O SIGNIFICADO DA VIDA

terça-feira, 11 de março de 2025

Em articulação com Motta, MDB ficará com relatoria do Orçamento de 2026

 


Presidente da Câmara já conversou com líder da bancada, Isnaldo Bulhões (AL), e garantiu o acerto

A bancada do MDB na Câmara dos Deputados acertou com o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), que o partido ficará com a relatoria do Orçamento da União de 2026, ano importante por ter eleições gerais no Brasil. A informação é da coluna de Igor Gadelha, do portal Metrópoles. De acordo com caciques do MDB, Motta já conversou com líder da bancada, Isnaldo Bulhões (AL), e garantiu o acerto. Pelo acordo, o União Brasil, que também mirava a relatoria, deve ficar com a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Assim como o MDB, o União tinha a relatoria do Orçamento como prioridade, mas terá de ficar com a segunda opção mais cobiçada da Câmara. Motta também já fez este acerto com o líder da legenda, deputado Pedro Lucas (MA). Ainda de acordo com a publicação, a principal resistência para o martelo ser batido em relação é o PL, partido de Jair Bolsonaro. O atual líder da sigla, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), diz que o antigo líder, Altineu Côrtes (PL-RJ), não reconhece o acordo que daria a CCJ ao União. O PL, por ser o maior partido da Câmara hoje, teria direito a primeira e segunda pedidas. Entretanto, o ex-presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), teria fechado um acordo sobre as principais comissões para eleição de Hugo Motta.

Cotado do MDB

Ainda não há um nome definido no MDB para a relatoria de Orçamento. O deputado Acácio Favacho (MDB-AP) tem colocado seu nome, mas enfrenta a resistência do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Os dois são adversários no Amapá. A escolha não é urgente, entretanto. A Comissão Mista de Orçamento (CMO), onde o relator atua, ainda precisa deliberar sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025, cuja votação está prevista para esta semana no Congresso.

A expectativa das lideranças da Câmara é de que Hugo Motta decida sobre o comando das comissões temáticas da Casa até a quinta-feira (13). Assim, os colegiados poderão eleger seus presidentes a partir da próxima semana. Desde o início da semana, Motta tem tido conversas com os líderes sobre o assunto. Nesta terça-feira (11), por exemplo, o presidente da Câmara deve se reunir com o atual líder do PL para definir as comissões do partido.

Sem comentários:

Enviar um comentário

obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.

seta

seta

CONTATO DO BLOG:Folha de Cuxá

josinaldosmille@hotmail.com

colunaemfolhadecucha@gmail.com

Telefones:(99)98157-6879 //(99)-99175 - 2799

BLOGOSFERA