Segundo dados do IPC
Maps, especializado em potencial de consumo brasileiro, as despesas das
famílias brasileiras no setor de varejo deverão atingir cerca de R$ 532,1
bilhões ao longo deste, que representa um acréscimo de 11,3% em comparação ao
ano passado. Nesse contexto, só a categoria de vestuário confeccionado
responderá por R$ 182,7 bilhões. Além roupas, nos cálculos acima, também, são
levadas em conta os desembolsos com artigos de limpeza, mobiliários e artigos
do lar, eletroeletrônicos, calçados, joias, bijuterias e armarinhos.
Na liderança do ranking nacional, o estado de São Paulo responderá por quase R$ 139 bilhões dos gastos com varejo; seguido por Minas Gerais com R$ 55,6 bilhões; Rio de Janeiro e seus R$ 38 bilhões; e Rio Grande do Sul, na quarta posição, totalizando R$ 36 bilhões dos gastos.
Já na contramão desse consumo, está a queda na quantidade de comércios varejistas, puxada pelos Microempreendedores Individuais (MEIs). De acordo com o levantamento, do ano passado para cá, houve uma redução de 15,4% de atacadistas e 6,6% de varejistas dessa natureza jurídica. Enquanto isso, as demais naturezas jurídicas abriram, juntas, 70.294 novos comércios, totalizando atualmente mais de 5.594.354 estabelecimentos no Brasil.
Sobre o IPC Maps
Publicado anualmente pela IPC Marketing Editora, empresa que utiliza metodologias exclusivas para cálculos de potencial de consumo nacional, o IPC Maps destaca-se como o único estudo que apresenta em números absolutos o detalhamento do potencial de consumo por categorias de produtos para cada um dos 5.570 municípios do País, com base em dados oficiais, através de versões em softwares de geoprocessamento. Este trabalho traz múltiplos indicativos dos 22 itens da economia, por classes sociais, focados em cada cidade, sua população, áreas urbana e rural, setores de produção e serviços etc., possibilitando inúmeros comparativos entre os municípios, seu entorno, Estado, regiões e áreas metropolitanas, inclusive em relação a períodos anteriores. Além disso, apresenta um detalhamento de setores específicos a partir de diferentes categorias.

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