A Cachoeira Grande, uma das maiores em
Barra do Corda, foi batizada pela exuberância da queda d’água.
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Fachada da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, um atrativo que marca a religiosidade da região. |
Detalhe da fachada da Igreja Matriz, com destaque para os mártires do Massacre de Alto Alegre. |
Mais um dos atrativos naturais, a Cachoeira da Fumaça também está entre as preferidas dos visitantes. |
Longe dos roteiros turísticos
tradicionais dos grandes centros e do litoral brasileiro, a região se destaca
por oferecer beleza e descanso de forma simples e relaxante.
Barra
do Corda - Independente de como seja, em família, em casal, entre amigos ou
sozinho, viajar sempre é uma experiência fantástica. O Maranhão, composto por
cinco biomas e coberto por mata Atlântica e Floresta Amazônica é um dos
principais destinos turísticos do país, principalmente nesse período, onde as
pessoas buscam atrativos naturais para conhecer e relaxar.
Nesse
sentido, o Sebrae, por meio da regional em Grajaú, vem desenvolvendo ações de
capacitação para empresas do segmento de turismo, com atividades em hotelaria,
transporte e alimentação, com o objetivo de preparar o mercado para melhor
atender o público visitante e desenvolver o setor na região, gerando renda e
qualidade de vida.
Entre
os municípios com grande potencial turístico regional que vem se preparando
para, cada vez mais, atender melhor o turista é a cidade de Barra do Corda, a
425 quilômetros de São Luís. Com cerca de 82 mil habitantes, a cidade foi
fundada em 1835, logo às margens dos rios Corda e Mearim. O local se destaca
por proporcionar um dos melhores e mais seguros carnavais do Maranhão, atraindo
visitantes de diversas regiões do estado.
De
fácil acesso, o território onde a cidade foi fundada pertencia às tribos dos
índios Canelas, do Tronco dos Gês e Guajajaras, da linhagem Tupi – fator
histórico que inclui o município no mais novo polo turístico do Maranhão, o
Polo Turístico Regional das Serras, Guajajara, Timbira e Kanela. Barra do Corda tem em sua história um fato de
grande repercussão histórica, conhecido como o Massacre da Colônia Alto Alegre,
uma revolta dos indígenas locais contra uma missão religiosa capuchinha com
consequências trágicas e mais de 200 pessoas mortas, ocorrida em 1901 – o que
atrai a curiosidade dos visitantes.
Com
forte vocação para o ecoturismo, a cidade também oferece opções para o turismo
de experiência, que inova ou complementa os atrativos de um destino, tendo em
vista a emoção e o conhecimento que as experiências com a cultura local podem
proporcionar ao turista. A proposta acompanha a tendência da Economia de
Experiência – que se firma como uma forma de atuação do mercado turístico
brasileiro.
Passeios consolidados
O
empresário Francisco Santana, popularmente conhecido como Chicão, atua em Barra
do Corda com a Agência de Turismo Rio Corda desde meados da década de 90,
operacionalizando passeios com visitantes que buscam a exuberância da natureza
local e a beleza nativa impressionante e quase inexplorada, oferecendo visitas
às aldeias indígenas, às cachoeiras, aos dois rios que circundam a cidade e
dando o devido destaque à riqueza religiosa que compõe a história da cidade.
“A
Cachoeira da Fumaça e a Cachoeira Grande, por exemplo, são os destinos
preferidos dos turistas nesta época do ano, quando já cessaram as chuvas, e é
possível relaxar com o ambiente e admirar as belezas naturais”, informa Chicão,
que se mostra um entusiasta dos atrativos locais. “Somos privilegiados com um
potencial turístico muito forte. Barra do Corda é banhada por dois grandes rios,
além de termos cachoeiras fantásticas e as aldeias indígenas, que oferecem
artesanato e uma experiência diferenciada”, enumera.
O
passeio, batizado pela própria agência como roteiro Sertão Barracordense, leva
os visitantes às duas cachoeiras mais conhecidas da cidade, às aldeias
indígenas Cachoeira e Kwarahy, à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição –
edificação que traz uma homenagem à missão capuchinha vítima do Massacre de
Alto Alegre – incluindo alimentação, traslado e hospedagem para um fim de semana.
O pacote individual é comercializado a R$ 600. Para um passeio mais modesto e
focado apenas na visita às cachoeiras e sem hospedagem e alimentação, o valor
cai para R$ 150, também individual.
Roteirização dos atrativos turísticos
Além
de desenvolver ações que capacitam os empresários do setor, o Sebrae realiza,
há quatro anos, o Seminário de Turismo Regional do Polo das Serras, Guajajara,
Timbira e Kanela, que em 2017 foi realizado em Barra do Corda. O seminário é um
momento para expor ideias, opiniões, produtos e serviços com uma programação
focada no desenvolvimento turístico para o polo.
A
gerente da regional do Sebrae em Grajaú, Cecília Salata, tem acompanhado a
evolução desse trabalho e destacou a importância de promover ações que preparem
o empresário para atender o turista que vem de roteiros turísticos
tradicionais, nos grandes centros e no litoral brasileiro, e procurado o
turismo rural, migrando para pequenas cidades do interior do país.
“O
Polo das Serras, Guajajara, Timbira e Kanela tem um potencial de turístico que
está despertando para o empreendedorismo. Nesse sentido, o Sebrae tem se
dedicado a estudos técnicos e ao mapeamento da região, com o claro objetivo de
mostrar aos empresários que é possível desenvolver a infraestrutura de serviços
turísticos e mudar a realidade do segmento em todo o polo”, enfatiza Cecília.
No
último ano, o Sebrae e a Prefeitura Municipal de Barra do Corda firmaram
parceria para realizar pesquisa sobre o potencial turístico da região, atuando
com dois recortes: o do Pólo Serras, Guajajara, Timbira e Kanela – que
apresenta características fortes quanto aos seus atrativos, belezas naturais e
diversidade cultural única, onde as tradições se mantêm resistentes – e outro
focado no município de Barra do Corda.
Para
este último recorte, o diagnóstico dos atrativos contribui para a elaboração de
uma proposta de roteirização, onde o reconhecimento do território e a
identificação das potencialidades e das características peculiares da
localidade têm o objetivo de consolidar e promover a atividade turística local.
O
resultado da pesquisa virou um catálogo com os principais empreendimentos de
serviços turísticos, monumentos históricos, manifestações culturais e religiosa
da cidade lançado durante o IV Seminário de Turismo Regional do Polo das
Serras, Guajajara, Timbira e Kanela realizado no último mês de abril.
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