“O nosso objetivo é tratar
essas pessoas de igual para igual e tirá-los das atividades rotineiras que são
desenvolvidas no CAPS”, destaca coordenadora Izabel.
Integração, carinho e amizade,
com essas três palavras pode-se resumir a confraternização através do esporte
entre os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) dos municípios de
Imperatriz e Açailândia que aconteceu na manhã desta quinta—feira (26/09), na
Quadra de Esportes da SEDEJ/Centro de Açailândia.
Um torneio de Futsal foi
programado pelos coordenadores para os usuários dos CAPS das duas cidades e disputado
com muita alegria entre os participantes. Além do torneio, há outras atividades
físicas que fazem parte da programação do “Setembro Amarelo” no combate ao
suicídio.
A unidade de atendimento
psicossocial de Açailândia atende atualmente mais de 100 pessoas, que são
acompanhadas por profissionais médicos, psicólogos e assistentes sociais com
atividades que envolvem terapia ocupacional e a reintegração ao convívio social.
De acordo com Rafael
Rodrigues, Educador Físico do CAPs/Açailândia, a competição acontece em alusão
ao “Setembro Amarelo” com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos
pacientes, bem como a confraternização entre eles. “Estamos realizando este
intercâmbio da rede da saúde mental, através das atividades de futsal,
atividades terapêuticas, além de outras atividades que são realizadas no CAPs”,
destacou Rafael.
A confraternização organizada
pelos próprios coordenadores do CAPS/Açailândia, juntamente com sua equipe de
trabalho, além da equipe de educadores físicos e árbitros da SEDEJ. Os
pacientes foram acompanhados por familiares e coordenadores durante o evento.
Na quadra de esportes o clima de alegria tomou conta de todos no momento de
lazer e confraternização.
“O nosso objetivo é tratar
essas pessoas de igual para igual, tirá-los daquelas atividades rotineiras que
são desenvolvidas no CAPS. Eles também precisam de momentos de lazer e
descontração. Fora isso, durante todo este mês realizamos palestras voltadas
para a programação do “Setembro Amarelo”, combatendo ao suicídio em parceria
com a equipe do PSE – Programa Saúde na Escola da SEMED. Não podemos também,
deixar de destacar o carinho de cada um dos profissionais envolvidos com os
pacientes, revelando que o amor vence o preconceito e derruba qualquer barreira
de discriminação”, finalizou a coordenadora Izabel Shayna Lacerda.
ASCOM-PMA – Por: Antônio Maria
Contato para a imprensa: Assessoria de Especial de Comunicação
Prefeitura de Açailândia ascom@acailandia.ma.gov.br
// Telefone: (99) 99224-3839.






Sem comentários:
Enviar um comentário
obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.