Acompanhado de
técnicos especializados, o Secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Halan
Nobre visitou a área escolhida que compreende 216 mil metros quadrados de
extensão.
Há décadas a cidade de Açailândia sofre com um lixão a céu aberto, que se encontra muito próximo de residências, causando danos à saúde da população, através de queimadas e a combustão do lixo acumulado – moradores da Vila Flávio Dino, Porto Seguro e Colinas Park, reclamam constantemente da fumaça que se espalha por todos esses bairros, provocando doenças respiratórias em toda a comunidade.
O prefeito Dr. Benjamim de Oliveira, logo que assumiu o mandato determinou ao Secretário de Infraestrutura e Urbanismo que buscasse cumprir imediatamente o Plano de Resíduos Sólidos que fixou limite para extinção de estruturas a céu aberto, os chamados lixões, dando destino correto ao lixo urbano. A Instalação de Aterro Sanitário conforme estudos técnicos é o único método considerado adequado, uma vez que além dessas estruturas serem cobertas, há impermeabilização do solo e captação dos gases emitidos pela decomposição dos resíduos.
Após a conclusão dos estudos de viabilidade o Município de Açailândia abrirá um processo licitatório para que empresas possam se habilitar para disputa, e, consequentemente, o início das obras. Os aterros sanitários são projetados para serem operados de maneira controlada, com monitoramento regular da qualidade do ar, da água e do solo ao redor do local. Essas medidas visam proteger o meio ambiente, minimizar os riscos à saúde pública e promover a gestão sustentável dos resíduos sólidos.
ASCOM-PMA
Sem comentários:
Enviar um comentário
obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.