Empresários participaram de um encontro de negócios para conhecerem novos fornecedores e fecharem futuras negociações entre si. |
“Projeto iniciou em 2015, com
objetivo de tornar empreendimentos que prestam serviços para a mineradora com
excelência em gestão e mais competitivos no mercado”.
Cento e vinte e sete empresas de
São Luís, Santa Inês, Açailândia e Imperatriz acabam de concluir as ações do
Projeto de Encadeamento Produtivo Sebrae-Vale, que integrou um convênio
nacional celebrado entre a instituição de apoio aos pequenos negócios no Brasil
e a mineradora. Para apresentar os resultados de dois anos de trabalho, os
parceiros realizaram um evento com os empresários, recentemente, na última
semana, no Brisamar Hotel, em São Luís.
O objetivo do Encadeamento
Produtivo Sebrae-Vale foi a promoção da competitividade e o desenvolvimento
sustentável de fornecedores da cadeia de valor da multinacional. O projeto
contou com três fases: diagnóstico, implementação das soluções e a mensuração
final dos resultados.
Em dois anos, foram realizados quatro eventos,
127 diagnósticos em Maturidade em Gestão, 120 elaborações de Planos de Ações,
20 cursos ofertados, cinco oficinas, 3.500 horas de consultorias complementares
dos cursos e 1.742 horas de consultorias para os diagnósticos e planos de ação.
“O resultado da qualificação são
empresas com práticas de gestão implementadas, que deixaram de ter apenas um
compromisso com a excelência para aderirem, de fato, aos critérios que as
tornam empresas excelentes. A consequência é que, hoje, elas estão mais preparadas
para as mudanças e mais competitivas no mercado, tendo se preparado para ter
como clientes empresas como a Vale”, apontou o gerente de Soluções e
Interlocuções do Sebrae no Maranhão, Luiz Genésio Portella que, no evento,
representou a diretoria técnica da instituição.
“Interessante destacar a
necessidade da qualificação de excelência em gestão pelas empresas,
principalmente levando em consideração que, hoje, o entorno delas deixou de ser
o local e passou a ser o mundo inteiro. Portanto, essas 127 empresas que
concluíram o projeto estão a caminho de ser classe mundial de excelência em
gestão, com capacidade técnica e qualidade de processos alinhados à sua missão
e visão, com a possibilidade de atender clientes no mundo inteiro”, comentou
Portella.
Para a Vale, representada pelo
gerente de Relações Institucionais, Dorgival Pereira, o convênio com o Sebrae
cumpre a política de valores e o planejamento estratégico da empresa, com o
olhar voltado para a sustentabilidade dos territórios onde atua. “E isso passa,
também, pela capacitação da cadeia de suprimentos na região. Em 17 anos, por
exemplo, a Vale movimentou R$ 27 bilhões para contratação de prestação de
serviços e bens de consumo de empresas maranhenses ou com filial no estado”,
informou o executivo aos empresários presentes ao evento.
“Convênio desse nível só
favorecem para ampliarmos a carteira de fornecedores do segmento dos pequenos
negócios, criando oportunidade de terem um desenvolvimento contínuo ao longo do
tempo”, frisou Dorgival Pereira, revelando que cerca de 60% das compras da
empresa para suas atividades no Maranhão foram locais.
O superintendente do Sebrae no
Maranhão, João Martins, esclarece que a missão da instituição passa pelo
desenvolvimento dos pequenos negócios, ajudando-os a estabelecer parâmetros de
qualidade em seus serviços e produtos, fortalecendo-os no mercado. “O Sebrae
disponibiliza todo o aparato para o aperfeiçoamento das micro e pequenas
empresas e o sucesso da parceria com a Vale é o fato de sempre estarmos atentos
ao mercado e ao que pode favorecer os pequenos negócios e o crescimento
econômico local”, sinalizou Martins.
Encontro de Negócios
Uma ação dentro do evento de
apresentação de resultados do Projeto de Encadeamento Produtivo Sebrae-Vale foi
um encontro de negócios com 35 empresas participantes e a Vale. “Elas tiveram a
oportunidade de conhecer os serviços e produtos que cada uma oferece e realizar
negócios entre si, além de apresentar o portfólio à Vale. Esta ação segue o
modelo do Circuito Encontro de Negócios que adotamos no Sebrae no Maranhão, uma
metodologia da área de mercado que tem dado muito certo e favorecido os
pequenos negócios que participam dos nossos projetos”, disse a coordenadora de
Indústria, Comércio, Serviços e Turismo da instituição, Keila Pontes.
Para a empresária Aparecida
Bessa, da SeRHum, participar do projeto advindo do convênio Sebrae-Vale foi
bastante significativo, principalmente para reorganização interna e a criação
de processos administrativos mais eficazes para o dia a dia dos negócios da
empresa que está no mercado há 22 anos.
“Eu tinha um planejamento
estratégico, por exemplo, mas percebi, com as consultorias recebidas pelo
Sebrae, que precisava fazer uma revisão. Dessa vez, todos os nossos
funcionários participaram da construção desse novo planejamento, pois passamos
a entender que a equipe deve estar em sintonia com a estratégia, para que todos
possam estar integrados aos processos que levarão a empresa a desempenhar a sua
missão com excelência”, apontou a empresária que atua no segmento de
consultoria e assessoria em Recursos Humanos.
Unidade de Marketing e Comunicação
Regional do Sebrae em Açailândia
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