Líderes do PP
indicaram ao Planalto essa possibilidade; o nome do partido para o cargo é o do
deputado André Fufuca, atual líder do PP na Câmara.
De olho no Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), já negado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por uma espécie de ‘coração do governo’ por abarcar a população mais pobre, mas lideranças do PP usam de todas as armas para conquistar a pasta. A última investida, conforme coluna de Igor Gadelha do Metrópoles, foi sinalizar ao Palácio do Planalto que topam assumir o comando da pasta mesmo sem o Bolsa Família. A pasta tem R$ 272 bilhões de orçamento – mais do que a saúde e educação.
A sugestão de caciques do PP é para que Lula transfira o programa social para outro ministério controlado pelo PT e entregue o Desenvolvimento Social à sigla do presidente da Câmara Federal, Arthur Lira.
O nome do partido para o cargo é o do deputado André Fufuca (AM), atual líder do PP na Câmara. O parlamentar se reuniu com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, na terça-feira (18). Na visão de lideranças progressistas, mesmo sem o Bolsa Família, o MSD continuaria interessante, pois ainda restariam verbas de custeio para projetos na área da saúde, entre eles, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
Por ora, ministros do Palácio do Planalto dizem não haver qualquer decisão de Lula sobre que ministérios dará para o Centrão. O petista volta a despachar em Brasília nesta quinta-feira (20/7), após viagem à Europa. A Caixa Econômica deve ser entregue quase inteira, com quase todas as suas vice-presidências e a presidência. As reclamações sobre a falta de aptidão política da atual presidente, Rita Serrano, chegam há meses a Alexandre Padilha. O ministro tentou tourear as críticas e convencer a própria a se movimentar politicamente, mas tem a avaliação de que ela não se empenhou nessa direção.
Já consta também da lista a presidência da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), com seu gordo orçamento.
Redação
Sem comentários:
Enviar um comentário
obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.