Prefeitura de Açailândia, por intermédio da
Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), reuniu-se com os servidores da
Coordenação da Atenção Básica, do HMA – Hospital Municipal de Açailândia, do
CPN – Centro de Parto Normal para compartilhar práticas da saúde, a qualidade
da prestação de serviço no município e alinhamento das ações no ano 2021.
A reunião foi baseada nas experiências desenvolvidas pelas equipes de multiprofissionais dos diversos seguimentos de serviços de saúde do município, que agregam seus conhecimentos, no esforço de prestar ações e serviços de saúde de qualidade às pessoas, em suas comunidades, propondo nova dinâmica para a organização dos serviços de saúde.
Estas equipes, no dia a dia, se deparam com a complexidade de garantir o cuidado adequado e oportuno, com vínculo e corresponsabilização, de forma a resolver os problemas de saúde mais relevantes e frequentes.
Em suas atuações precisam cuidar das pessoas, da saúde mais que da doença, prevenir e promover saúde acolhendo-as em suas fragilidades, acompanhá-las, educando e cuidando ao mesmo tempo, de forma solidária e participativa. É necessário ainda, articular ações intersetoriais, que tenham impacto na qualidade e nas condições de vida e trabalho da população, visando a autonomia das pessoas e a ampliação da consciência sanitária e cidadã. Ou seja, constitui-se em grande desafio.
O encontro contou com a participação dos servidores Maria Raimunda Batista Cruz, a Dalete, Coordenadora do Programa Saúde da Mulher; de Darene Ribeiro Gomes, Educadora em Saúde do Centro de Parto Normal; da Enfermeira Surama Lima dos Santos Barberino, Coordenadora do Centro de Parto Normal; de Thamires Albuquerque Nunes da Trindade, Supervisora da Atenção Básica; e do Enfermeiro Roberto Barros Silva, Diretor da Atenção Básica.
Segundo o Diretor da Atenção Básica, Roberto Barros Silva, esse é um novo modelo de gestão para a cidade. “O diálogo entre multiprofissionais de setores diferentes da saúde, saber suas rotinas diárias, suas inquietações e sugestões faz parte de uma nova metodologia que a gestão municipal desenvolverá a partir de agora”, pontuou.
O prefeito Aluísio também enfatizou esse novo modelo de gestão. “Um gestão participativa conta com o conhecimento, experiência e diálogo constante sobre o dia a dia dos profissionais que atuam no serviço público. Faremos uma gestão participativa. A Saúde é uma das nossas prioridades, e começamos a partir desses profissionais que prestam relevante serviço para a sociedade”, completou.
Assessoria de Especial de Comunicação Prefeitura de Açailândia
Sem comentários:
Enviar um comentário
obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.