S [&] T (Ciência [&] Tecnologia),
ASTRON (Instituto Holandês de Radioastronomia) e KNMI (Instituto Real de
Meteorologia da Holanda) concluíram o projeto do DISTURB, um sistema de alerta
de erupção solar. As erupções solares ocorrem regularmente e geralmente causam
poucos problemas quando são pequenas. No entanto, grandes erupções podem
interromper significativamente os sistemas de radar, receptores GPS e
comunicações de rádio. Isso teve consequências graves para o tráfego aéreo no
passado.
Tanto o Ministério da Defesa quanto o KNMI querem ser capazes de alertar os usuários militares e civis sobre os sistemas de antenas dessas erupções maiores e possivelmente cegantes. DISTURB (Detecção de perturbações por rádio telescópio solar inteligente ou bandas de radiofrequência (des) perturbadas) é um radiotelescópio solar que observa explosões solares em grande detalhe em tempo real e é, portanto, capaz de disparar rapidamente o alarme em caso de perturbações de rádio causadas por essas explosões .
A primeira fase do projeto, liderada pela S [&] T, começou em 30 de janeiro de 2019. “Durante o último ano e meio, estivemos trabalhando no projeto do radiotelescópio solar”, disse Michiel Brentjens, radioastrônomo e cientista de projetos da ASTRON. "O KNMI já tem muitos sensores para monitorar o clima no espaço, mas ainda não tem nenhum sensor para isso."
“Foi muito interessante investigar como poderíamos adaptar a tecnologia avançada de antenas, originalmente projetada para aplicações astronômicas, para observar erupções solares”, disse Edo Loenen, gerente de projeto da S [&] T. "O projeto também demonstrou como a colaboração entre governo, institutos de pesquisa e a indústria privada pode levar a inovações que beneficiem a sociedade."
É importante para o Ministério da Defesa identificar a origem da interrupção do rádio. Brentjens: "Se seus sistemas de rádio forem interrompidos, o Ministério da Defesa quer saber se a interrupção é causada pelo sol, ou por alguma coisa ou outra pessoa."
O KNMI é responsável por monitorar o clima no espaço e os alertas nacionais e vê o DISTURB como um importante ativo futuro para isso. A próxima fase será a construção de um protótipo funcional do radiotelescópio solar. A ASTRON como S [&] T irá colaborar nesta fase, com ASTRON assumindo a liderança, dada a experiência do instituto na construção de radiotelescópios de alto desempenho.
Brentjens: “Há claramente a necessidade de um sistema de alerta ativo e isso é exatamente o que o DISTURB é. O desenvolvimento de um protótipo funcional demonstrará que somos capazes de construir um sistema de alerta em tempo real extremamente confiável. ” O radiotelescópio solar é um sistema completamente passivo que apenas "escuta" o sol. Ao contrário de outros sistemas de antena, como torres de telefone, torres de televisão ou sistemas de radar, o radiotelescópio solar em si não emite ondas de rádio; ele apenas os recebe.
Atualmente, não há instrumentos comparáveis que medem as explosões solares em tempo real com tantos detalhes quanto DISTURB. Os dados que o telescópio solar coleta sobre erupções solares serão acessíveis gratuitamente.
Sem comentários:
Enviar um comentário
obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.