A Suprema Corte dos
Estados Unidos decidiu, nesta segunda-feira (4/3), que o ex-presidente Donald
Trump está apto a disputar as eleições presidenciais norte-americanas, previstas
para novembro de 2024. Com a decisão favorável ao recurso da defesa do
ex-presidente, Trump pode continuar sendo pré-candidato pelo Partido
Republicano — no qual ele é o favorito a representar a sigla. O ex-presidente
respondia por, supostamente, tentar reverter os resultados das eleições de
2020.
Essa ação que tramitava na Suprema Corte analisou o recurso de Trump a uma decisão da Justiça do estado do Colorado, que determinou que o republicano seria incapaz de concorrer às eleições por ter violado um artigo da 14ª emenda da Constituição dos EUA. Usando esse trecho da Constituição — que proíbe pessoas em qualquer cargo, civil ou militar, nos Estados Unidos de se envolver em insurreição ou rebelião contra o país — a Justiça do Colorado argumentou que o republicano teria participado da invasão ao Capitólio, em Washington, em 6 de janeiro de 2021, e por isso não poderia participar das eleições.
Os juízes da Suprema Corte, de maioria conservadora, avaliaram que apenas o Congresso norte-americano deveria determinar se um candidato pode ou não concorrer às eleições. Ou seja, não caberia aos estados fazer tal julgamento.
Trump elegível antes de “Superterça”
A decisão da Suprema Corte ocorre um dia antes da chamada “Superterça”, quando 15 estados e um território norte-americano votam, simultaneamente, nas prévias eleitorais dos Estados Unidos. Apesar da concorrência dentro do Partido Republicano com Nikki Haley, Trump é disparado o favorito para representar a sigla e deve repetir a disputa de 2020 contra o democrata Joe Biden.
Metrópoles

Sem comentários:
Enviar um comentário
obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.