Existe uma carência de ferramentas de controle da atvidades parlamentar – principalmente nas Assembleias Legislativas e Câmara de Vereadores. No caso maranhense os comandos das Casas legislativas não têm nenhum interesse em fornecer as informações.
Mas, a internet pode ser um atalho para que eleitores acompanhem seus representantes nos Legislativos. Iniciativas como a de um grupo de estudantes de Gestão Pública da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), criadores do site Adote um Deputado, ajudam a fiscalizar os políticos.
No site, os 53 deputados federais mineiros têm um padrinho, responsável por fiscalizar a prestação de contas e a participação em seminários e debates. Doze dos parlamentares são acompanhados também por blogs.
O site mineiro é inspirado no Adote um Vereador, criado pelo Instituto Ágora para fiscalizar a Câmara paulistana. O projeto cresceu e inclui vereadores de Campinas, deputados estaduais paulistas e começa a se expandir para o Congresso, com informações sobre o deputado Tiririca (PR-SP) e os senadores Aloysio Nunes (PSDB-SP) e Eduardo Suplicy (PT-SP).
Sem comentários:
Enviar um comentário
obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.