O agronegócio brasileiro conquistou 229 novas
aberturas de mercado para os produtos do setor ao longo do governo do
presidente Jair Bolsonaro. Mais de 40 delas ocorreram em 2022. As conquistas de
novos mercados para o agronegócio envolvem, principalmente, sementes, ração
animal, frutas, plantas, produtos bovinos e material genético. De acordo com o
Ministério da Agricultura, 35 ocorreram no primeiro ano do governo Bolsonaro. A
lista envolve 102 mercados nas Américas, 88 na Ásia, 38 na África e um na
Oceania.
“A abertura de mercado, no entanto, não
significa comércio e embarques imediatos dos produtos agropecuários”, informa a
pasta em nota: “É preciso, ainda, um trabalho de preparação do produtor e do
exportador para atender às demandas de cada um desses novos clientes, além do
desenvolvimento de atividades de promoção comercial e divulgação”. Para
conquistar novos mercados para o agronegócio, o governo Bolsonaro apoiou uma
série de negociações bilaterais. Elas culminaram no acordo dos parâmetros de sanidade
a serem atestados e do certificado correspondente, sanitário, fitossanitário ou
veterinário, que passará a ser aceito pelo país importador nos pontos de
entrada da mercadoria.
Sem comentários:
Enviar um comentário
obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.