O SIGNIFICADO DA VIDA

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Brasil muda uniforme dos goleiros e Alisson vestirá verde contra a Escócia na Copa do Mundo

 


Fifa autoriza alteração solicitada pela CBF e goleiros da Seleção Brasileira não utilizarão uniforme vermelho no duelo decisivo da fase de grupos

A Seleção Brasileira terá uma alteração de última hora no uniforme para o confronto diante da Escócia, marcado para esta quarta-feira, às 19h, pela terceira e última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026. Diferentemente do que havia sido divulgado inicialmente pela Fifa, os goleiros brasileiros não entrarão em campo utilizando o uniforme vermelho.

Alisson, Ederson e Weverton vestirão um conjunto completamente verde, composto por camisa, calção e meiões. A mudança foi autorizada pela Fifa após solicitação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Segundo informações divulgadas pela imprensa esportiva, o pedido partiu do presidente da CBF, Samir Xaud. Como existia uma alternativa de uniforme disponível e não havia conflito de cores com o uniforme da Escócia, a entidade máxima do futebol autorizou a alteração.

A posição do dirigente sobre a utilização da cor vermelha pela Seleção Brasileira já havia sido manifestada anteriormente. Em 2025, Samir Xaud se posicionou contra a adoção de um segundo uniforme vermelho que seria desenvolvido em parceria com a marca Jordan. “Eu levei para o lado do Brasil, das cores da bandeira do Brasil. Azul, amarelo, verde e branco são cores da nossa bandeira e são as cores que têm que ser seguidas. Eu fui contra a camisa vermelha, não por questão política”, afirmou o dirigente em declaração feita no ano passado.

De acordo com o regulamento da Copa do Mundo, a definição dos uniformes utilizados pelas seleções é realizada pela Fifa com base nas informações encaminhadas previamente pelas federações nacionais. No entanto, ajustes podem ser autorizados durante as reuniões técnicas que antecedem as partidas.

Apesar da mudança para o duelo contra os escoceses, o uniforme vermelho já foi utilizado por goleiros da Seleção Brasileira em outras ocasiões, inclusive em partidas realizadas nos anos de 2013 e 2014. Para o confronto diante da Escócia, os jogadores de linha do Brasil entrarão em campo com o tradicional uniforme amarelo, acompanhado de calções e meiões brancos.

A partida é considerada decisiva para a definição da classificação brasileira na Copa do Mundo e poderá marcar também o retorno do atacante Neymar, que vem se recuperando de lesão e voltou a treinar com o restante do elenco. A expectativa é de grande audiência para o duelo, que encerra a participação da Seleção Brasileira na fase de grupos do Mundial de 2026.

Governo estuda elevar teto do MEI para R$ 140 mil até 2028 e ampliar contratação de funcionários

 


Proposta em discussão na Câmara dos Deputados prevê aumento gradual do limite de faturamento dos microempreendedores individuais e autorização para contratação de até dois empregados

O Governo Federal avalia assumir a condução das negociações para ampliar o teto de faturamento dos Microempreendedores Individuais (MEIs). A proposta em análise prevê um aumento escalonado do limite anual da categoria, que poderá alcançar R$ 140 mil até o ano de 2028. Segundo informações divulgadas pelo portal G1, o tema já está sendo debatido em uma Comissão Especial da Câmara dos Deputados, instalada no final de abril. A expectativa é de que a medida beneficie cerca de 15 milhões de microempreendedores em todo o Brasil.

Nos bastidores de Brasília, interlocutores da Esplanada dos Ministérios consideram que a apresentação de uma proposta própria pelo governo possui forte simbolismo político, especialmente em ano eleitoral, funcionando como uma estratégia de aproximação com o setor empreendedor.

A articulação política do projeto envolve o líder do governo na Câmara, José Guimarães, que se comprometeu com o presidente da Casa, Hugo Motta, a encaminhar o texto da proposta até esta quarta-feira (24). O projeto será analisado pela comissão especial que tem como relator o deputado Jorge Goetten. Conforme acordo firmado entre Guimarães e Motta, o ministro do Planejamento, Bruno Moretti, deverá ser ouvido antes da apresentação do parecer final.

Atualmente, o limite de faturamento anual dos MEIs é de aproximadamente R$ 80 mil. Pela proposta em estudo, haverá um reajuste progressivo: o teto subiria em R$ 30 mil até 2027 e receberia um novo acréscimo de R$ 30 mil em 2028, alcançando os R$ 140 mil previstos. Além da ampliação do faturamento, a proposta também prevê mudanças na contratação de funcionários. Hoje, os microempreendedores individuais podem registrar apenas um empregado. Com a alteração, passariam a ter autorização para contratar até dois trabalhadores.

A ampliação do teto e da capacidade de contratação é uma reivindicação antiga da categoria, que busca maior flexibilidade para expandir os negócios sem precisar migrar para outros regimes tributários. Caso avance no Congresso Nacional, a proposta poderá representar uma das mais importantes atualizações nas regras do MEI desde a criação da modalidade, fortalecendo pequenos empreendedores e incentivando a geração de empregos formais no país.

Lula cria banco nacional para rastrear celulares roubados e amplia programa Celular Seguro

 


Novo sistema reunirá dados de aparelhos furtados, roubados ou perdidos e permitirá consulta antes da compra de celulares usados

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta terça-feira (23) o decreto que transforma o programa Celular Seguro em uma política pública permanente. A medida também cria o Banco Nacional de Celulares com Restrição (BNCR), que vai centralizar informações sobre aparelhos roubados, furtados ou extraviados em todo o país.

A nova plataforma reunirá dados das Polícias Civis, operadoras de telefonia, órgãos de segurança pública, Agência Nacional de Telecomunicações e da ABR Telecom. Segundo o governo federal, o objetivo é facilitar a recuperação de celulares e dificultar a atuação de criminosos envolvidos no comércio ilegal desses aparelhos.

Uma das novidades é o chamado “Modo Recuperação”, que permitirá o monitoramento nacional do IMEI, número de identificação do celular. Caso um aparelho com restrição receba uma nova linha telefônica, as autoridades poderão ser acionadas para iniciar o processo de recuperação.

O sistema também contará com uma ferramenta pública para consulta de aparelhos usados antes da compra. A verificação será feita pelo IMEI e informará apenas se o dispositivo está “com restrição” ou “sem restrição”.

De acordo com o Ministério da Justiça, o banco de dados já possui informações de mais de 3,3 milhões de celulares e deve fortalecer o combate aos crimes relacionados a roubos e furtos de aparelhos em todo o Brasil.

Revalida 2026: inscrições para a primeira etapa terminou nesta terça-feira (23)

 


Os interessados em participar da primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2026/2 tiveram até as 23h59 (horário de Brasília) desta terça-feira, 23 de junho, para realizar a inscrição por meio do Sistema Revalida. A taxa de inscrição, no valor de R$ 410, poderá ser paga até 26 de junho.

Até esta terça-feira, os participantes também poderão solicitar atendimento especializado e tratamento por nome social. Os locais de prova serão informados posteriormente no Cartão de Confirmação da Inscrição, que será divulgado em 17 de agosto.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 410. O pagamento deve ser realizado por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) até 26 de junho, em qualquer agência bancária ou casa lotérica, conforme os critérios estabelecidos por esses correspondentes bancários.

Cronograma – O resultado das solicitações de atendimento especializado será divulgado em 29 de junho, com prazo para recursos entre 29 de junho e 2 de julho.

Os participantes deverão enviar a documentação comprobatória de conclusão do curso de Medicina entre 14 e 19 de setembro. O resultado da análise documental será divulgado em 9 de outubro. Já as versões preliminares do gabarito da prova teórica serão publicadas em 15 de setembro. Após o período de recursos, as versões definitivas e o resultado final da primeira etapa serão divulgados em 4 de dezembro.

Aplicação – A primeira etapa do Revalida 2026/2 será aplicada em 13 de setembro, em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. As provas terão início às 13h30 e término às 18h30, seguindo o horário de Brasília.

Cronograma:

Inscrição: 16 a 23 de junho .

Pagamento da taxa de inscrição: 16 a 26 de junho.

Solicitação de nome social e atendimento especializado: 16 a 23 de junho.

 

Resultado das solicitações: 29 de junho.

Período para recurso: 29 de junho a 2 de julho.

Resultado dos recursos: 8 de julho.

Cartão de Confirmação da Inscrição: 17 de agosto.

 

Aplicação da 1ª etapa: 13 de setembro.

Envio da documentação comprobatória: 14 a 19 de setembro .

Versões preliminares do gabarito: 15 de setembro.

Versões definitivas do gabarito e resultado definitivo da 1ª etapa: 4 de dezembro.

 

https://www.in.gov.br/web/dou/-/edital-n-76-de-12-de-junho-de-2026-712307577

 

https://revalida.inep.gov.br/revalida/

 

https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/revalida

 

terça-feira, 23 de junho de 2026

Contagem regressiva: ‘Tô no Mará – Região Tocantina’ tem expectativa de reunir mais de mil participantes

 

Foto - Pela primeira vez na Região Tocantina, o movimento amplia seu alcance ao integrar Porto Franco, Campestre do Maranhão e São João do Paraíso em uma agenda comum de mobilização territorial. (Sebrae/Divulgação)

Promovido pelo Sebrae Maranhão, o evento mobiliza os municípios de Porto Franco, Campestre do Maranhão e São João do Paraíso em uma programação gratuita.

A Região Tocantina já vive a expectativa para o Tô no Mará, movimento gratuito que chega a Porto Franco (MA) nos dias 26 e 27 de junho. Promovido pelo Sebrae Maranhão, o evento deve reunir mais de mil participantes em uma programação que une empreendedorismo, economia criativa, cultura, turismo e sustentabilidade.

Consolidado como uma estratégia de valorização das potencialidades locais, o Tô no Mará chega à 2ª edição transformando espaços públicos em ambientes de convivência, criatividade e fortalecimento dos pequenos negócios.

Realizado pela primeira vez na Região Tocantina, o movimento amplia seu alcance ao engajar Porto Franco, Campestre do Maranhão e São João do Paraíso em uma agenda comum: conectar pessoas, ideias e oportunidades para impulsionar o desenvolvimento regional.

A poucos dias do evento, a mobilização já envolve empreendedores, artistas, produtores culturais, representantes da agricultura familiar, instituições parceiras e gestores públicos. Ao todo, serão mais de 50 ações distribuídas ao longo dos dois dias de programação.

Conectando pessoas, territórios e oportunidades

O Tô no Mará foi estruturado para aproximar experiências, promover intercâmbios e valorizar as riquezas da Região Tocantina. A programação reúne desde manifestações culturais e ações de empreendedorismo até iniciativas voltadas ao turismo, à inclusão social e à sustentabilidade, evidenciando a diversidade e a força dos territórios participantes.

Para o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Maranhão, Celso Gonçalo, o movimento reforça a importância da cooperação territorial para impulsionar o crescimento econômico e social dos municípios.

"O Tô no Mará nasce com o propósito de conectar pessoas, territórios e oportunidades. Quando estimulamos o empreendedorismo, valorizamos a cultura local e fortalecemos as vocações econômicas de cada município, criamos um ambiente favorável para o desenvolvimento sustentável. A Região Tocantina possui enorme potencial e este movimento representa um convite para que a própria comunidade seja protagonista da transformação do seu território."

Além de promover negócios e experiências culturais, o evento pretende ampliar a visibilidade da produção local, fortalecer redes de colaboração e estimular novas oportunidades para empreendedores da região.

Legado para o território

Outro diferencial desta edição é o foco na construção de legados permanentes para os municípios participantes. Entre as ações previstas está a distribuição e o plantio de mudas para os primeiros participantes inscritos, iniciativa desenvolvida em parceria com o CESTE e voltada à ampliação da arborização urbana e ao fortalecimento da consciência ambiental.

A proposta reforça uma das mensagens centrais do movimento: o desenvolvimento dos territórios passa pela valorização das pessoas, da cultura, dos negócios e também pelo cuidado com o meio ambiente.

Para a gerente da unidade do Sebrae em Imperatriz, Márcia Martins, um dos principais resultados esperados é a participação ativa da população na construção do movimento.

"Estamos mobilizando pessoas de diferentes municípios, setores e comunidades para viver uma experiência coletiva de valorização do território. Portanto, o Primeiro Movimento Tô no Mará Região tocantina, foi pensado para que cada participante se reconheça como parte desse processo e perceba a força que a Região Tocantina tem quando trabalha de forma integrada."

Não perca a oportunidade

A abertura oficial acontece às 18h do dia 26 de junho, na Praça dos Poderes, marcando simbolicamente o início do movimento, que já estará movimentando a cidade desde as primeiras horas do dia com uma programação diversificada, reunindo talentos, histórias, tradições e oportunidades para fortalecer a Região Tocantina.

CONVITE | CERIMÔNIA DE INÍCIO DAS OBRAS DO CONDOMÍNIO HABITACIONAL FREI NARCISO BAISINI I e II

 


Na sexta-feira (26/06), o prefeito Dr. Benjamin de Oliveira, o Deputado Federal Hildo Rocha e o Governador Carlos Brandão convidam você e sua família para a cerimônia de início das obras do Condomínio Habitacional Frei Narciso Baisini I e II.

Serão 384 novas moradias, levando mais dignidade, segurança e qualidade de vida para as famílias Açailandenses.  Será iniciado o processo de inscrição e atualização do CadÚnico. Assinatura das ordens de serviço para obras de contenção de erosões nos bairros Laranjeiras, Nova Açailândia e Glória City.  Entrega oficial do prédio do Mercado Público da Vila Ildemar para a Prefeitura de Açailândia, na Avenida Presidente Kennedy às 14h.

 

Horário:  ás 09hs

Data: Sexta-Feira, 26/06

Local: Avenida Levilson Oliveira, ao lado da Vila Juscelino Kubitschek

 

GOVERNO FEDERAL – PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA

GOVERNO DO MARANHÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE AÇAILÂNDIA

ENTREVISTA COLETIVA PREFEITO DR. BENJAMIM DE OLIVEIRA – 23.06.2026

 



https://drive.google.com/file/d/1gu-7NTOc-Ymj_DJGnAdKH3_O6QOMDOQp/view?usp=sharing


Tarifa Social de Energia Elétrica: mais de 325 mil maranhenses precisam atualizar cadastro para manter desconto na conta de luz

 


Maranhão tem mais de 1,1 milhão de beneficiários pela Tarifa Social, mas milhares podem perder o desconto por falta de atualização cadastral

A Equatorial Maranhão reforça o alerta para que os beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) mantenham seus dados atualizados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). No Maranhão, mais de 325 mil famílias correm o risco de perder o desconto na conta de energia por ainda não terem realizado a atualização cadastral exigida pelo programa.

Atualmente, mais de 1,1 milhão de consumidores maranhenses são contemplados pela Tarifa Social, que concede descontos na conta de energia elétrica para consumidores inscritos no CadÚnico, com renda familiar mensal por pessoa de até meio salário mínimo, além de famílias indígenas, quilombolas e beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Para ter direito ao benefício, o titular informado no cadastro da Tarifa Social deve pertencer ao mesmo grupo familiar vinculado ao Código Familiar do CadÚnico, e o município de origem do Número de Identificação Social (NIS) deve ser o mesmo do local de residência do cliente.

Para continuar recebendo o desconto, é fundamental manter os dados atualizados junto ao CadÚnico. Informações desatualizadas podem impedir a comprovação dos critérios exigidos pelo programa, resultando na perda do benefício. A Distribuidora alerta que a revisão cadastral deve ser realizada sempre que houver mudanças na composição familiar, endereço, renda ou a cada dois anos, conforme as regras do programa.

Mais de 400 mil famílias ainda podem aderir ao benefício

Além dos consumidores que precisam atualizar seus dados, o Maranhão possui um número expressivo de famílias aptas a receber a Tarifa Social, mas que ainda não estão cadastradas no programa. De acordo com o levantamento, mais de 400 mil famílias maranhenses têm perfil para receber o benefício, porém ainda não realizaram o cadastro necessário.

O cenário reforça a importância da atualização cadastral e da busca ativa por parte dos consumidores, ampliando o acesso ao programa e garantindo que mais famílias tenham acesso ao desconto na conta de energia elétrica.

Como atualizar ou solicitar o benefício

A Equatorial Maranhão reforça que os consumidores devem acompanhar sua situação cadastral e procurar os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou os postos de atendimento do Cadastro Único sempre que houver necessidade de atualização.

Após a regularização dos dados no CadÚnico, o cadastro na Tarifa Social pode ser solicitado de forma simples e rápida pelos canais da Distribuidora:

•WhatsApp da Clara, assistente virtual da Equatorial Maranhão: (98) 2055-0116;

•Site da Equatorial Energia;

•Agências de atendimento da Distribuidora.

Para o cadastro, é necessário ter em mãos CPF, Número de Identificação Social (NIS) ou número do Benefício de Prestação Continuada (BPC), além do número da unidade consumidora presente na conta de energia. Também é importante verificar se o NIS está vinculado ao mesmo município onde está localizada a unidade consumidora e se o beneficiário informado pertence ao mesmo grupo familiar registrado no CadÚnico.

A atualização cadastral é um procedimento simples, mas essencial para garantir a manutenção da Tarifa Social e o acesso a outros programas sociais vinculados ao Cadastro Único.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Projeto proíbe abate de jumentos devido ao risco de extinção

 


O projeto de lei que proíbe o abate de jumentos em todo o território nacional pode receber emendas de senadoras e senadores até terça-feira (23). O PL 2.613/2026 impede o abate do jumento (Equus asinus), exceto em casos de abate sanitário motivado por doenças infectocontagiosas. Após acabar o prazo de emendas, a Mesa do Senado despachará o projeto para as comissões pertinentes à matéria.

A proposta teve origem em uma sugestão legislativa, a SUG 9/2025, que foi apresentada pelo Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal por meio do Portal e-Cidadania.

Ao ser analisada na Comissão de Direitos Humanos do Senado (CDH), a sugestão recebeu parecer favorável do senador Fabiano Contarato (PT-ES), sendo então transformada em projeto de lei.

Para Contarato, a proposta atende à necessidade de se proteger um animal historicamente ligado ao desenvolvimento do país e reconhecido como patrimônio cultural.

“Além de preservar a espécie frente ao risco iminente de extinção, a medida promove o bem-estar animal e mitiga sérios riscos sanitários causados pelas condições precárias de transporte e abate. Trata-se de uma iniciativa que reflete o compromisso com valores éticos, a saúde pública e a sustentabilidade do agronegócio brasileiro, sem acarretar prejuízos significativos à economia nacional”, afirma Contarato em seu parecer.

Patrimônio brasileiro

O Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal argumenta que a forma como o jumento abatido é transportado e comercializado coloca em risco a biossegurança e, consequentemente, a própria imagem do agronegócio brasileiro — que, ressalta a entidade, é respeitado pelos elevados padrões sanitários e de controle de zoonoses.

A entidade lembra que os jumentos — também conhecidos como asnos, jegues ou jericos — foram trazidos da África para o Brasil há centenas de anos e, por serem dóceis e resistentes, ajudaram no desenvolvimento brasileiro carregando água, alimentos, materiais de construção e pessoas.

Com o passar do tempo, destaca o fórum, o jumento virou símbolo da “luta, da força e da resistência do sertanejo”, recebendo homenagens de artistas como Luiz Gonzaga e Chico Buarque e se tornando “verdadeiro patrimônio histórico e cultural”.

Ainda de acordo com o fórum, há anos os jumentos são capturados ou comprados, transportados por longos trajetos, confinados em fazendas sem biossegurança e com rastreabilidade quase inexistente. Depois, são abatidos para exportação de sua pele para a China, onde ela é usada para produzir o ejiao — que teria “propriedades medicinais não comprovadas cientificamente”. A entidade também informa que a carne do jumento é exportada para o Vietnã ou eventualmente consumida no Brasil (como charque ou jabá).

Se o abate continuar, argumenta o fórum, os jumentos podem se extinguir em poucos anos.

Biossegurança

Os autores da sugestão também afirmam que “a rastreabilidade precária e frequentemente inexistente dentro do comércio de pele de jumento” deixa o Brasil vulnerável aos riscos de biossegurança, que podem afetar as pessoas e outros equídeos (como os cavalos), facilitando a propagação de doenças como o mormo (zoonose com 95% de letalidade em humanos).

Por essas razões, o fórum defende a proibição imediata do abate — para proteger o valor histórico-cultural da espécie, evitar sua extinção, preservar a saúde pública, preservar o agronegócio e evitar “escândalos sanitários”.

Fonte: Agência Senado

Agenda Brasil Mais Competitivo vai impulsionar a produtividade e os negócios

 


O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) realiza, na próxima quarta-feira (24/6), o lançamento da Agenda Brasil Mais Competitivo, iniciativa coordenada pela Secretaria de Competitividade e Política Regulatória (SCPR) que busca fortalecer a competitividade da economia brasileira por meio de ações estruturantes voltadas à melhoria do ambiente de negócios, ao aumento da produtividade e à redução de entraves ao desenvolvimento.

O evento vai reunir representantes do Governo Federal, do setor produtivo e de entidades parceiras para apresentar as diretrizes e os principais eixos da nova agenda.

A Agenda Brasil Mais Competitivo sucede a Agenda de Redução do Custo Brasil e amplia o leque de atividades ao agregar uma visão mais abrangente e sistêmica sobre os fatores que influenciam a competitividade nacional. A proposta contempla iniciativas voltadas à melhoria regulatória, à transformação digital, à inovação, à inserção internacional e ao fortalecimento do ambiente de negócios.

Durante o lançamento, serão apresentados os objetivos estratégicos da agenda, governança e mecanismos de acompanhamento das ações previstas, com foco na promoção de um ambiente mais favorável aos investimentos, à geração de empregos e ao crescimento sustentável da economia.

 

Mais infraestrutura e qualidade no atendimento!

 


Acompanhe como ficou a revitalização da sede da Caema, obra do Governo do Maranhão através da Agemsul. As melhorias contemplaram desde a fachada e pátio até as instalações elétricas, hidráulicas, telhado e o reservatório. Um prédio totalmente renovado para oferecer mais segurança, conforto e qualidade no atendimento  à população.

#Infraestrutura #Modernização #GestãoPública #Maranhão #Agemsul




segunda-feira, 22 de junho de 2026

Equatorial Maranhão orienta como reforçar a segurança para prevenir incêndios em estabelecimentos comerciais

 


Falhas nas instalações elétricas internas e sobrecarga de circuitos estão entre os principais fatores associados às ocorrências

O aumento dos incêndios em estabelecimentos comerciais tem preocupado empresários, gestores de shopping centers e autoridades de segurança em todo o país. No Maranhão, os números confirmam a dimensão do problema: somente de janeiro a maio de 2026, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão registrou 119 incêndios em estabelecimentos comerciais no estado, sendo 90 deles em São Luís.

As ocorrências atingem diferentes segmentos, de pequenas lojas e restaurantes a grandes centros comerciais, provocando prejuízos financeiros, interrupção das atividades e, em situações mais graves, colocando vidas em risco. Segundo dados do Corpo de Bombeiros, cerca de 60% dos incêndios têm relação direta com falhas nas instalações elétricas internas dos imóveis, além da sobrecarga de circuitos. O uso intensivo de equipamentos de alto consumo energético, como sistemas de climatização, também está frequentemente associado aos acidentes.

Esse cenário se torna ainda mais desafiador em um contexto de expansão do setor de comércio e serviços, marcado pelo aumento da utilização de equipamentos eletrônicos, iluminação mais potente e sistemas de automação, muitas vezes sem a devida adequação das instalações elétricas internas. "O sistema elétrico costuma ser invisível para o empresário até que apresente algum problema. O risco é justamente ignorar sinais que antecedem falhas mais graves", afirma o engenheiro de Segurança do Trabalho da Equatorial Maranhão, Maxinard Costa

Os sinais que não devem ser ignorados

Maxinard alerta que a maioria dos incêndios de origem elétrica não acontece de forma repentina. Antes do curto-circuito, normalmente surgem indícios de que a instalação está operando acima da capacidade ou apresenta falhas.

Entre os principais sinais de alerta estão cheiro de queimado próximo a tomadas ou equipamentos, aquecimento excessivo de equipamentos, quedas frequentes de energia em determinados ambientes e o desarme constante do sistema de proteção elétrica.

A ocorrência repetida desses problemas deve ser encarada como um aviso. "Quando o disjuntor desarma com frequência, ele está cumprindo sua função de proteger a instalação. Ignorar esse comportamento pode aumentar significativamente o risco de um incêndio", explica o especialista.

Crescimento dos equipamentos aumenta a demanda energética

Nos últimos anos, lojas, restaurantes e centros comerciais passaram a incorporar mais equipamentos tecnológicos, sistemas de refrigeração, freezers, câmaras frias, computadores, painéis digitais e aparelhos de ar-condicionado de alta potência. O desafio é que, em muitos casos, a infraestrutura elétrica dos imóveis não acompanhou essa evolução.

É comum que estabelecimentos ampliem suas operações sem realizar o redimensionamento adequado dos circuitos, aumentando o risco de sobrecarga. A utilização de extensões e adaptadores conhecidos popularmente como "T" ou benjamins também contribui para o aquecimento da rede elétrica.

"O aumento da demanda energética precisa ser acompanhado por uma avaliação técnica das instalações. Não basta adicionar equipamentos sem verificar se a rede suporta a nova carga", alerta Maxinard.

Como prevenir incêndios em estabelecimentos comerciais

A prevenção é a forma mais eficaz de reduzir riscos e evitar transtornos. As principais recomendações incluem:

•Realizar inspeções periódicas nas instalações elétricas internas;

•Evitar o uso excessivo de extensões e adaptadores;

•Substituir fios antigos, ressecados ou danificados;

•Utilizar materiais certificados e conforme as normas técnicas brasileiras;

•Garantir que os circuitos estejam dimensionados corretamente para a carga instalada;

•Instalar dispositivos de proteção adequados;

•Contratar profissionais qualificados para serviços elétricos.

Ambientes como cozinhas industriais, áreas de refrigeração e depósitos demandam atenção especial devido à maior concentração de equipamentos.

O que fazer em caso de emergência

Ao identificar fumaça, faíscas ou indícios de incêndio de origem elétrica, a orientação é:

•Desligar o disjuntor geral, somente se houver segurança para realizar a ação;

•Acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193;

•Em caso de vítimas, contatar o Samu pelo número 192.

É importante ressaltar que não se deve utilizar água para combater incêndios dessa natureza, pois há risco de choque elétrico.

Segurança elétrica como investimento

Além de evitar prejuízos materiais, a manutenção preventiva contribui para a continuidade dos negócios e para a proteção de clientes e colaboradores. Para a Equatorial Maranhão, a conscientização faz parte da estratégia de prevenção. As orientações integram o movimento "VC+ Seguro", iniciativa voltada à disseminação de informações sobre o uso seguro da energia elétrica.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

seta

seta

CONTATO DO BLOG:Folha de Cuxá

josinaldosmille@hotmail.com

colunaemfolhadecucha@gmail.com

Telefones:(99)98157-6879 //(99)-99175 - 2799

BLOGOSFERA