O SIGNIFICADO DA VIDA

sábado, 6 de setembro de 2025

Startup maranhense é selecionada para mostrar soluções sustentáveis na COP 30

 


A Apoena Bioindustrial, startup de Coroatá (MA) que conta com apoio da Fapema, Sebrae e Finep, foi selecionada para participar da COP 30 — Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2025, que será realizada em novembro, na cidade de Belém (PA). O evento é considerado um dos mais relevantes da década no cenário ambiental e climático global, reunindo lideranças e especialistas para debater redução de emissões de gases de efeito estufa, preservação das florestas, mudanças climáticas e tecnologias de energia renovável.

A seleção da Apoena ocorreu durante o Demoday do Hub de Inovação Climática, em São Paulo, que reuniu startups de todo o país com propostas inovadoras e sustentáveis. Entre mais de 100 candidaturas, apenas três empresas foram escolhidas — e a Apoena, originária do Maranhão, foi uma delas.

A startup atua na transformação do babaçu em insumos sustentáveis, tendo desenvolvido um aditivo energético capaz de reduzir o consumo de combustível no agronegócio. O projeto, além de diminuir custos e emissões, valoriza comunidades agroextrativistas, garantindo remuneração justa e melhoria da qualidade de vida. A empresa também criou uma tecnologia que permite o aproveitamento quase integral do fruto do babaçu, ampliando sua aplicação em diferentes setores produtivos.

"É com muito orgulho que vemos a Apoena, uma startup maranhense, apoiada pela Fapema, ganhar espaço, se projetar e fazer parte de um evento mundial, como a COP 30. Esse reconhecimento mostra a força da ciência, da inovação e da bioeconomia produzidas no Maranhão. E nossa missão é apoiar projetos que transformam conhecimento em soluções sustentáveis e que impactam positivamente o meio ambiente e a vida das pessoas", enfatizou o presidente da Fapema,  Nordman Wall.

Para a CEO da empresa, Márcia Werle, estar presente em um congresso dessa magnitude é uma oportunidade estratégica. "Queremos mostrar o potencial do Maranhão e do babaçu como protagonistas na bioeconomia e na inovação climática, aliando tecnologia, preservação ambiental e inclusão social com geração de trabalho e renda", disse.

Na COP 30, a Apoena busca não apenas dar visibilidade às suas soluções, mas também estabelecer parcerias técnicas, de mercado e de investimentos, além de expandir sua articulação com ecossistemas nacionais e internacionais de sustentabilidade.

Outro destaque será a presença da empresa na Loja Colaborativa do Sebrae, espaço onde comercializará produtos derivados do babaçu. A Apoena integra ainda a Assobio (Associação dos Negócios de Sócio-Bioeconomia da Amazônia), que reúne empreendimentos comprometidos em conciliar negócios, preservação ambiental e desenvolvimento socioeconômico regional.

A conquista reforça como o conhecimento científico aliado à inovação pode impulsionar o desenvolvimento sustentável, colocando a ciência e o empreendedorismo maranhense em evidência na COP 30 e consolidando o protagonismo de iniciativas locais no cenário global de soluções climáticas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.

seta

seta

CONTATO DO BLOG:Folha de Cuxá

josinaldosmille@hotmail.com

colunaemfolhadecucha@gmail.com

Telefones:(99)98157-6879 //(99)-99175 - 2799

BLOGOSFERA