Caema lança programa de combate a perdas na abertura da Semana Estadual das Águas Doces
Com o objetivo de conscientizar a sociedade maranhense sobre as questões voltadas para o controle, educação e preservação dos aquíferos superficiais e subterrâneos, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) deu início à IX Semana Estadual de Proteção e Preservação das Águas Doces, em solenidade realizada na sede da Companhia na tarde da última quarta-feira (18).
A Semana é promovida pela Caema e reúne um conjunto de ações educativas e culturais, com foco para uso sustentável dos recursos hídricos no Estado, que envolve crianças, jovens e adultos, em torno da preservação da água. De acordo com o diretor-presidente da Caema, Davi Telles, a Caema tem a missão de levar à população educação ambiental, chamando a atenção para a importância estratégica da água doce, em defesa do manejo sustentável desse recurso natural.
“Nosso objetivo é levar ao conhecimento da população todas as ações e prática do consumo consciente. Este é o primeiro passo para acabar com a intermitência no fornecimento de água e combater as perdas em todo o Estado”, explica Telles.Na abertura do evento, Davi Telles lançou o ‘Programa de Combate a Perdas’, um instrumento elaborado com metas e subprogramas para serem aplicados e alcançados, com objetivo principal de diminuir as perdas de água ao longo do processo de abastecimento da população.
“O Programa de Combate a Perdas é o resultado de um amplo trabalho feito por uma comissão de técnicos da Companhia, que vai diminuir os altos índices de perda de água, tanto material quanto perdas comerciais. Inicialmente, o programa será executado por meio da instalação de 130 mil hidrômetros residenciais” disse o diretor presidente da Caema.
As principais metas do ‘Programa de Combate a Perdas’ são instalações de hidrômetros na capital, combate às fraudes e aos vazamentos visíveis, atualização de dados de cadastro de consumidores, macromedição dos sistemas de São Luís e do interior, implantação de Distritos de Medição e Controle, revisão do Padrão de Ligações Prediais, além de convênio de Cooperação Técnica com Empresas Estaduais de Saneamento.Durante toda a Semana, a Companhia vai promover debates sobre as principais temáticas à preservação das águas doces, destacando as potencialidades e os desafios com o aumento da procura, necessidades de acesso e disponibilização desse recurso cada vez mais escasso no planeta.
Na manhã dessa quinta-feira (19) será realizada uma visita à Estação de Tratamento do Sistema Produtor Italuís, com saída às 8h da sede da Companhia. À tarde serão realizadas três palestras no auditório da sede. Na sexta (20) será realizado um abraço simbólico na represa do Batatã, além de uma palestra no Centro Educacional Professora Joana Batista Santos Silva, localizado no bairro Camboa. O evento acontece paralelamente nos municípios de Chapadinha, Tutóia e Pinheiro.
A solenidade de abertura contou com a presença de autoridades do governo estadual, municipal, da Assembleia Legislativa, da Câmara de Vereadores, do Poder Judiciário, do Ministério Público e de servidores da Caema. O deputado Othelino Neto representou o Poder Legislativo. A Câmara de São Luís foi representada pelo vereador Pavão Filho.
CONTATO DO BLOG:Folha de Cuxá
josinaldosmille@hotmail.com
colunaemfolhadecucha@gmail.com
Telefones:(99)98157-6879 //(99)-99175 - 2799
BLOGOSFERA
-
A demora injustificável para uma decisão justa e aguardada
-
É impressionante como algumas mudanças, de maneira inexplicável, demoram a
ser efetivadas, mesmo sendo justas e com amplo apoio da população. O caso
mais r...
Há 4 horas
-
Banco Digimais, do bispo Edir Macedo, é alvo de operação da Polícia Federal
-
*A Polícia Federal (23) está desde cedo nas ruas para cumprir mandados
judiciais no âmbito da Operação Miragem, deflagrada nesta terça-feira (23)
para...
Há 22 horas
-
“Não fechei com Braide”, explica Juscelino Filho…
-
Deputado federal que presidente a federação do PSDB com o Cidadania diz que
vídeo em que aparece ao lado do ex-prefeito de São Luís é de tempos atrás;
...
Há 1 hora
-
-
-
Tiago Fernandes em debate com Dr. Joel: ‘Você do interior não é culpado por
procurar o Socorrão’
-
Os ex-secretários de Saúde de São Luís, Dr. Joel Nunes, e do Maranhão,
Tiago Fernandes, protagonizaram nesta segunda-feira , 22, o primeiro debate
da cat...
Há 1 dia
-
Desabamento em São Paulo mata uma pessoa e deixa dois feridos
-
O cortiço ficava no bairro de Cangaíba. Uma das pessoas feridas teve lesões
na perna e foi levada ao Hospital Planalto.
Há 4 minutos
-
-
“Não fechei com Braide”, explica Juscelino Filho…
-
Deputado federal que presidente a federação do PSDB com o Cidadania diz que
vídeo em que aparece ao lado do ex-prefeito de São Luís é de tempos atrás;
e fo...
Há 2 horas
-
As principais notícias do dia
-
Confira aqui as principais notícias do dia na Mídia Judaica Mundial
Há 5 anos
-
С НОВЫМ ГОДОМ !!
-
* Стучат часы, уходит старый год, *
* Шуршат его последние страницы. *
* Пусть лучшее, что было, не уйдёт, *
* а худшее не сможет возвратиться! *
* Пусть ...
Há 13 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário
obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.