Sistema integra modais para oferecer rota ao agronegócio
brasileiro
Foram quase 8 milhões de toneladas que circularam no
trecho entre Porto Nacional (TO) e Açailândia (MA).
O agronegócio segue como
importante setor da economia brasileira. A estimativa da safra 2019/2020, de
acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é da ordem de 248
milhões de toneladas de grãos, sinalizando um incremento de 2,5%, em relação à
safra passada.
Acompanhando o crescimento da
produção de grãos, as ferrovias têm se mostrado um importante modal logístico
do agronegócio brasileiro. Um exemplo é o tramo norte da Ferrovia Norte-Sul
(FNS) que liga o Porto Nacional (TO) a Açailândia (MA). Controlado pela VLI,
empresa de soluções logísticas que integra terminais, ferrovias e portos, esse
trecho movimentou 7,9 milhões de toneladas de grãos (milho, soja e farelo) em
2019 – um crescimento de 25% quando comparado ao ano anterior, quando foram
transportados 6,3 milhões de toneladas.
Os mais de 700 quilômetros da
FNS, entre Tocantins e Maranhão, conectam-se à Estrada de Ferro Carajás
formando uma importante conexão entre as áreas produtoras e o mercado externo,
facilitando o escoamento. Com destino aos terminais localizados no Porto de
Itaqui, no litoral maranhense, a ferrovia contribui oferecendo eficiência para
o transporte de cargas de soja, milho e farelo oriundas do leste e nordeste do
Mato Grosso, Sul do Pará e da promissora fronteira agrícola, o Matopiba
(Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).
Importância regional.
Para Fabiano Rezende, gerente
geral responsável pelas operações ferroviárias da VLI nos estados do Maranhão e
Tocantins, a infraestrutura construída pela empresa na região – depois do
aporte de R$ 1,7 bilhão em terminais, frota de locomotivas e vagões, melhorias
na linha e no acesso ao portuário - oferece ao agronegócio mais eficiência no
escoamento. “Nosso sistema utiliza a integração dos modais. Recebemos a carga
de caminhões, transferimos para a ferrovia e embarcamos no porto. Essa rota
aproveita as qualidades de cada modalidade para entregar agilidade ao mercado”,
pontua.
Sobre a VLI.
A VLI tem o compromisso de contribuir para a
transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em
portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e
Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento
e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais
portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos
(SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores
empresas para se trabalhar pela revista Você S/A pelos últimos cinco anos e a
primeira colocada do segmento de Logística e Transporte em 2019, a VLI
transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte,
Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.
Sem comentários:
Enviar um comentário
obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.