PALAVRA VIVA

Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas; mas aquele que Glórias gloriam-se nisto: que ele entende e me conhece, que eu sou o Senhor que exerço bondade, justiça e retidão na terra, porque nestas coisas me agrado, diz o Senhor. (Jeremias" 9: 22-23).

O SIGNIFICADO DA VIDA

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Sebrae incentiva bovinocultura leiteira em Grajaú.


Em 2016 o projeto Bovinocultura do Leite atendeu 15 produtores da região e para 2017 está aberto para novas adesões.

Com o objetivo de expandir a bovinocultura leiteira da região Centro Sul Maranhense, o Sebrae, por meio da regional de Grajaú, tem acompanhando produtores de leite da região e  aplicado a metodologia do Programa Balde Cheio.
Em 2016 quinze produtores de leite foram atendidos por meio do Projeto de Bovinocultura de Leite, iniciado pela regional no último trimestre do ano passado.
Essa foi a primeira turma acompanhada e coordenada pela regional do Sebrae em Grajaú, sendo que, até o primeiro semestre de 2016, as ações realizadas faziam parte do projeto de Agronegócio do Leite e Derivados da Região Sul, coordenado pela Unidade Regional do Sebrae em Imperatriz.
Nesse período de três meses os produtores receberam um leque de orientações específicas que ensinou como melhor desenvolver a atividade produtiva, a exemplo de orientações para uso de novas tecnologias, como a ordenha mecânica, manejo adequado do animal e análise de solo. O grande potencial leiteiro da região foi determinante para que o Sebrae em Grajaú implementasse as ações dentro de um projeto específico da regional.
 “Realizamos um trabalho de mudança de comportamento para esses produtores que ainda não tinham recebido orientações como estas”, salientou o gestor do Sebrae, Jorge Nunes, responsável pelas ações do projeto na região.
Além de visitar cada produtor individualmente, o Sebrae, em parceria com a Embrapa, trouxe à Grajaú, no mês de outubro, o engenheiro agrônomo Arthur Chinelato,  que na oportunidade realizou uma palestra onde compartilhou experiências dos bons resultados já obtidos por meio do Balde Cheio no Brasil.
“Durante a palestra tivemos acesso a conhecimentos que vieram somar muito ao nosso trabalho, considerando a pouca experiência dos pecuaristas da cidade”, afirmou o produtor José Wilson da Silva.
Para dar continuidade as ações em 2017, o Sebrae já iniciou a mobilização de produtores da região e reuniu no final do mês de janeiro, em Grajaú, aqueles que já faziam parte do projeto e novos produtores que demonstraram interesse em receber as capacitações. Ao total, inicialmente, 20 produtores serão atendidos pelo Sebrae.
Segundo o gerente da regional do Sebrae em Grajaú, Wamberg Amaral, o Sebrae tem realizado seu papel de levar conhecimento técnico e garantir o aprendizado dos produtores de leite Grajaú e região.
“O Sebrae tem feito orientações e realizado consultorias para esses produtores, fato que contribui com o conhecimento tecnológico e melhorado a qualidade do produto final, fazendo com que a região, além de expandir a produção, ofereça  á população de Grajaú um leite em perfeito estado”, conclui Amaral.
Produtores e técnicos interessados em participar do projeto devem entrar em contato com o Sebrae em Grajaú.
Programa Balde Cheio
A tecnologia Balde Cheio, criada pela Embrapa Pecuária Sudeste, de São Carlos (SP), para a implantação de uma metodologia de gestão de propriedades rurais com foco na produção leiteira, chegou ao estado quando o Sebrae buscava formas de transferir modernas tecnologias para pequenos produtores rurais e conhecimentos sobre manejo de fácil acesso para aplicar nos projetos focados em produção leiteira.
Na região Centro-Sul, o projeto já possui unidades demonstrativas nas cidades de Sítio Novo e Amarante, agora é a oportunidade de Grajaú. Na região Centro-sul cerca de 50 produtores são atendidos pelo Sebrae por meio da metodologia.
O programa Balde Cheio, que é o treinamento prático de técnicas para aplicação de ferramentas gerenciais nas propriedades leiteiras tem como princípio a transferência de tecnologia como alternativa viável para o aumento da produção e redução dos custos na propriedade rural.
Em 2015, segundo o último levantamento publicado pela Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa), foram registradas 624 mil e 946 vacas ordenhadas no Maranhão e uma produção anual de mais de 393 mil litros de leite. É importante destacar que a região Centro Sul tem uma participação significante nessa produção leiteira do estado.

Regional do Sebrae em Grajaú
Bairro Canoeiro, S/N

Contato: (99) 3532-9444 

Sem comentários:

Enviar um comentário

obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.

seta

seta

CONTATO DO BLOG:Folha de Cuxá

josinaldosmille@hotmail.com

colunaemfolhadecucha@gmail.com

Telefones:(99)98157-6879 //(99)-99175 - 2799

BLOGOSFERA