Origem e pegadinhas do
1º de abril: de festa falsa a mitos populares
O Dia da Mentira é uma tradição antiga, e quem nunca caiu em uma pegadinha nesse famoso 1º de abril? A prática de contar histórias falsas e fazer brincadeiras pode ter se originado com a adoção do Calendário Gregoriano, no século XVI.
Com a mudança promovida pelo papa Gregório XIII, em 1582, o primeiro dia do ano passou a ser 1º de janeiro, substituindo o costume francês de celebrar o ano novo em abril. Algumas pessoas resistiram à mudança e, como forma de zombaria, passaram a receber convites para festas inexistentes no dia 1º de abril. Assim, nasceu a tradição de enganar os outros nessa data. Seja como for, o Dia da Mentira continua sendo uma oportunidade para se divertir com histórias improváveis. A seguir, confira algumas das mentiras mais populares que já te contaram.
Cinco mentiras que muita gente ainda acredita
“Comer e nadar faz mal”
O problema não é apenas nadar, mas praticar atividades físicas intensas logo após comer. O corpo direciona mais sangue ao sistema digestivo e deixa menos disponível para os músculos, o que pode causar desconforto. No entanto, ficar na piscina em repouso não traz riscos.
“Manga com leite faz mal”
Esse mito surgiu na época colonial para evitar que escravizados consumissem leite. Na realidade, manga e leite são alimentos ricos em nutrientes e não oferecem perigo quando consumidos juntos.
“Raio não cai duas vezes no mesmo lugar”
Essa é uma das maiores
mentiras já contadas. Raios podem atingir um mesmo local várias vezes,
especialmente em pontos altos ou com materiais condutores de eletricidade. O
Cristo Redentor, por exemplo, já foi atingido inúmeras vezes.
“Tomar gelado pode causar gripe”
Gripe e resfriado são
causados por vírus, não pela temperatura da comida ou bebida. Inclusive,
líquidos gelados podem aliviar inflamações na garganta devido ao seu efeito
anti-inflamatório.
“Comer doce e beber água causa diabete”
Essa crença não tem base científica. Beber água após comer doces pode até ajudar a equilibrar os níveis de açúcar no sangue. O diabetes está relacionado a fatores genéticos e ao consumo excessivo de açúcar ao longo do tempo. Brincadeiras à parte, agora você já sabe que algumas dessas “verdades” não passam de mitos. E você, já caiu em alguma pegadinha neste 1º de abril?
Sem comentários:
Enviar um comentário
obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.