos amplos, área de lazer, biblioteca, jardinagem, arborização e toda a estrutura necessária para as famílias viverem com dignidade. A forte presença de Hildo Rocha (MDB) se dá porque muitos desses projetos foram assegurados e articulados durante o período em que atuou como Secretário-Executivo do Ministério das Cidades. Por meio do programa Minha Casa, Minha Vida. O parlamentar tem atuação ativa em projetos de moradia popular.











quinta-feira, 25 de junho de 2026

Novo medicamento dobra sobrevida em câncer de pâncreas e traz esperança aos pacientes

 




A sobrevida dos pacientes que receberam o medicamento praticamente dobrou: foi de sete para 13 meses

Aproximadamente 11.000 brasileiros são afetados por ano com o câncer de pâncreas, correspondendo a cerca de 2% de todos os tipos de câncer diagnosticados e 5% do total de mortes por neoplasias no país. Além disso, no Brasil, o câncer de pâncreas ocupa a 14ª posição entre os tipos de câncer mais frequentes. Por ser difícil de ser detectado e por ele avançar de forma rápida sem apresentar sinais, este tumor que atinge uma glândula localizada no abdome que é responsável pela produção de enzimas digestivas e produção de hormônios possui poucas opções de tratamento.

Mas os profissionais da área da saúde estão conseguindo mudar este cenário graças à descoberta de novos medicamentos e tratamentos. E essas descobertas só são possíveis através da pesquisa clínica, que é quando são realizados testes em humanos para saber a segurança e a eficácia de novas drogas e vacinas.

Recentemente, durante a sessão plenária da ASCO 2026, o principal congresso mundial de oncologia, milhares de especialistas aplaudiram de pé a apresentação dos resultados de uma nova droga experimental para pacientes com câncer de pâncreas em estágio avançado, que já não respondiam às terapias convencionais. A sobrevida dos pacientes que receberam o medicamento praticamente dobrou: foi de sete para 13 meses. Trata-se de um tratamento oral desenvolvido para bloquear a atividade da proteína RAS, que impede o crescimento do tumor. Apesar de o medicamento não ser a cura, ele traz esperança aos pacientes que achavam que já não tinha mais o que ser feito, e isso tudo só foi possível graças aos estudos clínicos.

“Nenhum novo tratamento chega aos pacientes sem pesquisa clínica. Cada nova terapia aprovada, cada ganho de sobrevida e cada avanço que transforma a prática médica são resultado de estudos cuidadosamente conduzidos, que geram as evidências necessárias para que a ciência se traduza em benefício real para a sociedade”, afirma Fernando de Rezende Francisco, diretor executivo da Associação Brasileira de Organizações Representativas de Pesquisa Clínica (ABRACRO).

Nos últimos anos, a pesquisa clínica tem ganhado destaque no Brasil graças a regulamentação da Lei da Pesquisa com Seres Humanos (Lei nº 14.874/2024). A expectativa é que nos próximos anos o Brasil se consagre como um dos países que mais investem em estudos clínicos. De acordo com a Anvisa, nos últimos cinco anos, mais de 1,4 mil estudos clínicos foram autorizados no Brasil, grande parte direcionada ao tratamento de tumores.

“Essa descoberta apresentada na ASCO 2026 é o resultado de anos de investigação científica, colaboração entre especialistas e participação voluntária de pacientes em estudos clínicos e mostra que nenhuma inovação chega aos pacientes sem pesquisa clínica. Quanto mais investirmos em estudos clínicos, maior a probabilidade de oferecermos qualidade de vida e esperança aos pacientes”, finaliza Francisco.

Sobre a ABRACRO

A Associação Brasileira de Organizações Representativas de Pesquisa Clínica é responsável pela grande mudança na reputação dessa área tão importante para a saúde no Brasil. Desde 2005, ela representa as ORPCs (Organizações Representativas de Pesquisa Clínica) e contribui para a melhoria dos processos e atividades do setor. Hoje, são fonte para os órgãos reguladores do setor que, pela rigidez dos processos e questões éticas, muitas vezes a consulta antes da publicação de uma nova norma. A ABRACRO também realiza eventos e workshops para aproximar o paciente e o público leigo dos profissionais da área.

https://abracro.org.br/quemsomos/

 

 

Ator que interpretou o prefeito Zé Leitão, Feliciano Popó morre aos 77 anos no Maranhão

 


O artista morreu nesta quinta-feira (25) na cidade de Açailândia. A causa da morte não foi divulgada.

O ator Feliciano Popó, conhecido por dar vida e voz ao prefeito Zé Leitão no filme “Ai Que Vida”, morreu aos 77 anos nesta quinta-feira (25) na cidade de Açailândia, no Maranhão. A causa da morte do artista não foi divulgada.

Nas redes sociais, fãs, familiares e amigos lamentaram a partida de Feliciano Popó. O diretor Cícero Filho afirmou que o ator chegou a ser cotado para retornar como Zé Leitão no filme “Ai Que Vida 2”, continuação da produção original.

“O Popó já vinha com alguns problemas de saúde, inclusive não participou de uma campanha que nós fizemos por conta dessas questões de saúde, e estava contado para a continuação ‘Ai Que Vida 2’. [A morte de Feliciano Popó] é uma notícia que pega a gente de surpresa. A morte é uma coisa assustadora”, disse o cineasta.

https://www.gp1.com.br/maranhao/amp/noticia/2026/6/25/ator-que-interpretou-o-prefeito-ze-leitao-feliciano-popo-morre-aos-77-anos-no-maranhao-625959.html

Tem mais obra chegando para deixar Açailândia ainda mais bonita!

 


Estamos falando da nova praça do Pioneiro, um projeto para garantir mais conforto, lazer  e qualidade de vida aos visitantes! Investimento do governo do Maranhão por meio da Agemsul em parceria com a prefeitura.

 


https://www.instagram.com/reel/DaAaRaFRUe8/?igsh=MXBrbzFuNGx0bTNrdQ%3D%3D

POLÍCIA CIVIL PRENDE EMPRESÁRIA POR FURTO DE ENERGIA EM SÃO LUÍS

 


Em uma ação realizada na manhã desta quarta-feira (24), a Polícia Civil do Maranhão, com apoio da Perícia Oficial e da Equatorial Energia, cumpriu um mandado de busca e apreensão em uma residência localizada no bairro Jardim Eldorado, área nobre de São Luís. A ação teve como base uma investigação que apura o crime de furto de energia elétrica.

Segundo o Departamento de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), vinculado à Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), durante o cumprimento da ordem judicial, o perito do Instituto de Criminalística (ICRIM) constatou a existência de uma derivação clandestina, escondida na parede interna do imóvel, utilizada para desviar energia elétrica.

De acordo com as investigações, a ligação irregular alimentava quatro aparelhos de ar-condicionado da residência sem o devido registro no sistema de medição da concessionária. Diante da constatação do crime, foi dada voz de prisão à empresária, titular da conta de energia do imóvel. A mulher foi conduzida à sede da SEIC, onde foram realizados os procedimentos legais cabíveis relacionados ao caso.

A Polícia Civil reforça que o furto de energia, além de configurar crime, representa riscos à segurança da população, podendo causar sobrecarga na rede elétrica, curtos-circuitos e até incêndios. Ao identificar ou suspeitar desse tipo de prática criminosa, a orientação é que a denúncia seja feita de forma segura e, se desejado, anônima, por meio dos canais oficiais da Polícia Civil e também da Equatorial Maranhão. As denúncias podem ser registradas pelo site www.equatorialenergia.com.br ou pela Central de Atendimento 116, com ligação gratuita.

POR: ASCOMPC/MA

https://www.policiacivil.ma.gov.br/policia-civil-prende-empresaria-por-furto-de-energia-em-sao-luis/

Orleans Brandão reúne prefeitos de todo o Maranhão em dois dias de diálogos e fortalece a maior aliança municipalista do Maranhão

 


Dando continuidade à agenda de articulação política com gestores municipais, o pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), reuniu-se na terça-feira (23), em São Luís, com um novo grupo de prefeitos de diversas regiões do estado. Foram dois dias de diálogos, consolidando a maior aliança municipalista já realizada no Maranhão. Também estiveram presentes à reunião o governador Carlos Brandão e o senador Wéverton Rocha.

O encontro integra uma série de reuniões que vêm sendo realizadas por Orleans Brandão com lideranças políticas de diferentes regiões do Maranhão, ampliando a participação dos municípios na construção das propostas para o futuro do estado e o fortalecimento da mobilização em torno das próximas etapas da pré-campanha.

Durante a conversa com os prefeitos, Orleans Brandão reafirmou seu compromisso com uma agenda fortemente municipalista, voltada para o desenvolvimento das cidades. Ele lembrou sua experiência à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas, destacando os resultados alcançados em parceria com os gestores municipais, e garantiu que essa forma de governar continuará sendo uma das marcas de sua atuação.

"Tenho convicção de que o desenvolvimento do Maranhão passa pelo fortalecimento dos municípios. Foi assim que trabalhamos na Secretaria, construindo soluções ao lado dos prefeitos e levando ações concretas. Esse compromisso continua firme. Vamos construir uma agenda que permita às cidades avançarem cada vez mais", afirmou Orleans Brandão.

Otimista com a vitória do projeto político do grupo, o governador Carlos Brandão destacou que a capacidade de gestão e o conhecimento da realidade do estado credenciam Orleans Brandão a conduzir uma nova etapa de desenvolvimento no Maranhão.

"Orleans tem ideias brilhantes para fazer o estado avançar ainda mais, em parceria com os prefeitos. Ele reúne todas as condições para seguir esse projeto municipalista, porque conhece o Maranhão como poucos e entende a realidade de todas as cidades", frisou. Presente ao encontro, a prefeita de Governador Archer, Professora Leide, destacou a sensibilidade de Orleans Brandão para compreender as demandas dos municípios.

"Orleans é uma pessoa que gosta de dialogar, sempre nos escutou e procurou entender a nossa realidade. E isso faz toda a diferença, porque mostra respeito e compromisso com os municípios. Tenho certeza de que esse jeito de ouvir e construir parcerias será fundamental para a sua atuação", afirmou a prefeita.

Já o prefeito de São Raimundo do Doca Bezerra, Jacinto Neto, falou sobre a importância da reunião para o alinhamento da atuação de todos neste momento de pré-campanha. "Muito importante essa proximidade. Orleans sempre foi uma pessoa solícita, que sempre nos recebeu bem. Por isso, acredito no seu projeto de trabalhar em parceria com os municípios", ressaltou.

 

https://sotaquebaixada.com.br/orleans-brandao-reune-prefeitos-de-todo-o-maranhao-em-dois-dias-de-dialogos-e-fortalece-a-maior-alianca-municipalista-do-maranhao/

 

Governo do Maranhão inaugura obras e autoriza novos investimentos em Açailândia

 




Ampliando suas ações nos municípios maranhenses, o Governo do Estado inaugura obras e autoriza novos investimentos em Açailândia, nesta sexta-feira (26). No município, o governador Carlos Brandão entrega a Praça do Pioneiro e assina ordem de serviço para contenção de erosões na cidade. Ainda no município, Brandão participa do início da construção de obras do Programa Minha Casa Minha Vida e de entregas ofertadas pela prefeitura.

A partir das 9h, o governador participa de agenda municipalista em Açailândia, onde acompanha a cerimônia de início das obras do Condomínio Habitacional Frei Narciso Baisini I e II. Executadas por meio do Programa Minha Casa Minha, do Governo Federal, a iniciativa vai garantir 384 novas unidades habitacionais no município.

Em seguida, Brandão assina ordem de serviço para a execução de obras para a contenção de erosões na cidade. Os investimentos do Governo do Maranhão irão beneficiar os bairros Laranjeiras, Nova Açailândia e Glória City, melhorando a qualidade de vida da população.

Brandão também fará a entrega da Praça do Pioneiro, na Rua Fortaleza, esquina com Rua Duque de Caxias, no Centro de Açailândia. As obras incluíram área para parquinho, playgroud, academia ao ar livre, paisagismo, iluminação entre outros equipamentos para garantir espaços de lazer e convivência para a comunidade.

Fonte: SEGOV MA

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Prefeito Dr. Benjamim anuncia 384 apartamentos do Programa Minha Casa Minha Vida em Açailândia

 





Em entrevista coletiva realizada na data de ontem, dia 23, o prefeito de Açailândia, Dr. Benjamim, anunciou a construção de 384 apartamentos destinados às famílias de baixa renda por meio do Programa Minha Casa Minha Vida. O empreendimento representa um marco importante para a política habitacional do município e reforça o compromisso da gestão com a melhoria da qualidade de vida da população.

Durante a coletiva, o prefeito destacou que o projeto vai atender centenas de famílias que sonham com a casa própria, garantindo moradia digna e infraestrutura adequada. Ele ressaltou ainda que a iniciativa é fruto da parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura de Açailândia, que vem trabalhando para ampliar o acesso à habitação e reduzir o déficit habitacional na cidade.

Os apartamentos serão construídos em um conjunto habitacional planejado, com áreas de lazer, espaços comunitários e infraestrutura básica, como pavimentação, iluminação e rede de água e esgoto. Segundo Dr. Benjamim, além de beneficiar diretamente as famílias contempladas, o projeto também vai gerar empregos e movimentar a economia local durante a fase de construção.

A coletiva contou com a presença de secretários municipais, vereadores e representantes da comunidade, que celebraram o anúncio como uma conquista histórica para Açailândia. O prefeito concluiu afirmando que a entrega dos apartamentos será acompanhada de ações sociais e programas de apoio às famílias, garantindo não apenas moradia, mas também cidadania e dignidade.

Na próxima sexta-feira, dia 26, uma solenidade que será realizada no local aonde será iniciado a obra de grande valia para a população que contará com a presença do autor da emenda parlamentar, o deputado federal Hildo Rocha (MDB), que terá ampla agenda de trabalho na cidade de Açailândia e o governado do Estado Carlos Brandão, que retorna mais uma vez à cidade para o lançamento de obras que mudarão a qualidade de vida da população.

ASCOM-PMA

Prefeito Dr. Benjamim se reúne com gestores da rede municipal de ensino de Açailândia

 


Na manhã desta terça-feira, dia 23, o prefeito de Açailândia, Dr. Benjamim, realizou uma reunião estratégica com os gestores da rede municipal de ensino. O encontro, realizado na sede da Secretaria Municipal de Educação, teve como objetivo alinhar ações e discutir melhorias para o fortalecimento da educação no município.

Durante a reunião, o prefeito destacou a importância da parceria entre a gestão municipal e os profissionais da educação, ressaltando que investir na qualidade do ensino é investir no futuro da cidade. Foram abordados temas como infraestrutura escolar, valorização dos professores, programas de apoio pedagógico e estratégias para elevar os índices de aprendizagem dos alunos.

Os gestores presentes puderam compartilhar experiências, desafios e sugestões, reforçando o compromisso coletivo com uma educação inclusiva e de qualidade. Dr. Benjamim reafirmou que a administração municipal está empenhada em garantir melhores condições de trabalho para os educadores e ambientes mais adequados para os estudantes.

Ao final do encontro, ficou estabelecido um calendário de ações conjuntas e o fortalecimento do diálogo permanente entre a Prefeitura e a rede de ensino, consolidando a educação como prioridade na gestão.

ASCOM-PMA.

ESSA CONVOCAÇÃO MUDA VIDAS

 


Fomos convocados e entramos em campo para construir um  futuro com dignidade e oportunidade para a região. A cada dia, nosso compromisso se renova. Através de ações como o Restaurante Popular, o Viva Procon, Sistemas  de abastecimento  e os investimentos na Educação e no Cartão Transporte Universitário estamos transformando vidas.

#Agemsul #GovernoDoMaranhão #Maranhão #Dignidade #Educação SegurançaAlimentar

https://www.instagram.com/p/DZ-JlhNkfwK/?igsh=eDVvOGpybjZuMTA3

Brasil muda uniforme dos goleiros e Alisson vestirá verde contra a Escócia na Copa do Mundo

 


Fifa autoriza alteração solicitada pela CBF e goleiros da Seleção Brasileira não utilizarão uniforme vermelho no duelo decisivo da fase de grupos

A Seleção Brasileira terá uma alteração de última hora no uniforme para o confronto diante da Escócia, marcado para esta quarta-feira, às 19h, pela terceira e última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026. Diferentemente do que havia sido divulgado inicialmente pela Fifa, os goleiros brasileiros não entrarão em campo utilizando o uniforme vermelho.

Alisson, Ederson e Weverton vestirão um conjunto completamente verde, composto por camisa, calção e meiões. A mudança foi autorizada pela Fifa após solicitação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Segundo informações divulgadas pela imprensa esportiva, o pedido partiu do presidente da CBF, Samir Xaud. Como existia uma alternativa de uniforme disponível e não havia conflito de cores com o uniforme da Escócia, a entidade máxima do futebol autorizou a alteração.

A posição do dirigente sobre a utilização da cor vermelha pela Seleção Brasileira já havia sido manifestada anteriormente. Em 2025, Samir Xaud se posicionou contra a adoção de um segundo uniforme vermelho que seria desenvolvido em parceria com a marca Jordan. “Eu levei para o lado do Brasil, das cores da bandeira do Brasil. Azul, amarelo, verde e branco são cores da nossa bandeira e são as cores que têm que ser seguidas. Eu fui contra a camisa vermelha, não por questão política”, afirmou o dirigente em declaração feita no ano passado.

De acordo com o regulamento da Copa do Mundo, a definição dos uniformes utilizados pelas seleções é realizada pela Fifa com base nas informações encaminhadas previamente pelas federações nacionais. No entanto, ajustes podem ser autorizados durante as reuniões técnicas que antecedem as partidas.

Apesar da mudança para o duelo contra os escoceses, o uniforme vermelho já foi utilizado por goleiros da Seleção Brasileira em outras ocasiões, inclusive em partidas realizadas nos anos de 2013 e 2014. Para o confronto diante da Escócia, os jogadores de linha do Brasil entrarão em campo com o tradicional uniforme amarelo, acompanhado de calções e meiões brancos.

A partida é considerada decisiva para a definição da classificação brasileira na Copa do Mundo e poderá marcar também o retorno do atacante Neymar, que vem se recuperando de lesão e voltou a treinar com o restante do elenco. A expectativa é de grande audiência para o duelo, que encerra a participação da Seleção Brasileira na fase de grupos do Mundial de 2026.

seta

seta

CONTATO DO BLOG:Folha de Cuxá

josinaldosmille@hotmail.com

colunaemfolhadecucha@gmail.com

Telefones:(99)98157-6879 //(99)-99175 - 2799

BLOGOSFERA