O SIGNIFICADO DA VIDA

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Profissão: Vereador

Vereador Aluísio Sousa Rumo ao Hexa ... !





Enquanto proliferam novas vagas de vereador Cidade afora e crescem as críticas ao papel das Câmaras, chama a atenção para Vereadores que transformaram a função parlamentar em profissão, exercendo o cargo há 08, 20, e até quase 30 anos.


Tendo como funções constitucionais a elaboração de leis e a fiscalização do Executivo, muitos deles citam leis de pouco alcance social como exemplos do que fizeram de expressivo ao longo dos mandatos.


É o caso, por exemplo, de Aluísio Sousa(PSD), vereador de (04) Quatro Mandatos. Nos últimos 20 anos, ele Quase não ficou fora da Vereança  , Em Açailândia, onde a maioria dos vereadores é da base aliada do prefeito Ildemar (PSD), o presidente Aluísio Sousa (PSDB) é o campeão de mandatos consecutivos,  ou seja, Quase 20 anos no Poder. 


Para a próxima legislatura, a Câmara de Açailândia já aprovou o aumento do número de vereadores: em vez dos atuais 11, serão 17 cadeiras. O salário atual é de Aproximadamente  R$ 5 mil.




Análise
 "O que conta não é a qualidade"

Maurício Abdalla, doutor em Educação e especialista em Filosofia Política


Muitos vereadores fazem do mandato uma profissão. Com isso, quebra-se o princípio da representatividade, porque como se perde o vínculo temporário, esse vereador se transforma numa liderança paternalista, procurado pelas pessoas para comprar ambulâncias e conseguir verba para festas, por exemplo. O que faz a pessoa se reeleger não é a qualidade da atuação parlamentar, porque as Câmaras não agem mais; elas se limitam a aprovar mensagens do Executivo, nomes de ruas e a sugerir obras. Como os vereadores não são observados, mantêm mandatos somente

pelo que passaram a representar para as comunidades: verdadeiros padrinhos. Os serviços essenciais, dos quais a população precisa, não são mais debatidos pelas Câmaras. 


"Câmara é um balcão de barganha com prefeito"


"O povo não acredita na política. Ser vereador se tornou mais difícil, porque as Câmaras se transformaram em balcão de barganha com os prefeitos".


"O vereador perdeu a função e falta contestação. Os vereadores deixaram de cobrar o Executivo, e parece que afrouxaram".


"Muitos são despreparados e, com isso, viram meros auxiliares do prefeito".


(Josinaldo Smille)

Sem comentários:

Enviar um comentário

obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.

seta

seta

CONTATO DO BLOG:Folha de Cuxá

josinaldosmille@hotmail.com

colunaemfolhadecucha@gmail.com

Telefones:(99)98157-6879 //(99)-99175 - 2799

BLOGOSFERA