O SIGNIFICADO DA VIDA

terça-feira, 23 de junho de 2026

Tarifa Social de Energia Elétrica: mais de 325 mil maranhenses precisam atualizar cadastro para manter desconto na conta de luz

 


Maranhão tem mais de 1,1 milhão de beneficiários pela Tarifa Social, mas milhares podem perder o desconto por falta de atualização cadastral

A Equatorial Maranhão reforça o alerta para que os beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) mantenham seus dados atualizados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). No Maranhão, mais de 325 mil famílias correm o risco de perder o desconto na conta de energia por ainda não terem realizado a atualização cadastral exigida pelo programa.

Atualmente, mais de 1,1 milhão de consumidores maranhenses são contemplados pela Tarifa Social, que concede descontos na conta de energia elétrica para consumidores inscritos no CadÚnico, com renda familiar mensal por pessoa de até meio salário mínimo, além de famílias indígenas, quilombolas e beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Para ter direito ao benefício, o titular informado no cadastro da Tarifa Social deve pertencer ao mesmo grupo familiar vinculado ao Código Familiar do CadÚnico, e o município de origem do Número de Identificação Social (NIS) deve ser o mesmo do local de residência do cliente.

Para continuar recebendo o desconto, é fundamental manter os dados atualizados junto ao CadÚnico. Informações desatualizadas podem impedir a comprovação dos critérios exigidos pelo programa, resultando na perda do benefício. A Distribuidora alerta que a revisão cadastral deve ser realizada sempre que houver mudanças na composição familiar, endereço, renda ou a cada dois anos, conforme as regras do programa.

Mais de 400 mil famílias ainda podem aderir ao benefício

Além dos consumidores que precisam atualizar seus dados, o Maranhão possui um número expressivo de famílias aptas a receber a Tarifa Social, mas que ainda não estão cadastradas no programa. De acordo com o levantamento, mais de 400 mil famílias maranhenses têm perfil para receber o benefício, porém ainda não realizaram o cadastro necessário.

O cenário reforça a importância da atualização cadastral e da busca ativa por parte dos consumidores, ampliando o acesso ao programa e garantindo que mais famílias tenham acesso ao desconto na conta de energia elétrica.

Como atualizar ou solicitar o benefício

A Equatorial Maranhão reforça que os consumidores devem acompanhar sua situação cadastral e procurar os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou os postos de atendimento do Cadastro Único sempre que houver necessidade de atualização.

Após a regularização dos dados no CadÚnico, o cadastro na Tarifa Social pode ser solicitado de forma simples e rápida pelos canais da Distribuidora:

•WhatsApp da Clara, assistente virtual da Equatorial Maranhão: (98) 2055-0116;

•Site da Equatorial Energia;

•Agências de atendimento da Distribuidora.

Para o cadastro, é necessário ter em mãos CPF, Número de Identificação Social (NIS) ou número do Benefício de Prestação Continuada (BPC), além do número da unidade consumidora presente na conta de energia. Também é importante verificar se o NIS está vinculado ao mesmo município onde está localizada a unidade consumidora e se o beneficiário informado pertence ao mesmo grupo familiar registrado no CadÚnico.

A atualização cadastral é um procedimento simples, mas essencial para garantir a manutenção da Tarifa Social e o acesso a outros programas sociais vinculados ao Cadastro Único.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Projeto proíbe abate de jumentos devido ao risco de extinção

 


O projeto de lei que proíbe o abate de jumentos em todo o território nacional pode receber emendas de senadoras e senadores até terça-feira (23). O PL 2.613/2026 impede o abate do jumento (Equus asinus), exceto em casos de abate sanitário motivado por doenças infectocontagiosas. Após acabar o prazo de emendas, a Mesa do Senado despachará o projeto para as comissões pertinentes à matéria.

A proposta teve origem em uma sugestão legislativa, a SUG 9/2025, que foi apresentada pelo Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal por meio do Portal e-Cidadania.

Ao ser analisada na Comissão de Direitos Humanos do Senado (CDH), a sugestão recebeu parecer favorável do senador Fabiano Contarato (PT-ES), sendo então transformada em projeto de lei.

Para Contarato, a proposta atende à necessidade de se proteger um animal historicamente ligado ao desenvolvimento do país e reconhecido como patrimônio cultural.

“Além de preservar a espécie frente ao risco iminente de extinção, a medida promove o bem-estar animal e mitiga sérios riscos sanitários causados pelas condições precárias de transporte e abate. Trata-se de uma iniciativa que reflete o compromisso com valores éticos, a saúde pública e a sustentabilidade do agronegócio brasileiro, sem acarretar prejuízos significativos à economia nacional”, afirma Contarato em seu parecer.

Patrimônio brasileiro

O Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal argumenta que a forma como o jumento abatido é transportado e comercializado coloca em risco a biossegurança e, consequentemente, a própria imagem do agronegócio brasileiro — que, ressalta a entidade, é respeitado pelos elevados padrões sanitários e de controle de zoonoses.

A entidade lembra que os jumentos — também conhecidos como asnos, jegues ou jericos — foram trazidos da África para o Brasil há centenas de anos e, por serem dóceis e resistentes, ajudaram no desenvolvimento brasileiro carregando água, alimentos, materiais de construção e pessoas.

Com o passar do tempo, destaca o fórum, o jumento virou símbolo da “luta, da força e da resistência do sertanejo”, recebendo homenagens de artistas como Luiz Gonzaga e Chico Buarque e se tornando “verdadeiro patrimônio histórico e cultural”.

Ainda de acordo com o fórum, há anos os jumentos são capturados ou comprados, transportados por longos trajetos, confinados em fazendas sem biossegurança e com rastreabilidade quase inexistente. Depois, são abatidos para exportação de sua pele para a China, onde ela é usada para produzir o ejiao — que teria “propriedades medicinais não comprovadas cientificamente”. A entidade também informa que a carne do jumento é exportada para o Vietnã ou eventualmente consumida no Brasil (como charque ou jabá).

Se o abate continuar, argumenta o fórum, os jumentos podem se extinguir em poucos anos.

Biossegurança

Os autores da sugestão também afirmam que “a rastreabilidade precária e frequentemente inexistente dentro do comércio de pele de jumento” deixa o Brasil vulnerável aos riscos de biossegurança, que podem afetar as pessoas e outros equídeos (como os cavalos), facilitando a propagação de doenças como o mormo (zoonose com 95% de letalidade em humanos).

Por essas razões, o fórum defende a proibição imediata do abate — para proteger o valor histórico-cultural da espécie, evitar sua extinção, preservar a saúde pública, preservar o agronegócio e evitar “escândalos sanitários”.

Fonte: Agência Senado

Agenda Brasil Mais Competitivo vai impulsionar a produtividade e os negócios

 


O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) realiza, na próxima quarta-feira (24/6), o lançamento da Agenda Brasil Mais Competitivo, iniciativa coordenada pela Secretaria de Competitividade e Política Regulatória (SCPR) que busca fortalecer a competitividade da economia brasileira por meio de ações estruturantes voltadas à melhoria do ambiente de negócios, ao aumento da produtividade e à redução de entraves ao desenvolvimento.

O evento vai reunir representantes do Governo Federal, do setor produtivo e de entidades parceiras para apresentar as diretrizes e os principais eixos da nova agenda.

A Agenda Brasil Mais Competitivo sucede a Agenda de Redução do Custo Brasil e amplia o leque de atividades ao agregar uma visão mais abrangente e sistêmica sobre os fatores que influenciam a competitividade nacional. A proposta contempla iniciativas voltadas à melhoria regulatória, à transformação digital, à inovação, à inserção internacional e ao fortalecimento do ambiente de negócios.

Durante o lançamento, serão apresentados os objetivos estratégicos da agenda, governança e mecanismos de acompanhamento das ações previstas, com foco na promoção de um ambiente mais favorável aos investimentos, à geração de empregos e ao crescimento sustentável da economia.

 

Mais infraestrutura e qualidade no atendimento!

 


Acompanhe como ficou a revitalização da sede da Caema, obra do Governo do Maranhão através da Agemsul. As melhorias contemplaram desde a fachada e pátio até as instalações elétricas, hidráulicas, telhado e o reservatório. Um prédio totalmente renovado para oferecer mais segurança, conforto e qualidade no atendimento  à população.

#Infraestrutura #Modernização #GestãoPública #Maranhão #Agemsul




segunda-feira, 22 de junho de 2026

Equatorial Maranhão orienta como reforçar a segurança para prevenir incêndios em estabelecimentos comerciais

 


Falhas nas instalações elétricas internas e sobrecarga de circuitos estão entre os principais fatores associados às ocorrências

O aumento dos incêndios em estabelecimentos comerciais tem preocupado empresários, gestores de shopping centers e autoridades de segurança em todo o país. No Maranhão, os números confirmam a dimensão do problema: somente de janeiro a maio de 2026, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão registrou 119 incêndios em estabelecimentos comerciais no estado, sendo 90 deles em São Luís.

As ocorrências atingem diferentes segmentos, de pequenas lojas e restaurantes a grandes centros comerciais, provocando prejuízos financeiros, interrupção das atividades e, em situações mais graves, colocando vidas em risco. Segundo dados do Corpo de Bombeiros, cerca de 60% dos incêndios têm relação direta com falhas nas instalações elétricas internas dos imóveis, além da sobrecarga de circuitos. O uso intensivo de equipamentos de alto consumo energético, como sistemas de climatização, também está frequentemente associado aos acidentes.

Esse cenário se torna ainda mais desafiador em um contexto de expansão do setor de comércio e serviços, marcado pelo aumento da utilização de equipamentos eletrônicos, iluminação mais potente e sistemas de automação, muitas vezes sem a devida adequação das instalações elétricas internas. "O sistema elétrico costuma ser invisível para o empresário até que apresente algum problema. O risco é justamente ignorar sinais que antecedem falhas mais graves", afirma o engenheiro de Segurança do Trabalho da Equatorial Maranhão, Maxinard Costa

Os sinais que não devem ser ignorados

Maxinard alerta que a maioria dos incêndios de origem elétrica não acontece de forma repentina. Antes do curto-circuito, normalmente surgem indícios de que a instalação está operando acima da capacidade ou apresenta falhas.

Entre os principais sinais de alerta estão cheiro de queimado próximo a tomadas ou equipamentos, aquecimento excessivo de equipamentos, quedas frequentes de energia em determinados ambientes e o desarme constante do sistema de proteção elétrica.

A ocorrência repetida desses problemas deve ser encarada como um aviso. "Quando o disjuntor desarma com frequência, ele está cumprindo sua função de proteger a instalação. Ignorar esse comportamento pode aumentar significativamente o risco de um incêndio", explica o especialista.

Crescimento dos equipamentos aumenta a demanda energética

Nos últimos anos, lojas, restaurantes e centros comerciais passaram a incorporar mais equipamentos tecnológicos, sistemas de refrigeração, freezers, câmaras frias, computadores, painéis digitais e aparelhos de ar-condicionado de alta potência. O desafio é que, em muitos casos, a infraestrutura elétrica dos imóveis não acompanhou essa evolução.

É comum que estabelecimentos ampliem suas operações sem realizar o redimensionamento adequado dos circuitos, aumentando o risco de sobrecarga. A utilização de extensões e adaptadores conhecidos popularmente como "T" ou benjamins também contribui para o aquecimento da rede elétrica.

"O aumento da demanda energética precisa ser acompanhado por uma avaliação técnica das instalações. Não basta adicionar equipamentos sem verificar se a rede suporta a nova carga", alerta Maxinard.

Como prevenir incêndios em estabelecimentos comerciais

A prevenção é a forma mais eficaz de reduzir riscos e evitar transtornos. As principais recomendações incluem:

•Realizar inspeções periódicas nas instalações elétricas internas;

•Evitar o uso excessivo de extensões e adaptadores;

•Substituir fios antigos, ressecados ou danificados;

•Utilizar materiais certificados e conforme as normas técnicas brasileiras;

•Garantir que os circuitos estejam dimensionados corretamente para a carga instalada;

•Instalar dispositivos de proteção adequados;

•Contratar profissionais qualificados para serviços elétricos.

Ambientes como cozinhas industriais, áreas de refrigeração e depósitos demandam atenção especial devido à maior concentração de equipamentos.

O que fazer em caso de emergência

Ao identificar fumaça, faíscas ou indícios de incêndio de origem elétrica, a orientação é:

•Desligar o disjuntor geral, somente se houver segurança para realizar a ação;

•Acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193;

•Em caso de vítimas, contatar o Samu pelo número 192.

É importante ressaltar que não se deve utilizar água para combater incêndios dessa natureza, pois há risco de choque elétrico.

Segurança elétrica como investimento

Além de evitar prejuízos materiais, a manutenção preventiva contribui para a continuidade dos negócios e para a proteção de clientes e colaboradores. Para a Equatorial Maranhão, a conscientização faz parte da estratégia de prevenção. As orientações integram o movimento "VC+ Seguro", iniciativa voltada à disseminação de informações sobre o uso seguro da energia elétrica.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Parceria entre Prefeitura de Imperatriz e Governo do Estado garante melhorias ao Residencial Sebastião Régis


A parceria entre o Governo do Maranhão, por meio da Agemsul e a prefeitura de Imperatriz, garantiu um visual novo para os principais corredores de transporte do Residencial Sebastião Régis.  O dia a dia dos moradores agora conta com mais pavimentação e mobilidade.

 


ANALFABETISMO: Brasil tem 8,4 milhões que não sabem ler nem escrever, mais da metade no Nordeste, mostra IBGE

 


O Brasil registrou a menor taxa de analfabetismo da série histórica em 2025, mas ainda possui 8,4 milhões de pessoas com 15 anos ou mais que não sabem ler e escrever, segundo dados divulgados pelo IBGE. A taxa nacional caiu para 4,9%, a primeira vez abaixo de 5%. Em 2016, o índice era de 6,7%, equivalente a 10,6 milhões de analfabetos.

 

Principais números

 

8,4 milhões de analfabetos no país;

4,9% é a taxa de analfabetismo entre pessoas com 15 anos ou mais;

592 mil pessoas deixaram a condição de analfabetismo entre 2024 e 2025;

57,4% dos analfabetos vivem no Nordeste;

4,8 milhões de analfabetos estão na região Nordeste.

 

O problema é mais grave entre os idosos. A taxa de analfabetismo entre pessoas com 60 anos ou mais chegou a 13,8%, embora tenha recuado em relação aos 20,5% registrados em 2016. Essa faixa etária concentra 58% de todos os analfabetos do país.

 

A pesquisa também mostrou avanços na escolaridade da população brasileira:

 

57,4% dos brasileiros com 25 anos ou mais concluíram pelo menos o ensino médio, ante 46% em 2016;

21,4% possuem ensino superior completo, contra 15,4% há dez anos;

A média de anos de estudo subiu de 9,1 para 10,2 anos no período.

 

Apesar da melhora nos indicadores, o IBGE destaca a permanência de desigualdades regionais e raciais. Enquanto 64,9% das pessoas brancas concluíram a educação básica, o percentual entre pretos e pardos é de 51,3%. Os dados também mostram que, pela primeira vez, mais da metade da população preta e parda concluiu a educação básica obrigatória.

“PEIDAR” É BOM

 


Pesquisadores da Universidade de Maryland (UMD) criaram uma espécie de “roupa íntima inteligente” para mapear todo o espectro da flatulência humana, e descobriram que adultos saudáveis soltam, em média, 32 puns por dia.

De acordo com os cientistas da UMD, ao rastrear o hidrogênio presente nos gases intestinais, o dispositivo ajuda os cientistas a reavaliar antigas suposições sobre a frequência com que as pessoas realmente soltam gases. Ele também abre uma nova perspectiva para a medição do metabolismo da microbiota intestinal no dia a dia.

A variação individual da pesquisa, no entanto, foi extrema, com totais diários variando de apenas quatro eventos de flatulência a 59. Pesquisas anteriores se baseavam em técnicas invasivas em estudos pequenos ou em autorrelatos, que sofrem com a possibilidade de eventos não detectados, memória imperfeita e a impossibilidade de registrar gases durante o sono.

Governo Lula elevará teor de etanol na gasolina para 32% a partir da próxima quarta-feira (24), afirma Alckmin

 


A mistura obrigatória de etanol anidro na gasolina passará de 30% (E30) para 32% (E32) a partir da próxima quarta-feira (24), segundo afirmou neste sábado (20) o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. A declaração foi feita durante a entrega da primeira fase da Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo e do Terminal da BR-070, em Primavera do Leste (MT).

Até o momento, a expectativa do setor era de que o aumento da mistura fosse analisado pelo CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) em reunião marcada para 24 de junho. A possível elevação do etanol na mistura da gasolina é aguardada há meses pela indústria de biocombustíveis, que defende o avanço da mistura como forma de ampliar a demanda pelo combustível renovável.

Segundo Alckmin, a medida tem potencial para reduzir o preço da gasolina ao consumidor, além de ampliar a participação dos biocombustíveis na matriz energética. “A gasolina que tinha 27,5% de etanol, o presidente Lula passou para 30%, e agora, na quarta-feira, passa para 32% de etanol. Com isso, ajuda a gasolina a ficar mais barata, emite menos, polui menos o meio ambiente e estimula a agricultura e a agroindústria que vai fazer etanol combustível e vai fazer DDG para ração animal”, afirmou.

CNN Brasil

Fim do limite de R$ 500 no PIX por aproximação: veja a nova regra e quando entra em vigor

 


O Banco Central estabeleceu o fim do limite diário de R$ 500 para operações realizadas via PIX por aproximação, ampliando a liberdade nas transações e facilitando pagamentos de maior valor. A nova regra passa a valer a partir de 1º de outubro de 2026, conforme instrução normativa do BC. Atualmente, o PIX por aproximação já permite pagamentos rápidos e presenciais por meio de celulares e dispositivos como relógios inteligentes com tecnologia NFC. A retirada do teto anterior atende à demanda crescente por mais praticidade, agilidade e segurança nas transações financeiras do dia a dia. Confira a seguir!

Como funciona o novo modelo do Pix por aproximação?

Originalmente, quem pretendia pagar por aproximação encontrava um limite estabelecido de R$ 500 por transação diária. Com a nova regulamentação, a definição dos valores máximos passa a ser ajustada individualmente pelo usuário, junto à sua instituição financeira. O cliente pode elevar ou reduzir o limite, conforme suas necessidades e hábitos de uso. Esse ajuste é feito de modo simples e seguro: basta acessar o aplicativo do banco ou instituição que oferece a carteira digital, selecionar a opção de limite do PIX por aproximação e realizar a modificação. Com isso, o consumidor ganha autonomia para definir como prefere usar essa forma de pagamento em suas compras presenciais.

Benefícios da mudança nas regras do Pix por aproximação

A principal vantagem dessa alteração é a ampliação da flexibilidade. Para quem realiza compras de valores maiores ou utiliza o PIX por aproximação de forma frequente, o limite anterior se mostrava insuficiente. Agora, a personalização se alia à segurança, já que o controle do limite permanece nas mãos do usuário e pode ser rapidamente ajustado em caso de necessidade ou risco. Além disso, o PIX por aproximação minimiza o tempo necessário para efetuar um pagamento, dispensando digitações ou escaneamento de QR Codes. Uma vez vinculada a conta bancária à carteira digital, procedimento realizado apenas uma vez, as operações se tornam mais ágeis e práticas.

Quem pode usar o Pix por aproximação?

O recurso está disponível em dispositivos Android compatíveis com NFC e carteiras digitais, como Google Pay e Samsung Wallet. Atualmente, iPhones não suportam pagamentos por aproximação via PIX, já que a Apple não libera o acesso a Iniciadores de Transação de Pagamento. Para utilizar, basta fazer a vinculação da conta bancária à carteira digital escolhida, confirmando a autorização pelo aplicativo da instituição financeira.

domingo, 21 de junho de 2026

Fábio Pereira e Comitiva Amigos do Madeira Comemoram os 30 Anos do Assentamento 50 Bis

 




A festa de aniversário aconteceu no ultimo sábado 20 de Junho, a comemoração dos 30 anos do Assentamento 50 BIS – AGROVILA SUDELÂNDIA - foi muito celebrada e exaltada por todos que compareceram e participaram.

O pré-candidato a deputado estadual, Sebastião Madeira (MDB) - (Ex-Chefe da Casa Civil do Governo), participou da Grande Cavalgada em comemoração aos 30 anos da Agrovila Sudelândia 50 Bis, acompanhado pela Comitiva dos Amigos do Madeira e do  ex-vereador de Açailândia, Fábio Pereira,  com centenas de amazonas e cavaleiros da comunidade rural, entre os convidados de outros municípios demonstraram alegria em estar fazendo parte desse momento especial.

As comemorações foram concentradas em vários pontos. Amigos e familiares se reuniam e celebravam as conquistas alcançadas pelo Assentamento. A festa durou todo dia e seguiu por toda noite. Na oportunidade Sebastião Madeira demostrou seu carinho e respeito pela população local: “Estivemos hoje ao lado de grandes amigos (as), comemorando o aniversário dos 30 anos do Assentamento 50 Bis, momentos assim reforçam ainda mais o valor da amizade, da união e do compromisso com o nosso povo. Seguimos juntos, firmes e fortalecidos, construindo um futuro melhor para Açailândia e para todo o Maranhão!”

Em outro momento da programação, Sebastião Madeira acompanhado do Júnior (Gestor da Policlínica de Açailândia) e várias lideranças comunitárias e políticas,  visitaram diversas famílias e moradores da comunidade.  No evento, Sebastião Madeira e o Ex-vereador Fábio Pereira parabenizaram toda a comunidade pelos 30 anos de história, lutas e conquistas alcançadas pelo povo da Agrovila Sudelândia 50 Bis.  

Fábio Pereira, que representou a comunidade por dois mandatos como vereador de Açailândia, destacou sua satisfação em participar das comemorações e relembrou importantes momentos vividos na localidade, além de sua contribuição para o desenvolvimento desse importante povoado. A comemoração dos 30 anos da Agrovila Sudelândia 50 Bis foi marcada por uma grande festa, reunindo moradores, lideranças e visitantes em um momento de celebração, união e reconhecimento da trajetória de crescimento da comunidade. “Parabéns a todos que fazem parte dessa história e contribuíram para o sucesso dessa grande celebração.”






FELIBERG MELO PRESTIGIA E DÁ TOTAL APOIO À CELEBRAÇÃO DOS 30 ANOS DO ASSENTAMENTO 50 BIS EM AÇAILÂNDIA

 







O Assentamento 50 bis (Agrovila Sudelândia), localizado na zona rural de Açailândia, celebrou neste fim de semana três décadas de fundação com um evento que entrou para a história da comunidade. A comemoração teve como um dos principais articuladores o presidente da Câmara Municipal, Feliberg Melo, que deu total apoio à realização da festividade.

O evento reuniu moradores, autoridades municipais e lideranças políticas. Além de Feliberg Melo, marcaram presença o prefeito Dr. Benjamin e a primeira-dama Gisele Lopes, acompanhados de secretários municipais, Vagtonio Brandão (Presidente da AGEMSUL), liderança política da região, o deputado estadual Eric Costa e Cleison, representante da comunidade do 50 bis.

O presidente Feliberg Melo foi peça fundamental para que a celebração acontecesse. Com forte ligação com a zona rural, ele mobilizou esforços junto à Câmara Municipal para garantir estrutura e suporte ao evento. Em seu discurso, Feliberg reafirmou o compromisso do Legislativo com o Assentamento 50bis. “Essa é uma história de 30 anos que merece ser comemorada com respeito. O 50bis sempre terá o apoio da Câmara Municipal”, declarou.

Durante a programação, foram relembradas as principais conquistas do assentamento, como o acesso à terra, avanços na agricultura familiar e melhorias em infraestrutura. O prefeito Dr. Benjamin destacou o trabalho conjunto com o Legislativo e anunciou novas ações para a região. A primeira-dama Gisele ressaltou a importância das políticas sociais para as famílias.

Para Cleison, representante dos moradores, o apoio de Feliberg Melo foi decisivo. “Sem a força do presidente Feliberg, essa festa não seria do mesmo tamanho. Ele é um parceiro do nosso povo”, afirmou. O deputado estadual Eric Costa e Vagtonio Brandão também reconheceram o papel do presidente da Câmara no fortalecimento da comunidade. 

A programação contou com atos culturais, homenagens a famílias pioneiras e almoço comunitário.







seta

seta

CONTATO DO BLOG:Folha de Cuxá

josinaldosmille@hotmail.com

colunaemfolhadecucha@gmail.com

Telefones:(99)98157-6879 //(99)-99175 - 2799

BLOGOSFERA