https://exame.com/revista-exame/mineracao-metalurgia-e-siderurgia
No Mês ESG da EXAME, A AVB se juntou como uma das apoiadoras oficiais! O já tradicional período reúne organizações que são referência, e traz ações e palestras voltadas para discutir às práticas ESG implementadas na indústria. A AVB, se engajou nessa parceria para reforçar o compromisso com a sustentabilidade, levando a sociedade o trabalho que realiza no Nordeste do país, rumo à descarbonização do planeta.
A AVB – Aço Verde do Brasil sediada no município de Açailândia/MA) é destaque no Prêmio Melhores do ESG 2023 como finalista da Categoria Mineração, Siderurgia e Metalurgia, a honraria concedida pela revista EXAME, levou em conta o pioneirismo da empresa como a primeira siderúrgica certificada carbono neutro. No anuário, o conteúdo ressalta ainda que, em breve, a AVB reaproveitará 100% dos resíduos sólidos gerados na usina. É muito orgulho de ser AVB!
A Aço Verde do Brasil, empresa do Grupo Ferroeste, nasceu como um player competitivo de aço com a filosofia de sustentabilidade como carro-chefe de suas estratégias, pautada pela inovação e melhoria constante de produtos e processos, assegurando operações livres de combustíveis fósseis (zero carbon footprint). É a primeira empresa do planeta a produzir aço sem a utilização de combustíveis fosseis.
O Grupo Ferroeste realizou a verticalização da produção do ferro gusa através do “aço verde”, conceito criado para um aço produzido 100% com energia renovável. Para isso, o grupo investe maciçamente no setor florestal e na modernização da Usina de Aços Longos – Aço Verde do Brasil, em Açailândia, no estado do Maranhão.
A cidade de Açailândia é um grande polo produtor de ferro-gusa com capacidade de 1,0 milhão de toneladas por ano. A AVB atua no Estado do Maranhão desde 1990 e hoje gera mais de 2.300 empregos diretos. A Aço Verde do Brasil possui uma logística favorável de matérias-primas, ferrovia, rodovias, portos e eletricidade. Iniciou a produção de tarugo em dezembro de 2015 e de produtos laminados em julho de 2018, com uma capacidade instalada de 600.000 Toneladas/Ano.
Seus principais produtos comercializados são:
Fio Máquina
Vergalhão ( CA-50 e
CA-60 )
Tarugo
Ferro-Gusa
Gases do Ar
Energia
A AVB visa abranger novos mercados, através do incremento de sua planta fabril para atender novos perfis de clientes. As últimas novidades são a entrada em operação do segundo alto-forno com capacidade de produção de 360 toneladas/Ano, a produção de aços com alto teor de carbono e o arame ECOGRAMPO.
Na AVB, os gases dos altos-fornos são utilizados no forno de reaquecimento da laminação e recentemente a AVB iniciou a construção de uma planta de geração de energia elétrica, que poderá gerar até 50% da energia consumida pela usina através de uma caldeira movida pelos gases dos altos-fornos. Estes gases alimentam a caldeira da usina, onde é totalmente queimado, em ambiente fechado, produzindo energia de baixo custo e reduzindo o efluente gasoso gerado na produção de ferro-gusa. A AVB possui três estações de tratamento de água, onde 95% da água direcionada ao consumo industrial é tratada e reutilizada.
https://exame.com/revista-exame/mineracao-metalurgia-e-siderurgia/
#AVBCarbonoNeutro #ESG
#Exame
Parabéns!
ResponderEliminarEmpresa instalada no município, adotando tecnologia em todos os processos de produção, sendo referência na área de transformação e contemplada pela revista. Abre uma perspectiva enorme de outras plantas se instalarem no município. Cabe aos poderes públicos prepararem para receber esses empreendimentos, cidade precisa de mais atenção.