UM BRILHO QUE SE APAGA
A “Síndrome do estrelismo” é caracterizada por duas ilusões: Primeiramente, pensam que têm brilho próprio. Em segundo lugar, pensam que o seu brilho dura para sempre. Na verdade, todo brilho vem de Deus ou de outros, e nada neste mundo dura para sempre. Quem acredita ser uma estrela isolada vive uma grande ilusão e usurpa uma luz que não lhe pertence.
Estrelismo é querer aparecer, querer ser estrela. Muitas vezes também significa ter um comportamento arrogante de querer ser tratado (a) como estrela (ou astro), pois o estrelismo também se refere a pessoas do sexo masculino.
Muitas vezes o estrelismo é causado pelo fato do funcionário mais antigo ter informações que outras pessoas não possuem sobre o passado da empresa, sua história, etc. Muitas vezes o estrelismo tem como causa a proximidade com a direção ou chefias. Pessoas que trabalham muito próximo à diretoria podem começar a pensar que também são diretores e ter comportamentos de estrelismo. Muitas vezes o estrelismo vem daqueles políticos que se acham os melhores e estão ali para resolverem o problema do mundo.
Não é por ai.
A “Síndrome de estrelismo“, uma doença que faz com que as pessoas acreditem que têm seu próprio brilho e que ele durará para sempre. Na verdade, todo brilho vem de outros e nada dura para sempre nesta vida.
Segundo o nosso dicionário, estrelismo significa: “Maneira de proceder própria de estrelas ou grandes vedetes da vida pública (artes, política etc.), vedetismo”. Pois é caros amigos e leitores do Blog, muitas pessoas, ou melhor, muitos de nossos políticos nessa vida estão acometidos por uma doença muito grave chamada “Síndrome do Estrelismo”.
Toda estrela vive a ilusão do brilho próprio, e pensa que brilha por si mesma; logo imagina também que se basta a si mesma. É o complexo de superioridade, sempre acompanhado de alguns sintomas muito conhecidos, tais como: presunção, arrogância, soberba, orgulho e vaidade. Geralmente esse tipo de luz se apaga muito rapidamente e, pior ainda, quando cair, a queda é muito grande.
Neste mundo ninguém tem brilho próprio. As noites enluaradas nada mais são do que reflexo do brilho do sol sobre a lua. O sol brilha e a lua resplandece. Se na própria natureza percebemos o valor da interdependência, da justa cooperação para a beleza maior do universo, também isso é verdadeiro no plano da vivência humana.
Quando resplandecemos, alguém está nos emprestando o seu brilho. Quem pensa que brilha sozinho, vive uma grande ilusão e usurpa uma luz que não lhe pertence. Nossas vitórias e conquistas trazem o reflexo de muitos brilhos e do brilho de muitos, e que, mesmo no anonimato, ainda assim são mais importantes do que imaginamos.
Uma outra grande ilusão do portador da síndrome do estrelismo é imaginar que vai brilhar para sempre. É o complexo de eternidade adoecendo a vida de alguns pobres mortais. Nesta vida nada é para sempre! Existem pessoas que não podem conquistar alguns espaços sociais, especialmente no exercício do poder e de influência (políticos, religiosos, artistas, intelectuais, etc.), pois imaginam-se astros-reis, brilhando numa constelação de míseros vaga-lumes.
Tais pessoas esquecem que a vida terrena é muito efêmera, e que as marcas desta efemeridade estão presentes em toda nossa existência. Tudo na vida é ilusório. O rei Salomão disse: “Tudo é vaidade!”. Isso vale, também, para os que se imaginam intocáveis e eternos.
Neste novo ano, seremos todos desafiados a buscar a cooperação mútua, o intercâmbio constante e o reconhecimento de que “não somos estrelas isoladas“, mas membros de uma grande constelação, onde o brilho de todos é também reflexo do brilho de cada um. Precisamos deixar que os outros brilhem, pois muitas vezes, quando alguém lança uma luz sobre nosso caminho, aponta-nos o abismo onde iríamos cair.
Estrela não tem luz própria. A Glória do Universo é apenas um pequeno reflexo da luz maior que provém de DEUS, e todos nós somos fagulhas de DEUS. Quando pensamos que estamos brilhando, é ELE quem nos empresta a Sua luz.
BLOG DO VALDEMIR

Sem comentários:
Enviar um comentário
obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.