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sexta-feira, 27 de maio de 2022

Crise ou estratégia? Marcas apostam em micro influenciadores para campanhas nas redes sociais

 


Antes ignorados por possuírem um pequeno número de seguidores, os nano (ou micro) influenciadores têm se consolidado como tendência para a nova era do marketing de influência. Em média, os perfis acumulam entre 1 mil e 10 mil seguidores e oferecem uma relação mais consistente e íntima com o seu público, refletindo experiências autênticas e reais, ou seja, isso se converte em seguidores fiéis.

Visto como uma das maiores qualidades dos nano influenciadores, a disponibilidade e acessibilidade geram um envolvimento maior com os seguidores, além da promoção de um diálogo mais humanizado e uma relação de maior confiança. Ou seja, nos perfis menores, a relação se estabelece de maneira consistente, pois os seguidores conseguem, por exemplo, tirar dúvidas, opinar e participar ativamente das ações desenvolvidas ali.

A Youpper Insights, empresa especializada em Pesquisa de Mercado, Planejamento de Marketing e Relacionamento, aponta que com o constante avanço das tecnologias digitais e popularização das redes sociais, as marcas devem ficar mais atentas às necessidades específicas de seus consumidores. “As corporações precisam estar preparadas para fornecer muito mais do que conteúdo, é fundamental estar disponível para responder quem navega nas redes”, afirma Diego Oliveira, CEO da YOUPPER.

Outro motivo que tem impulsionado a procura de grandes marcas por nano influenciadores, é que esses perfis possuem boas e verdadeiras performances de engajamento, além de um público muito segmentado. Seja por nicho, idade ou gênero, os perfis tendem a apresentar grupos de seguidores muito específicos. Isso facilita a criação de estratégias de marketing e tornam as parcerias mais eficazes.

Além do engajamento direto e contínuo, outro atrativo do uso dos nano influenciadores é o baixo custo de ativação frente ao bom histórico de resultados. Há também a possibilidade de ter mais autonomia na definição das parcerias e a apresentação da marca através do marketing mais persuasivo. Nesse cenário, com a ajuda dos nano influenciadores, as marcas passam a conversar mais aberta e diretamente com seu público, atingem pessoas reais e promovem interações mais duradouras.

Diego Oliveira, CEO da Youpper Insights, conta que a consultoria nesse processo de aproximação entre marcas e nano influenciadores funciona através de pesquisas de mercado específicas e segmentadas, com intuito de quantificar as necessidades e possibilidades dessas relações. “A partir da necessidade de ter uma consultoria mais especializada, produção de conteúdo mais técnico e elaborado, estamos realizando um mapeamento dos perfis de nano influenciadores que estariam habilitados a participar de um projeto de impulsionamento”, explica.

O planejamento tem como objetivo auxiliar no processo de construção, além de “facilitar esse relacionamento com os nano influenciadores, impulsionando o trabalho deles ao disponibilizar um suporte técnico que nem todos têm como investir através da nossa consultoria”, detalha. O projeto ainda está em fase de elaboração, mas Diego adianta que o processo será composto de etapas de assessoria aos nano influenciadores selecionados que já fazem o trabalho de divulgação com marcas parceiras.

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