Após constatar atrasos
em repasses da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais
(CFEM) às cidades afetadas pela atividade de mineração, a Confederação Nacional
de Municípios (CNM) enviou um ofício à Agência Nacional de Mineração (ANM),
solicitando providências sobre o caso. De
acordo com a CNM, os atrasos ocorrem desde maio de 2025. Para a entidade, esse
adiamento “têm comprometido o planejamento orçamentário e a continuidade da
prestação de serviços públicos nos municípios.” O documento foi enviado no
último dia 28 de julho.
A entidade afirma que os recursos provenientes da CFEM são essenciais para muitas prefeituras e que, em alguns casos, os valores são superiores aos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A CNM também manifestou preocupação com a falta de publicação da lista final dos municípios considerados como afetados pela atividade minerária, de acordo com o que estabelece a Resolução ANM 203/2025.
Conforme publicação da confederação, a ANM informou que “o processo de identificação dos municípios afetados está em curso, em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).” A publicação da lista provisória das cidades que terão direito aos recursos da CFEM – levando em conta os recolhimentos realizados entre maio de 2025 e abril de 2026 – deve ser feita em agosto deste ano.
A Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) foi estabelecida pela Constituição de 1988 como uma contrapartida financeira custeada pelas empresas mineradoras aos estados, Distrito Federal e municípios pela exploração econômica dos recursos minerais em seus territórios.
Sem comentários:
Enviar um comentário
obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.