O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux reafirmou nesta quarta-feira (05) que até o final de outubro a Corte deve julgar o processo que definirá a validade da Lei da Ficha Limpa para as eleições municipais de 2012. Ele é o relator de uma ação, ajuizada em maio deste ano, em que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pede que o STF declare a ficha limpa constitucional.
Conforme adiantou o G1 em agosto, o ministro está finalizando o voto e disse é preciso uma definição sobre o assunto para garantir a “segurança jurídica” no pleito do ano que vem. "Eu acho que é muito importante que a gente esclareça a opinião pública com a máxima antecedência possível antes eleições", disse Fux.
A lei veta a candidatura de políticos condenados por órgãos colegiados ou que renunciaram a mandato eletivo para escapar de cassação. Em março, o Supremo derrubou a validade da ficha limpa para as eleições 2010, mas não analisou se a norma fere a Constituição. A maioria dos ministros da Corte entendeu que, com base na Constituição, a norma não poderia ser aplicada no mesmo ano em que entrou em vigor.
Informações são do G1.
Tudo pronto para o Samba Brasil São Luís 2025
-
Neste sábado, 23, a partir das 17h, o Samba Brasil São Luís vai transformar
a área externa do São Luís Shopping em um palco de pura emoção e alegria,
com u...
Há 7 horas
Sem comentários:
Enviar um comentário
obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.