Sessão solene destacou
a importância da democracia no Brasil e contou com a presença de autoridades do
Executivo, Legislativo e Judiciário
A Câmara dos Deputados realizou, na manhã desta quarta-feira (19), uma sessão solene em homenagem aos 40 anos da redemocratização no Brasil. A solenidade foi conduzida pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos). Motta abriu a sessão com um discurso em defesa da democracia e ressaltou que nasceu após o período da ditadura militar, que durou 21 anos e terminou em 1985. O presidente da Câmara, que nasceu em 1989, tem 35 anos e é o mais jovem a ocupar o cargo na história da Casa.
“Os últimos quarenta anos não transcorreram sem desafios, sem lutas e sem novos aprendizados, é claro. Mas foram também, e acima de tudo, quatro décadas de um país que decidiu caminhar de cabeça erguida sob o sol luminoso da democracia, sem se curvar à sombra do medo e das incertezas”, afirmou Motta.
Ele completou: “Nasci depois desse marco. Carrego a responsabilidade de representar uma geração que tem a democracia como um princípio básico. A liberdade de que hoje desfrutam os mais de duzentos milhões de habitantes do nosso país é resultado da ação destemida dos brasileiros que foram às ruas em defesa das ‘Diretas Já’ e também do empenho incondicional de personagens fundamentais da nossa história.”
Durante a sessão especial, Motta e os deputados Pedro Lucas Fernandes (União Brasil) e Lula da Fonte (PP) entregaram a medalha de mérito legislativo ao ex-presidente José Sarney (MDB). A solenidade contou com a presença da ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, responsável pela articulação política do governo Lula. Também estiveram presentes o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e os ministros Gilmar Mendes e Dias Toffoli.
Sarney tomou posse em 15 de março de 1985, tornando-se o primeiro presidente após a ditadura militar. A chapa Tancredo-Sarney foi eleita indiretamente pelo Congresso Nacional. No entanto, Tancredo Neves faleceu antes de assumir o cargo, e Sarney, que era seu vice, assumiu a presidência. Além de presidente, Sarney exerceu mandatos como deputado, governador do Maranhão e senador, chegando a presidir o Senado em quatro ocasiões.
Sem comentários:
Enviar um comentário
obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.