Os observadores de estrelas terão uma festa no
Natal, pois Júpiter e Saturno ficarão mais próximos um do outro no céu noturno
da Terra do que estiveram por quase 800 anos. Configure seu telescópio, espere
uma noite clara e prepare-se.
A sincronização celestial está em andamento desde o verão, já que Júpiter e Saturno estão se aproximando no céu noturno e, entre 16 e 25 de dezembro, estarão separados por apenas 1/5 do diâmetro de uma lua cheia. Embora os planetas não estejam fisicamente próximos um do outro, é claro, eles parecerão um único ponto de luz brilhante para qualquer um que olhe para o céu noturno.
"Na noite de maior aproximação em 21 de dezembro, eles se parecerão com um planeta duplo, separados por apenas 1/5 do diâmetro da lua cheia", disse Hartigan . "Para a maioria dos observadores do telescópio, cada planeta e várias de suas maiores luas serão visíveis no mesmo campo de visão naquela noite."
"Quanto mais ao norte estiver um observador, menos tempo eles terão para ter um vislumbre da conjunção antes que os planetas afundem abaixo do horizonte." Os planetas serão brilhantes o suficiente no céu para serem visíveis no crepúsculo, que pode ser a melhor hora para tentar dar uma olhada neles se você estiver nos EUA. Sites como o Stellarium devem ajudá-lo a descobrir para onde olhar do seu ponto de vista.
Embora esse tipo de alinhamento não tenha ocorrido desde a Idade Média, ele acontecerá novamente em breve, em março de 2080. Depois disso, Júpiter e Saturno não ficarão tão próximos em nosso céu noturno até 2400. Quando estamos lidando com esse tipo de escala de tempo, sempre vale a pena nos mantermos atualizados com o que está acontecendo ao redor do Sistema Solar - você não quer perder algo incrível .


Sem comentários:
Enviar um comentário
obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.