O SIGNIFICADO DA VIDA

segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

Nordeste registra fortes chuvas no interior e tempo claro no litoral nesta terça-feira (30)

 

 


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial para chuvas intensas nos estados do Maranhão, Piauí e Bahia válido para esta terça-feira (30).

https://portal.inmet.gov.br

No Maranhão, os acumulados mais expressivos se concentram no sul do estado, atingindo municípios como Estreito, Feira Nova do Maranhão e Balsas. Em Alto Parnaíba, também no sul maranhense, há risco de queda de granizo. Já no litoral do estado, o tempo segue estável, com poucas nuvens.

No Piauí, a previsão indica muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no sul e sudoeste do estado, especialmente em Baixa Grande do Ribeiro, Santa Luz e São Raimundo Nonato. Já no extremo sul piauiense, municípios como Riacho Frio, Santa Filomena e Corrente podem registrar pancadas de chuva acompanhadas de possível queda de granizo.

Na Bahia, a chuva atinge áreas do centro-sul e sudoeste do estado, com registros em municípios como Nova Redenção, Mirante, Malhada e Riacho de Santana. Há risco de granizo em uma faixa que se estende do norte ao oeste baiano, entre Pilão Arcado e Correntina. No litoral do estado, o tempo permanece estável.

Nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe e Alagoas, a terça-feira será de tempo claro, com poucas nuvens e temperaturas elevadas.

No Ceará, há possibilidade de chuva isolada no sul do estado, especialmente em Juazeiro do Norte, Salitre e Brejo Santo. Em Pernambuco, o litoral segue com tempo firme, enquanto no sertão pernambucano municípios como Salgueiro, Trindade e Petrolina podem registrar acumulados de chuva.

Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 24°C em Maceió e São Luís. Já a máxima pode chegar a 37°C, em Teresina. A umidade relativa do ar varia entre 40% e 90%.

O QUE É GRANIZO?



Precipitação originada de nuvens convectivas, sobretudo cumulonimbus, que atinge o solo em forma de esferas ou fragmentos irregulares de gelo. Quando o diâmetro das partículas é ≥ 5 mm, classificam-se como granizo; partículas menores são classificadas como granizo miúdo e/ou neve granulada (graupel). Em boletins METAR, utiliza-se ‘GR’ para granizo e ‘GS’ para granizo miúdo/neve granulada. Unidades isoladas são chamadas de ‘pedras de granizo’.

As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Sem comentários:

Enviar um comentário

obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.

seta

seta

CONTATO DO BLOG:Folha de Cuxá

josinaldosmille@hotmail.com

colunaemfolhadecucha@gmail.com

Telefones:(99)98157-6879 //(99)-99175 - 2799

BLOGOSFERA