O novo Sistema Brasileiro de
Vigilância e Emergência Veterinária (e-Sisbravet) começou a funcionar nesta
quarta-feira (1º). Lançada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e
Abastecimento (Mapa), a ferramenta permitirá aos produtores rurais acompanhar,
pela internet, a notificação de determinadas doenças animais, bem como as
recomendações de medidas a adotar em casos de emergência veterinária ou
situações suspeitas.
O sistema será integrado com
todos os serviços de defesa agropecuária (federal, estadual e da iniciativa
privada). Inicialmente, serão feitas notificações apenas de animais de produção
(bovinos, suínos e aves, por exemplo), sem a inclusão de cães e gatos (animais
domésticos). No futuro, poderão ser incluídos os animais aquáticos.
As notificações das suspeitas
serão feitas na página Mapa. Também será possível registrar as ocorrências nos
sites próprios de cada um dos órgãos executores de sanidade agropecuária
(Oesas). As notificações serão direcionadas imediatamente às Unidades
Veterinárias Locais que atuam na área onde fica a propriedade com caso
suspeito.
Segundo o ministério, além de
colocar fim aos formulários de papel, reduzindo a burocracia, o novo sistema
permitirá a realização de estudos epidemiológicos e o gerenciamento da
vigilância agropecuária do país. Foram investidos aproximadamente R$ 2 milhões
só no desenvolvimento do e-Sisbravet.
De acordo com o Mapa, a
notificação imediata ao Serviço Veterinário Oficial de ocorrências de
determinadas doenças animais é de fundamental importância para proteger a
pecuária nacional e a saúde pública. “Muitas doenças podem causar sérios
impactos na produção animal e na saúde humana, e o diagnóstico rápido e a pronta
reação são essenciais para impedir a disseminação e permitir seu controle ou
erradicação”, explica a pasta na página do Sisbravet. AB.

Sem comentários:
Enviar um comentário
obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.