O deputado federal Francisco Escórcio (PMDB-MA) recebeu, nesta quinta-feira (1), em seu gabinete, representantes da Vale que lhe apresentaram as expansões e ações sociais da empresa no Maranhão. O gerente-geral da Expansão, Fernando Coan, mostrou ao deputado o crescimento da empresa na região, como no Porto de Ponta da Madeira e na Estrada de Ferro Carajás. Essas obras geram mais de 14 mil empregos diretos e indiretos.
Durante o encontro ficou acertada uma reunião, para a próxima segunda-feira (05), na Câmara de Vereadores de Imperatriz, dando continuidade ao assunto que foi tratado em audiência pública, realizada dia 16 de novembro, no município, a respeito do trem de passageiros. Chiquinho Escórcio vem lutando para viabilizar a retomada desse meio de transporte de São Luís até Estreito. “Isso é uma conquista do povo da Região Tocantina”, disse o deputado.
A Vale, inclusive, está fazendo estudos para investimentos na Ferrovia Norte-Sul em termos de logística. Além disso, procura fazer uma parceria para doar uma brigada de incêndio ao governo do estado, com a finalidade de fornecer equipamentos como carros de combate a incêndio, que poderá beneficiar toda a região. Tendo em vista que o grupamento do Corpo de Bombeiros de Imperatriz atende a 12 municípios da Região Tocantina.
Participarão da reunião representantes da associação comercial; o presidente da Câmara de Vereadores, Hamilton Miranda; o prefeito Sebastião Madeira e outros representantes da sociedade civil.
*****Chiquinho Escórcio defende criação de estatuto geral para servidores do Judiciário.
Em apoio a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 190/2007, que visa um estatuto único para os servidores do Poder Judiciário, o deputado federal Francisco Escórcio (PMDB-MA) pediu urgência na votação da PEC, apresentando requerimento de inclusão da proposta na Ordem do Dia, no dia 21 de novembro.
A PEC sugere o acréscimo do art. 93-A à Constituição Federal, que permitiria ao Supremo Tribunal Federal (STF) propor ao Congresso Nacional um estatuto geral aos servidores de todos os órgãos jurisdicionais do País.
A principal justificativa da proposta é que a atual pluralidade de regimes impostos aos servidores ofende a estrutura una do Poder Judiciário e também o princípio constitucional da isonomia, pois viabiliza o surgimento de graves disparidades remuneratórias.
*****Chiquinho Escórcio cobra solução sobre distribuição dos royalties do pré-sal.
O deputado federal Francisco Escórcio (PMDB-MA) foi à tribuna, ontem (30), e, em pronunciamento duro, exigiu uma resposta imediata a respeito da distribuição dos royalties do pré-sal. Ele acha que a comissão especial que foi criada para se manifestar a respeito dos royalties tem mais representantes dos estados produtores, Rio de Janeiro e Espírito Santo. “Isso demonstra que esta comissão vai dificultar qualquer solução de imediato referente à distribuição dos royalties, ficando a votação só para o ano que vem”, disse.
O deputado pediu aos colegas, principalmente aqueles do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que tenham um posicionamento duro, sugerindo até que dificultem a votação do Orçamento como fator para definir a distribuição dos royalties do pré-sal. No final de seu pronunciamento, disse que o petróleo é do Brasil e os royalties pertencem a todos os brasileiros.
À tarde, uma comissão de prefeitos, deputados e também de senadores foi ao gabinete do presidente do Senado, José Sarney, onde o assunto foi a distribuição dos royalties, o projeto que veio do Senado para a Câmara dos Deputados. O presidente José Sarney sugeriu que a Câmara se debruce sobre o projeto que foi aprovado no Senado e está em apreciação na Câmara.
Na ocasião, também foi tratado da PEC 29, que seria uma solução para aliviar o financiamento da saúde pública. Durante a reunião, o deputado Chiquinho Escórcio fez duras críticas à situação do financiamento da saúde para todo o Brasil e foi acompanhado por todos os presentes. “A PEC 29 é que vai salvar o financiamento da saúde pública do Brasil”, afirmou o deputado.
Informações: Liliane Borba
Assessora de imprensa do deputado federal Francisco Escórcio
(061) 32153814 ou (061) 84307174
Sem comentários:
Enviar um comentário
obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.