PALAVRA VIVA

Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas; mas aquele que Glórias gloriam-se nisto: que ele entende e me conhece, que eu sou o Senhor que exerço bondade, justiça e retidão na terra, porque nestas coisas me agrado, diz o Senhor. (Jeremias" 9: 22-23).

O SIGNIFICADO DA VIDA

quarta-feira, 17 de abril de 2024

Socorro, meu filho está com piolho!

 


Especialista revela mitos e verdades sobre o problema, que é comum em crianças

Tá sentindo uma coceirinha daí? O coça-coça aqui e ali é um sinal e tanto para os pais de que os pequenos podem estar sofrendo com um problema muito comum, principalmente em idade escolar: pegar piolho. Esses pequenos insetos, que se alimentam de sangue, se espalham em locais quentes, úmidos e escuros, colocando ovos em fios de cabelo. E quando a criançada se aglomera no dia a dia da escola, os piolhos encontram o ambiente perfeito para se multiplicar.

O problema tem até um nome oficial: a pediculose. E se engana quem pensa que esses bichinhos pulam de uma cabeça para a outra. Os piolhos se arrastam e a principal forma de passar de uma cabecinha para outra é por meio do contato direto. O pediatra da Hapvida NotreDame Intermédica, Elton Castro, alerta que trocas de itens pessoais são um risco. “Evite o compartilhamento de itens pessoais, como pentes, escovas de cabelo, bonés e prendedores de cabelo. Além disso, é importante orientar as crianças a não realizar contato cabeça a cabeça com colegas infestados”, afirma.

Manter o cabelo das crianças limpo e penteado pode ajudar na prevenção da infestação por piolhos. “Verificar regularmente o couro cabeludo em busca de sinais de infestação também é uma medida preventiva importante. Nesse momento, o pente fino é um ótimo aliado na missão de eliminar o inseto”, explica o pediatra.  E que tal entender o que é verdade e o que é mito sobre os piolhos? O especialista respondeu as principais dúvidas sobre o assunto para te ajudar a dormir com a cabeça tranquila e sem coceira:

Lêndea é o piolho morto?

Mito! As lêndeas são ovos do piolho e, quando nascem, deixam a casca vazia na cabeça.

O calor favorece a proliferação de piolhos?

Verdade. As altas temperaturas podem acelerar o nascimento deste inseto e seu ciclo de vida nos fios de cabelo.

Qualquer pessoa pode pegar piolho?

Verdade. Infelizmente, ninguém está imune: adultos e idosos também podem contrair, mas as crianças têm mais facilidade de aparecer com a famosa coceirinha.

Para matar piolhos é necessário esmagar com a unha?

Mito! Após a retirada com o pente fino, o ideal é que os insetos sejam mergulhados em uma solução contendo vinagre e água na mesma quantidade.

As meninas têm maiores chances de pegar piolho que os meninos?

Verdade. Isso acontece em razão do comprimento dos cabelos, compartilhamento de pentes e o convívio muito próximo entre elas durante a infância.

Sem comentários:

Enviar um comentário

obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.

seta

seta

CONTATO DO BLOG:Folha de Cuxá

josinaldosmille@hotmail.com

colunaemfolhadecucha@gmail.com

Telefones:(99)98157-6879 //(99)-99175 - 2799

BLOGOSFERA