Apesar de ser a campanha mais
curta da História, o período eleitoral teve grande impacto na redução do índice
de eleitores indecisos, votos brancos ou nulos nas pesquisas. Segundo dados
mais recentes do Ibope, Datafolha e Paraná Pesquisa e levantamentos anteriores
à campanha, a queda no número de indecisos foi, em média, de 35%. Quem mais
lucrou com a queda de indecisos foi Jair Bolsonaro (PSL). A informação é da
Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Em junho, o Ibope tinha 41% de
nulos e indecisos, o Datafolha, 33% e Paraná Pesquisa de julho, 29,4%.
(Registro 2265/18, 5110/18, 884/18).
Recentemente, nulos e indecisos
caíram: 26% Ibope, 19% Datafolha e 21,8% no Paraná Pesquisa. (Registros
5221/18, 5596/18 e 2410/18).
Jair Bolsonaro subiu de 17% para
26%. A soma dos quatro adversários principais aumentou de 29% para 37% desde
junho.
Segundo Murilo Hidalgo, diretor
do Paraná Pesquisas, o eleitor está adotando o voto útil já no 1º turno.
“Indecisos podem cair a 10%”, diz.
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