O animal cujos vestígios foram descobertos perambulou na ilha de Cajual há cerca de 95 milhões de anos. Tinha até 14 m de comprimento.
O maior dinossauro carnívoro de restos mortais encontrados no Brasil vivia no Maranhão. Era o espinossaurídeo, de nome científico Oxalaia quilombensis. O animal, o primeiro descrito na região, tinha entre 12 e 14 metros de comprimento, pesava de cinco a sete toneladas e o atual fóssil perambulou na ilha de Cajual há cerca de 95 milhões de anos.
Os pesquisadores do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) descobriram vestígios do maxilar inferior, com sete dentes, e a narida no réptil. A comparação com espécies semelhantes descobertas na África mostram que o Oxalaia quilombensis é ainda maior. O nome do bicho homenageia Oxalá, divindade masculina respeitada pela religião africana e aos quilombos que existiam no Maranhão.
A pesquisa sobre o novo dinossauro brasileiro foi apresentada na manhã de ontem no lançamento dos Anais da Academia Brasileira de Ciências, que reúnem artigos inéditos sobre paleontologia com achados brasileiros, da Austrália, Bolívia, Angola e Japão.
Também foram apresentados o Crocodilomorfo Pepesuchus deiseae, encontrado em Presidente Prudente (SP), e três penas, os fósseis mais antigos, com 115 milhões de anos, localizadas na bacia do Araripe, no Nordeste.
O trabalho da paleontóloga Juliana Sayão, a partir da estrutura das penas, provocou revisão no estudo das aves da região: não havia aves voadoras no Araripe. Os registros apontam para a existência de animais emplumados, como dinossauros terópodes bípedes e carnívoros, ou aves que perderam a capacidade de voar. (das agências de notícias)
O quêENTENDA A NOTÍCIAOs primeiros fósseis de dinossauros encontrados no Brasil datam de 1897. Trata-se de pegadas fossilizadas descobertas na localidade de Passagem das Pedras, próximo ao município de Sousa (PB), pelo agricultor Anísio Fausto da Silva.
Sem comentários:
Enviar um comentário
obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.