Abertura do Iº Simpósio de
Educação de Surdos de Açailândia - Ensino de Português Como Segunda Língua:
Práticas Pedagógicas, Propostas Metodológicas aconteceu na quinta-feira (26/09)
e encerra no sábado (28/09).
A Prefeitura, por meio da
Secretaria Municipal de Educação, realizou de 26 a 28 de setembro, o 1º. Simpósio de Educação de Surdos com o tema: “O
Ensino do Português como Segunda Língua; Práticas Pedagógicas e Propostas
Metodológicas”, em conjunto com o Departamento de Educação Especial em parceria
com o ADERA - Arranjo de Desenvolvimento Educacional da Região dos Açaizais.
O evento de educação especial
inclusiva aconteceu teve no auditório do CEA – Centro Empresarial de Açailândia
nos dia 26 e 27 de setembro e encerrou no dia 28, (sábado) no Centro
Educacional Antônio Carlos Beckman, com uma vasta programação e troca de
experiência entre os participantes.
Participaram de gestores e
professores de municípios que fazem parte da Regional de Açailândia, entre
eles: São Francisco do Brejão, Vila Nova dos Martírios, São Pedro da Água
Branca, Itinga do Maranhão, Buriticupu, Bom Jesus das Selvas e Cidelândia.
Representantes da URE - Unidade Regional de Educação de Imperatriz também.
O certame educacional é
organizado pela Secretaria Municipal de Educação e conta com uma programação
com palestras, minicursos, oficinas e apresentação de trabalhos pelos
participantes, além de apresentação culturais encenadas pelos membros da
Associação de Surdos e Mudos de Açailândia.
O objetivo do evento é apresentar
e discutir o atual cenário da Educação Especial e Inclusiva na cidade de
Açailândia e região, a partir das práticas educacionais destinadas a incluir os
alunos com deficiência desde a Educação Básica ao Ensino Superior.
“O Simpósio de Educação busca
incluir e dar a oportunidade a todas as crianças que apresentem qualquer tipo
de deficiência. Que elas, sejam abraçadas e incorporadas no ambiente escolar
com muito zelo e amor. Esse Simpósio oportuniza ao professor organizar o
currículo pedagógico, conteúdos de sala de aula, se adequando à realidade de
cada uma dessas crianças portadoras dessas deficiências. Vamos também ter a
oportunidade de ampliar os nossos saberes em torno da inclusão escolar”,
destaca a Secretária de Educação – Karla Nascimento.
Segundo destacou a coordenadora
da Educação Especial, Ivanilde Sobral, “Escolhemos como temática principal o
‘Ensino de Língua Portuguesa’, porque a nível nacional, essa é a principal
dificuldade para esta classe. O surdo tem a sua linguagem própria e no entanto,
quando isso vai ser transformado para a língua escrita, muita coisa se perde.
Os professores de português avaliam cada um deles como se a língua oficial
fosse a Língua Portuguesa. Precisamos ter todo cuidado para este olhar, receber
todas as instruções tanto para o surdo como para o professor de Língua
Portuguesa. Para tanto, a prefeitura está trazendo o grupo de palestrantes,
pesquisadores de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Estado do Pará,
grupo que conta com 10 anos de experiência atuando na área”, finalizou Ivanilde
Sobral.
FONTE - ASCOM-PMA – POR: Antônio
Maria.
Contato para a imprensa: Assessoria de Especial de Comunicação
Prefeitura de Açailândia // ascom@acailandia.ma.gov.br // Telefone: (99) 99224-3839.






Sem comentários:
Enviar um comentário
obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.