PALAVRA VIVA

Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas; mas aquele que Glórias gloriam-se nisto: que ele entende e me conhece, que eu sou o Senhor que exerço bondade, justiça e retidão na terra, porque nestas coisas me agrado, diz o Senhor. (Jeremias" 9: 22-23).

O SIGNIFICADO DA VIDA

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Sebrae promove intercâmbio entre produtores de leite de Grajaú e Balsas.

Produtores de leite de Grajaú e e Balsas durante intercâmbio para trocas de experiências.

Reunião de Produtores durante visita técnica em Balsas

Produtores visitam a Comalba, em Balsas e conhecem o trabalho realizado pelo Sebrae junto a cooperativa. 

Produtores da cidade de Grajaú buscam modelos de sucesso para iniciar a atividade na região

Em uma iniciativa do Sebrae, por meio das unidades regionais de Balsas e de Grajaú, uma comitiva formada por quinze pequenos produtores rurais que estão iniciando a atividade produtiva de leite em Grajaú, foram recentemente até a cidade de Balsas para conhecer o trabalho desenvolvido pela Cooperativa Agro-leiteira de Balsas LTDA (Comalba) e visitar algumas propriedades que já desenvolvem a produção de leite com excelência na região e somam com o desenvolvimento produtivo do setor.
O encontro permitiu aos produtores de Grajaú a troca de experiências e o conhecimento de outras formas de produção, que tem gerado como casos de sucesso da atividade existentes na região do cerrado sul do estado.   
Antônio Rocha Santos, que mora na fazenda São José, a 20 km de Balsas, é produtor de Leite há 30 anos e na ocasião relatou as dificuldades do início das atividades e a diferença após receber as orientações promovidas pelo Sebrae. “A minha produção era 150 litros de leite por dia, depois de ser atendido pelo projeto do Sebrae eu tripliquei a minha produção de leite, produzindo hoje 700 litros por dia. Só tenho a agradecer ao Sebrae porque além de ter aumentado minha produção gradativamente, hoje o leite é recolhido em minha casa pelo caminhão da cooperativa, facilitando ainda mais o meu trabalho. O Sebrae foi uma peça fundamental no direcionamento das minhas atividades’’, enfatizou Antônio.  
Para Paulo Donizete Borges, produtor rural há 30 anos no município de Grajaú, que veio conhecer as particularidades dos produtores de leite da região de Balsas, o intercâmbio incentiva o desenvolvimento da atividade e estimula a participação no Projeto de Bovinocultura de Leite, desenvolvido pelo Sebrae.
Mesmo com vários anos de experiência, gostei de conhecer esses casos de sucesso, com produção de leite significativa usando uma área pequena e com baixo custo. A experiência adquirida com a visita à Comalba também foi importante, permitindo conhecer as particularidades do funcionamento de uma cooperativa, mostrando as vantagens e as dificuldades enfrentadas nesse setor, para que a partir desse conhecimento possamos dar mais atenção a algumas dificuldades que possam surgir quando tivermos a nossa cooperativa”, destacou o produtor.
Sandra Barcelos, gestora de projetos do Sebrae em Balsas, enfatizou que o objetivo do Sebrae com esse intercâmbio foi alcançado. “Os desafios da atividade, formas de trabalho, persistência e planejamento foram debatidos durante o intercâmbio. Outro importante intuito da visita foi a troca de experiências quanto ao processo inicial da organização gerencial, tecnológica e mercadológica de uma cooperativa de produtores, no que tange às possibilidade de melhoria e incremento da atividade leiteira a partir do processo produtivo, com capacidade de atender a uma região e até mesmo um território’’, ressaltou Sandra.
A gerente regional do Sebrae em Grajaú, Cecília Salata, acompanhou também a comitiva, destacando a importância da visita para os produtores de Grajaú, que tiveram a oportunidade de conhecer um trabalho estruturando e como funciona uma cooperativa.
“Esse momento é extremamente interessante por que une produtores da regional de Balsas e Grajaú. A experiência trouxe, aos produtores de Grajaú, uma percepção quanto ao nível de organização dos produtores de Balsas, uma vez que já tem um projeto formatado atendendo os produtores na bovinocultura de leite há mais de cinco anos e já apresenta grandes resultados. Quando só falamos para o produtor é diferente de quando ele pode vivenciar aquela prática, e conhecer os resultados de produtores atuantes no mesmo segmento econômico, o que pode motivá-lo, refletindo também uma realidade de grupo e cooperação”, avaliou Cecília.

As ações do Projeto Desenvolvimento da Bacia Leiteira no Cerrado Sul e Projeto de Bovinocultura de Leite em Grajaú, continuam com as consultorias tecnológicas e gestão empresarial nos municípios que fazem parte dos projetos em suas respectivas áreas de atuação. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.

seta

seta

CONTATO DO BLOG:Folha de Cuxá

josinaldosmille@hotmail.com

colunaemfolhadecucha@gmail.com

Telefones:(99)98157-6879 //(99)-99175 - 2799

BLOGOSFERA