http://www.portalamazonia.com.br/jornais/amazoniatv/pf-desarticula-quadrilha-envolvendo-4-orgaos-publicos/
A operação Salmo 96:12 desarticulou uma quadrilha que emitia autorizações de desmatamentos de forma irregular.
BOA VISTA - A Polícia Federal (PF) desarticulou uma organização criminosa responsável por diversos crimes com o envolvimento de servidores públicos. Há cerca de um ano o Ministério Público Federal (MPF-RR), Ibama e PF investigam casos de grilagem de terras em Roraima, especialmente no sul do Estado. A operação Salmo 96:12 foi deflagrada na manhã desta quarta-feira, 23, e desarticulou uma quadrilha que emitia autorizações de desmatamentos de terras públicas de forma irregular.
Na avaliação das instituições envolvidas, o resultado da máfia fundiária foi desastroso e possibilitou a devastação de uma área equivalente a 146 mil campos de futebol ou 56 mil caminhões carregados de madeira. O trecho bíblico cita: “Regozijem-se os campos e tudo o que neles há! Cantem de alegria todas as árvores da floresta”.
Conforme explicou o procurador da República, Rodrigo Timóteo, o esquema criminoso envolve servidores de pelo menos quatro órgãos públicos: Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), Instituto de Terras de Roraima (Iteraima) e Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama).
“O esquema envolvia desde a disponibilização de documentos fraudulentos para autorização de desmatamento até a venda de informações sigilosas sobre fiscalizações”, explicou o procurador.
No Ibama, as investigações seguem para tentar desarticular a organização criminosa que supostamente atua dentro da instituição. “Equipes de fora do Estado foram chamadas para acompanharem a investigação em Roraima”, disse o diretor de proteção do meio ambiente, Ramiro Martins.
PRESOS
Após o exame de corpo de delito, os servidores envolvidos na máfia fundiária foram encaminhados para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (PAMC). Confira a lista das pessoas presas durante a operação:
- SUELY MARCELO DE OLIVEIRA
- VALDEMIR PEREIRA DE MELO FILHO- KAIRO ICARO ALVES DOS SANTOS- JOSÉ DALMO ZANI- MAURO DIAS BERGAMI- EUCLIDES CONRADO DOS SANTOS JÚNIOR- LEOMAR REGINALTO- ALEXANDRE APARECIDO VALENTIM- ALEIR GUIZONI- GUILHERME DA SILVA PENA- NADISSON PEIXOTO PINHEIRO- DORVAL COSTA JUNIOR- ILDEVAN PEREIRA DA SILVA- JONAS WANDERLEY DE MELO- BERNARDO LUSITANO ESTEVES- EDIVALDO VICTOR DE LIMA- WALDEMIR BARNABÉ DOS SANTOS- CLEYTON VIEIRA DO NASCIMENTO- JOSEFA RODRIGUES DA SILVA- LOURIVAL FERREIRA DA COSTA FILHO- GIMI KATER ALVES DA SILVA- JANAIR NUNES PINHEIRO- LÚCIO MOURA TONELLI PEREIRA- ANTÔNIO CABRAL DE MACEDO NETO- ROBÉRIO DOS SANTOS MANGABEIRA- GREINER COSTA DA SILVA- JOSÉ DA SILVA ARAÚJO- CARLOS MENDES RODRIGUES- PEDRO FERNANDO FERREIRA DOS SANTOS- MÁRIO SÉRGIO NUNES FORTES- IRANILDE PAZ BURG- ASELMA MARCELO DE OLIVEIRA- ALCINO BRITO DOS SANTOS- FABRÍCIO DE OLILVEIRA LIMA- JÚLIO CÉSAR FERREIRA IZEL
Sem comentários:
Enviar um comentário
obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.