A Ivermectina, medicamento utilizado no combate
a parasitas e piolhos, está sendo estudado como possível tratamento para
Covid-19 em Portugal. O uso já é prescrito por diversos médicos no país
europeu. As informações são do Diário do Poder.
A Ordem dos Médicos deve realizar pesquisas a pedido da Direção-Geral de Saúde, que quer “um parecer urgente” sobre os efeitos da ivermectina no tratamento de contaminados pelo novo coronavírus. A entidade demonstra animação com a possibilidade de administração do antiparasitário.
“Foi-nos solicitado um parecer logo que possível sobre a utilização da ivermectina, para avaliarmos a evidência clínica. Pedi urgência, embora vá demorar algum tempo, porque é preciso estudar tudo. Queremos dar um parecer cientificamente sustentado, porque podemos estar a fazer história”, disse o presidente da entidade da classe médica, Miguel Guimarães.
A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed), que funciona como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil, avalia os pedidos de uso do remédio, e o Ministério da Saúde também vem recebendo requerimentos para a incluir a ivermectina no rol de tratamento contra a covid1-19.
Para Miguel Guimarães, o uso do antiparasitário não vai “contra as boas práticas médicas”. O médico defende ainda que “a utilização off-label está associada à experiência clínica, é da responsabilidade do médico e do doente e é feita com milhares de medicamentos”.
Diário do Poder
Sem comentários:
Enviar um comentário
obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.