Ajuda soma cerca de R$ 6 milhões
e contempla 420 mil itens de saúde, 100 mil itens para caminhoneiros e 30 mil
cestas básicas; Empresa firma compromisso para não demitir durante a crise.
A VLI, companhia de soluções
logísticas que opera terminais, ferrovias e portos, elaborou um pacote de ajuda
humanitária da ordem de R$ 6 milhões para auxiliar os estados de Minas Gerais,
Rio de Janeiro, Maranhão, Tocantins e Bahia no enfrentamento da pandemia do
coronavírus.
Para Ernesto Pousada, presidente
da VLI, é fundamental priorizar as demandas mais urgentes e com retorno
imediato para assistir os públicos mais impactados pela crise. “O momento pede
união e serenidade para que, juntos, empresas, poder público e sociedade
possamos vencer esse desafio. Nossa contribuição baseia-se num olhar sobre as
necessidades e na certeza de que precisamos cuidar das pessoas”, afirma.
O pacote de doações atenderá três
públicos: profissionais da rede pública de saúde, caminhoneiros e comunidades
dos cinco estados. Serão distribuídos 420 mil itens entre máscaras e luvas para
profissionais da saúde. Em outra frente, a VLI vai auxiliar parceiros que,
assim como a companhia, integram a rede de serviços essenciais. Os quase três
mil caminhoneiros que passam diariamente nos terminais da VLI receberão, ao
longo de aproximadamente um mês, 100 mil itens de alimentação, lanche para
viagem e higiene pessoal para que possam continuar as suas atividades em
segurança.
Comunidades dos cincos estados e
caminhoneiros também serão contemplados com a doação de 30 mil cestas básicas.
Os processos de aquisição dos itens já estão em curso e a companhia priorizará
os fornecedores de cada estado como maneira de estimular a economia regional.
As entregas serão iniciadas ainda no mês de abril e a distribuição será feita
pelos governos dos estados.
Empregos mantidos e cuidados com
as operações
A VLI também firmou compromisso
para manter, durante a crise, os mais de 7.500 empregados. Nas últimas semanas,
a companhia adotou uma série de medidas para garantir a saúde e a segurança de
empregados e parceiros e para manter suas operações – transporte de alimentos,
combustível e outros produtos – consideradas como serviço essencial para o
país.
Para reduzir a circulação de
pessoas nas áreas da empresa, a VLI adotou home office para todas as funções
administrativas e para empregados acima de 60 anos ou em grupo de risco. Determinou, também, a segregação das equipes
operacionais em grupos menores, além de horários alternados para entrada, saída
e refeições, reduzindo o contato entre as pessoas.
Dentre outras medidas de
adotadas, destacam-se a aferição da temperatura dos empregados,
disponibilização de álcool gel e máscaras nas áreas operacionais, reforço nos
procedimentos portuários em linha com diretrizes da Anvisa e crédito extra no
vale alimentação de todos os funcionários, sem desconto.
Sobre a VLI.
A VLI tem o compromisso de
contribuir para a transformação da logística no país, por meio da integração de
serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte
Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o
carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e
terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais
como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150
melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A pelos últimos cinco
anos e a primeira colocada do segmento de Logística e Transporte em 2019, a VLI
transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte,
Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.
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