“Em Breve o Lançamento. Aguardem!”
A produção do filme/documentário COLÔNIA GURUPI - A Região de Açailândia na década de 60, durou 6 anos entre pesquisas, gravações de externas, produção, pós-produção e finalização. O documentário mostra como foi o primeiro assentamento na região de Açailândia – Maranhão a implantação, o apogeu, seu legado, e o fracasso de um projeto ambicioso do Conselho Mundial de Igrejas, Confederação Evangélica do Brasil (CEB) e Missão Presbiteriana do Norte do Brasil.
Narrado por Arnoldo Arnoh e Zeca Carvalho, filhos de colonos pioneiros, explora a memória coletiva, de como era a região de Açailândia, logo após a abertura da rodovia Belém Brasília (BR 010 inaugurada em 1960), construída pelo presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, que teve como propósito povoar a Pré-Amazônia e integrar a região norte ao centro-sul.
O filme conta com depoimentos exclusivos, do Dr. Ivo Marçal, um dos administradores do projeto na época, relatos de pioneiros, (Dona Maria enfermeira) Colonos, professores (Eduardo Hirata), filhos de colonos, fotografias e imagens inéditas. O documentário é um resgate histórico, contribui como fonte de pesquisas, informa à nova geração, e aos aqui chegaram depois, a verdade sobre os desafios enfrentados pelos desbravadores dessa região no sul do Maranhão.
Fontes: Biblioteca Nacional - Arquivo pessoal
do Dr. Ivo Marçal
Cruzando a Fronteira: 30 anos de estudos
campesinato na Amazônia. autor: Jean
Hebette
https://www.facebook.com/coloniagurupi
Sem comentários:
Enviar um comentário
obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.