O deputado
Hélio Soares (PP) voltou a criticar os serviços oferecidos pelas empresas de
telefonia e telecomunicações do Estado do Maranhão e também destacou a criação
de uma comissão pela Unale (União Nacional das Assembleias Legislativas) para
discutir essa questão, visando, prioritariamente, oferecer garantias aos
consumidores.
O
parlamentar disse ser constante a má qualidade dos serviços prestados pelas
operadoras, onde o sinal é intermitente e gera inúmeros prejuízos aos
consumidores. Para minimizar os prejuízos, a Anatel regulou recentemente uma
portaria referente à interrupção da ligação. Agora, quando a ligação cai e o
consumidor retorna a ligação para o mesmo número, em até dois minutos, a
ligação seguinte deve ser cobrada como continuação da primeira. “As agências
reguladoras, que seria o instrumento de proteção e de cobrança por esses
serviços aos usuários, não funcionam adequadamente”, afirmou Hélio Soares.
Hélio Soares
também destacou os transtornos que serviços de banda larga móvel causam aos
consumidores, onde o sinal oscila frequentemente e, além disso, “a velocidade
que é contratada, na maioria das vezes, não corresponde realmente à oferecida”.
O
parlamentar criticou ainda a longa espera nas filas de marcação de consultas e
nas agências bancárias de São Luís. Hélio Soares afirmou que não há cumprimento
das leis de tempo mínimo para o atendimento de permanência do consumidor nas
filas, nem mesmo os que têm prioridades para serem atendidos. “A quantidade de
caixas é inferior ao necessário, mas a população não tem ideia de quanto foi o
lucro líquido desses bancos, principalmente a Caixa Econômica Federal e o Banco
do Brasil, sem falar no BNDES, que só empresta dinheiro a ricos e afunda cada
vez mais os estados e municípios com indexadores inexplicáveis”, disse Hélio
Soares.
Outro
questionamento foi em relação aos valores das tarifas cobradas pelos bancos
que, segundo Hélio Soares, são enormes e insustentáveis, especialmente com
relação às paradas sem movimentos no final do mês, onde “no extrato vem as
tarifas enormes e, além do mais, se o cliente não pagar, sua vida fica pior,
pois o seu nome vai pro Serasa”. Hélio fez um apelo ao presidente Arnaldo Melo
para que entre em contato com a direção do Banco do Brasil para que estude as
taxas de financiamento cobradas aos funcionários públicos estaduais.
O deputado
Hélio Soares (PP) voltou a criticar os serviços oferecidos pelas empresas de
telefonia e telecomunicações do Estado do Maranhão e também destacou a criação
de uma comissão pela Unale (União Nacional das Assembleias Legislativas) para
discutir essa questão, visando, prioritariamente, oferecer garantias aos
consumidores.
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