O SIGNIFICADO DA VIDA

sexta-feira, 25 de março de 2011

PCB - DESDE DE 1922 NA LUTA PELO SOCIALISMO


PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO
A trajetória do Partido Comunista Brasileiro (PCB 21), fundado em 25 de março de 1922, é parte constitutiva da história do Brasil. O Partido Comunista Brasileiro completa 89 no dia 25 de Março de 2011.
REPRESSÃO E EXÍLIO
Os anos seguintes, o PCB era violentamente golpeado. Entre 1973 e 1975, um terço de seu Comitê Central foi assassinado pela repressão, e milhares de militantes foram submetidos à tortura, alguns até a morte, dentre os quais o jornalista Vladimir Herzog e o operário Manuel Fiel Filho. Nem por isso os comunistas deixaram de intervir ativamente na vida brasileira. Mesmo tendo a maioria da sua direção exilada e boa parte presa nos presídios da ditadura, o PCB desenvolveu uma política que privilegiava a unidade das forças democráticas. Assim, com a conquista da anistia, que fazia parte do programa do PCB
O Partido Comunista é um instrumento a serviço da ação revolucionária e do projeto político do proletariado de construção do socialismo. E em suas fileiras os mais destacados dirigentes das lutas pelos trabalhadores e representantes da intelectualidade e da cultura brasileira. Intelectuais do porte de Astrojildo Pereira (um de seus fundadores) Caio Prado Jr., Graciliano Ramos e Mário Schenberg, entre outros.
A RETOMADA: A LUTA PELA RECONSTRUÇÃO REVOLUCIONÁRIA DO PCB
A luta pela existência do PCB se deu em várias frentes: na luta de massas e no nível legal e institucional. Os militantes mantiveram vivo o Partido nos movimentos de massa, afirmando nos espaços de luta popular a reconstrução revolucionária do PCB.  Às vésperas de completar 90 anos de existência, o Partido Comunista Brasileiro, fortalecido nas tradições e na luta dos comunistas em todo o mundo, reafirma a necessidade histórica de superação do capitalismo, que se dará apenas pela libertação das classes trabalhadoras, na perspectiva do socialismo rumo à sociedade comunista.
O PCB – PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO EM AÇAILÂNDIA
Aos 03 dias do mês de julho do ano de 2006, nesta cidade de reuniram-se um grupo de jovens simpatizantes do Partido Comunista Brasileiro – PCB que fora apresentado por Clayton Viana da Conceição e João Francisco Santiago dos Santos para os demais, com finalidade de criarem no Município, uma Comissão Diretora Provisória Municipal do PCB. Objetivava abertura de um novo espaço político para o Município de Açailândia discutir os seus problemas com a criação de expectativas de melhorias da condição de vida para todos os jovens e população em geral; trabalhar a formação de novas lideranças dentro de princípios revolucionários Marxista-Leninista, que possibilitassem o debate das questões e criar uma autocrítica dos processos de formação e transformação da realidade de uma nova política, tanto na cidade como na zona rural; e proporciona a pratica de uma política seria e valorizada e que não seja feita apenas em período eleitoreiro como sempre é feito no Município.
FILIE-SE NO PCB SEJA UM MILITANTE DA FORÇA.
            Junte-se ao PCB 21 em nossa causa na busca de uma sociedade Açailândense mais justa. “O PCB é um partido revolucionário que visa à conquista do poder político pelo proletariado e os trabalhadores em geral, em aliança com parte das camadas médias, a intelectualidade e a juventude comprometida com a luta revolucionária, para a construção de uma sociedade socialista, através da ruptura do capitalismo, na perspectiva do comunismo. Sua base teórica para a ação é o Marxismo-Leninismo, em toda a sua atualidade, riqueza e diversidade.
PCB – DESDE 1922 NA LUTA PELO SOCIALISMO.

Sem comentários:

Enviar um comentário

obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.

seta

seta

CONTATO DO BLOG:Folha de Cuxá

josinaldosmille@hotmail.com

colunaemfolhadecucha@gmail.com

Telefones:(99)98157-6879 //(99)-99175 - 2799

BLOGOSFERA