As vendas no comércio recuaram 16,8% em abril,
maior queda em 20 anos, de acordo com a PMC (Pesquisa Mensal do Comércio),
divulgada nesta terça-feira (16) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística).
O resultado reflete os impactos do isolamento
social adotado por estados e municípios para frear o avanço do coronavírus no
país. A queda de 16,8% aconteceu em
comparação a março deste ano e também a abril do ano passado.
Esta é a terceira queda consecutiva do
indicador. O resultado de abril foi influenciado, principalmente, pelo recuo
nas vendas de tecidos, vestuário e calçados (-60,6%), seguido de Livros,
jornais, revistas e papelaria (-43,4%) e Outros artigos de uso pessoal e
doméstico (-29,5%).
Apesar de terem aumetado as vendas em março, os
setores de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo
(-11,8%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e
cosméticos (-17%) caíram em abril.
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