palavra viva

“LEVANTAI OS OLHOS E OBSERVAI AS ALTURAS: QUEM CRIOU TUDO ISSO? FOI AQUELE QUE COLOCA EM MARCHA CADA ESTRELA DO SEU INCONTÁVEL EXÉRCITO CELESTIAL, E A TODAS CHAMA PELO NOME” (ISAÍAS 40:26)

DOAÇÕES

DOAÇÕES

DOAÇÕES

O BLOG FOLHA DE CUXÁ é mantido por doações e anúncios publicitários... Se o blog é útil para você, pedimos que você reserve 1 um minuto para ajudá-lo a continuar on-line e crescer cada vez mais... Qualquer quantia R$ será de grande ajuda Obrigado! A todos que mensalmente mostram seu apoio para O BLOG FOLHA DE CUXÁ. Lembre-se de fazer uma doação de qualquer valor R$ para a continuidade do nosso trabalho. Qualquer quantidade de apoio financeiro neste momento será direcionada para cobrir despesas de INTERNET e manutenção. Agradeço antecipadamente...Obrigado! a todos que mostraram seu apoio para o nosso trabalho!

O SIGNIFICADO DA VIDA

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Secretaria de cultura promove palestra sobre a identidade cultural de Açailândia.



Com o objetivo de fomentar e descobrir a verdadeira identidade e valores culturais de Açailândia, a Secretaria Municipal de Cultural, com apoio do prefeito Juscelino Oliveira, realizou na última sexta-feira (02), uma palestra que trouxe diversos temas voltados para entidades culturais, bem como paras pessoas incentivadoras que primam pela diversidade cultural que possui o município de Açailândia. O evento foi realizado com grande sucesso no auditório da Secretaria de Educação e contou com a presença de várias entidades culturais, além dos nossos conselheiros municipais de cultura.

Por ser uma cidade bem localizada geograficamente na região tocantina e, principalmente por estar sediada no cruzamento de duas importantes rodovias que são as BR- 010 e a BR-222, despertou o interesse de investidores de várias partes do país que passaram a fixar residência no município e encontrar por aqui uma região próspera, promissora, com grandes possibilidades de crescimento econômico e de um povo hospitaleiro.

A partir daí, iniciou-se o conflito cultural porque as famílias recém-chegadas na cidade, nas décadas de 70 e 80, trouxeram dentro de suas bagagens, as culturas das suas cidades natais e respectivamente dos seus estados. Foi quando por aqui, começaram a mistura de sotaques, miscigenação de raças, outros costumes, vícios linguísticos, assim como o surgimento de diversas festividades, típicas de várias regiões do nosso imenso Brasil.

Até então, no município de Açailândia, os moradores não tinham se despertado para estimular, ou mesmo conhecer os valores e a identidade cultural da cidade àquela época, até porque, as pessoas só viviam para o trabalho, deixando de lado o lazer e a cultura, algo muito importante. Hoje, a realidade é outra. As pessoas começam a cobrar e a se perguntarem: Qual a verdadeira identidade cultural de nossa cidade? Eis a questão!

Com o objetivo de dar esta resposta à população e a necessidade de despertar o interesse dos moradores, incentivadores e enriquecer ainda mais a cultura do município, a Secretária de Cultura Enoy Brito, trouxe o palestrante Neto de Azile, Gestor de Patrimônio Imaterial da Secretaria de Cultura e Turismo do Maranhão, que é “expert” no assunto para falar sobre o “Programa Estadual de Patrimônio Imaterial, baseado na Lei 10.514/16”; Valorização e Promoção de Mestres e Mestras da Cultura Popular do Maranhão, além de outros assuntos relacionados ao pertencimento cultural do município.

 Neto de Azile, disse que veio para este encontro em Açailândia, para apresentar um novo modelo de proposta de política cultural que vai além dos eventos pontuais, como carnaval e São João. “A gente traz a política de patrimônio cultural, ou seja; reconhecer a diversidade cultural do estado, principalmente as atividades mais tradicionais que estão em processo de extinção e esquecimento. Queremos então com isso, fazer o nosso registro e catalogar onde esta situação está acontecendo para que possamos passar por um processo de resgate por meio de incentivo oriundo do governo do estado. Percebemos que Açailândia se encontra nesse questionamento de identidade cultural. Apesar de ter a sua força cultural nos festivos juninos, precisa de incentivo em outras atividades culturais que possui o município por conta da mistura das culturas de outros estados encontradas dentro da cidade”. Explicou o Gestor de Patrimônio.

Outro encontro para tratar do mesmo assunto, está previsto para acontecer no próximo mês de março/2017. “Neto de Azile fortaleceu o evento, afirmando que vai levar para São Luis, o pedido formal do reconhecimento de Patrimônio Cultural do Estado do Maranhão” das “Juninas” de Açailândia. Deixou esclarecido a todos, que “Patrimônio Cultural” é tudo aquilo que nos pertence. É nossa herança do passado e o que construímos hoje”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.

seta

seta

CONTATO DO BLOG:Folha de Cuxá

josinaldosmille@hotmail.com

colunaemfolhadecucha@gmail.com

Telefones:(99)98157-6879 //(99)-99175 - 2799

BLOGOSFERA