As organizações de notícias têm
de continuar avançando no uso mais eficiente de métricas de audiência e
engajamento, mas estão desafiadas a medir e explicar com mais precisão o
impacto do jornalismo na sociedade. “Somos ótimos para determinar quem está
lendo nosso conteúdo, quanto tempo as pessoas gastam com ele e como estão
compartilhando. O que não fazemos bem é medir por que nosso conteúdo é
importante”, diz Patrick Butler, vice-presidente do International Center for
Journalists. Essa informação, afirma, é fundamental para que a mídia possa
fortalecer sua credibilidade em meio à hiperinformação digital, mantendo e
gerando mais audiência. “Uma maneira de recuperar a confiança de nossos
públicos – e potenciais audiências – é mostrar a eles que o jornalismo
desempenha um papel vital em melhorar suas vidas”, destaca. Butler acredita que
esta será uma das tendências de 2019, quando a mídia noticiosa intensificará
seus esforços para medir seu impacto na sociedade. Assim, iniciativas como as
das redações do grupo norte-americano McClatchy, que defendem a credibilidade e
a confiança por meio da campanha #ReadLocal, devem se multiplicar. Dentro do
projeto do publisher dos Estados Unidos, há constante destaque às investigações
e histórias que levaram a mudanças concretas na vida dos leitores. O The Center
for Investigative Reporting, a ProPublica e a Gannett, diz o vice-presidente do
International Center for Journalists, também têm priorizado esse
acompanhamento. O melhor conhecimento do impacto social da atividade
jornalística e a demonstração disso às pessoas, reforça Butler, serão
essenciais para reter e expandir o público, por meio de informações confiáveis
e precisas. “Nosso futuro depende disso”.
Fonte: ANJ, disponível em: https://www.anj.org.br/site/component/k2/73-jornal-anj-online/15363-impacto-social-do-jornalismo-sera-mais-valorizado-em-2019-projeta-especialista.html
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