A maior parte dos consumidores
de energia em todo o país terá uma oportunidade de mudar os hábitos e diminuir
a conta de luz. Em vigor desde 2018 para grandes consumidores, a tarifa branca
de energia será estendida a quase todos os brasileiros em 1º de janeiro. De
acordo com o Valor, a tarifa branca consiste na redução do preço da energia
fora do horário de pico, também chamado de horário de ponta e envolve três
faixas de valores.
Nos dias úteis, a cobrança da
energia será dividida em três faixas de horário: o horário de ponta (tarifa
vermelha), entre o fim da tarde e o início da noite; a faixa intermediária
(amarela), uma hora antes e uma hora depois do horário de ponta, e o horário
fora de ponta (verde), com custo mais baixo no restante do dia. Nos fins de
semana e nos feriados nacionais, a tarifa de energia sempre será cobrada pelo
valor fora de ponta.
O modelo começou a ser usado
em 2018, para unidades com consumo superior a 500 quilowatts-hora (kWh). Em
2019, passou a ser aplicado em unidades com consumo a partir de 250 kWh. A mudança
não valerá apenas para unidades residenciais consumidoras da subclasse de baixa
renda, atualmente tarifadas em condições vantajosas. Esse modelo de tarifação é
aplicado em países como Canadá, Austrália, Itália, França e Reino Unido.

Sem comentários:
Enviar um comentário
obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.