Ferramenta ajuda a
calcular tempo restante para se aposentar, mas exige atenção aos dados
Os serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram normalizados após cerca de uma semana de instabilidade que afetou atendimentos presenciais e canais digitais. Entre as funcionalidades retomadas está o simulador de aposentadoria, disponível novamente a partir desta quarta-feira (4) pelo site e aplicativo.
A ferramenta permite realizar diferentes cálculos e comparar as regras da Previdência, indicando quanto tempo ainda falta para atingir a idade mínima ou completar o período de contribuição necessário. Para quem está a até cinco anos de se aposentar, o sistema também apresenta uma estimativa do valor do benefício.
Apesar da praticidade, especialistas recomendam cautela ao utilizar o simulador. Isso porque as informações são baseadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que pode conter dados desatualizados ou incompletos.
Outro ponto de atenção é que o sistema não considera algumas situações específicas, como aposentadorias de professores, pessoas com deficiência ou trabalhadores expostos a agentes prejudiciais à saúde. Antes de solicitar o benefício, a orientação é revisar e atualizar o CNIS, além de reunir documentos que comprovem períodos especiais de trabalho para evitar problemas no processo.

Sem comentários:
Enviar um comentário
obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.