O SIGNIFICADO DA VIDA

domingo, 24 de março de 2024

Autoridades francesas estão preocupadas com visita de Macron ao Brasil por causa de surto de dengue

 


Autoridades do governo francês manifestaram ao Estadão preocupação com a epidemia de dengue no Brasil, devido à visita do presidente Emmanuel Macron na próxima semana. A convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Macron passará três dias no país, visitando três locais que enfrentam uma situação de emergência devido ao surto de dengue: Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

O Brasil já registrou 2 milhões de casos de dengue, o maior número desde o ano 2000. O total de mortes chega a 715, com a maioria delas no Distrito Federal, que contabiliza 152 vítimas fatais. Além disso, há 1.078 óbitos em investigação, conforme dados do Ministério da Saúde.

Macron dedicará a quinta-feira, dia 28, a compromissos no Distrito Federal, onde o surto de dengue é mais grave no momento. Uma importante autoridade francesa, que falou sob condição de anonimato, admitiu que há motivo para preocupação e cautela, embora não esteja certa se Macron está ciente da gravidade dos casos.

Além das medidas de segurança habituais, os governos do Brasil e da França discutiram restrições alimentares do presidente francês e seus desejos específicos, como fazer uma caminhada na Avenida Paulista. O Palácio do Eliseu informou ao Itamaraty que Macron costuma praticar atividades físicas quando viaja ao exterior.

Os preparativos mobilizaram o escritório de Macron, a embaixada e os consulados franceses no Brasil, além do Palácio do Planalto e do Itamaraty. As autoridades de Paris também consideraram o risco de contrair dengue e outras doenças transmitidas por mosquitos no Brasil, como febre amarela e malária, especialmente na Região Norte.

O primeiro compromisso de Macron será em Belém, no Pará, onde visitará ambientes internos e externos. Ele também planeja ir à Ilha do Combú para conhecer o cultivo de cacau e dialogar com líderes indígenas e ribeirinhos. Macron chegará ao Brasil na terça-feira à tarde, vindo da Guiana Francesa, um departamento ultramarino que abrange uma parte da Amazônia. Até o momento, São Paulo registrou 110 mortes por dengue, o Rio de Janeiro, 63, e o Pará, apenas 2 óbitos.

Estadão

Sem comentários:

Enviar um comentário

obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.

seta

seta

CONTATO DO BLOG:Folha de Cuxá

josinaldosmille@hotmail.com

colunaemfolhadecucha@gmail.com

Telefones:(99)98157-6879 //(99)-99175 - 2799

BLOGOSFERA