Empresa de e-commerce
teve ganhos de US$ 164,7 milhões no período, ante uma expectativa dos analistas
de US$ 125 milhões; no ano o lucro líquido alcançou US$ 481,9 milhões.
A empresa de e-commerce Mercado Livre anunciou na quinta-feira (23) um lucro líquido de RS$ 164,7 milhões (R$ 856,44 milhões) no quarto trimestre do ano passado. O resultado supera a projeção dos analistas, que girava em torno de US$ 125 milhões (R$ 650 milhões) e reverte a perda US$ 46,1 milhões (R$ 239,72) enfrentada entre outubro e dezembro do ano anterior. Após o resultado, as ações da marketplace subiram 4,82%.
No acumulado dos 12 meses do ano passado, o grupo – que também opera no setor financeiro – apurou o lucro operacional atingiu US$ 1 bilhão (R$ 5,2 bilhão), crescimento de 134,5% em dólar na comparação com 2021. O lucro líquido consolidado aumentou 478,6% em dólar frente ao ano anterior, totalizando US$ 481,9 milhões (R$ 2,5 bilhões) .
Em nota, a Mercado Livre atribuiu o resultado ao investimento em tecnologia e novos produtos. “Os negócios de e-commerce e fintech demonstraram resiliência, atingindo novos recordes mesmo diante das incertezas sobre consumo, juros e inflação que marcaram os últimos 12 meses”, acrescentou a empresa, no comunicado.
A empresa destacou que, apesar da retomada do varejo físico pós restrições impostas pelo combate ao novo coronavírus, o total de compradores únicos no comércio eletrônico chegou a 73,8 milhões, alta de 8,7% na comparação com 2021. No ano passado, a receita líquida consolidada de e-commerce atingiu US$ 5,8 bilhões (R$ 30,16 bilhões) – 25,3% maior, em dólar, na comparação com 2021. A receita líquida de fintech atingiu US$ 1,3 bilhão (R$ 6,76 bilhões) no quarto trimestre, com avanço de 73,5%, em dólar, e 92,7% em moeda local.
“Fortalecemos a liderança do nosso e-commerce, com ganho de participação de mercado por toda operação, sobretudo no Brasil e México”, afirmou o vice-presidente sênior de Estratégia e Desenvolvimento Corporativo do Mercado Livre, André Chaves. “Em fintech, consolidamos nossa oferta completa de serviços financeiros, após 18 meses de intenso desenvolvimento tecnológico, o que contribuiu para a inclusão financeira de milhões de pessoas, que passam a ter tudo em um único lugar, de cartões e pagamentos, até seguros e investimentos”.
Com informações da Infomoney
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