PALAVRA VIVA

Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas; mas aquele que Glórias gloriam-se nisto: que ele entende e me conhece, que eu sou o Senhor que exerço bondade, justiça e retidão na terra, porque nestas coisas me agrado, diz o Senhor. (Jeremias" 9: 22-23).

O SIGNIFICADO DA VIDA

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Sebrae Realiza I Seminário de Ciência e Tecnologia de Grajaú.

Produtores rurais buscam novas tecnologias para produzir melhor. 

Caravana de produtores rurais de Açailândia que vieram participar do evento.

Produtoras rurais do povoado Boa Vista, participantes da Oficina de aproveitamento do pescado, expõem produtos derivados de peixe durante Seminário.

Cerca de 150 produtores rurais da região participaram do evento, buscando informação e conhecimento para aumentar a produtividade em suas propriedades.

O Sebrae, por meio da Unidade Regional de Grajaú, realizou no último dia 20, o I Seminário de  Ciência e Tecnologia de Grajaú, com o tema “Ciência alimentando o Brasil” . O evento aconteceu no auditório do Sebrae em Grajaú e contou com a participação de produtores rurais de vários municípios que são atendidos pela regional. O evento fez parte da programação da 13ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC), que aconteceu em todo o território nacional, no período de 17 a 23 de outubro.

O objetivo do seminário foi reunir representantes do poder público, pequenos produtores rurais, estudantes universitários e sociedade civil para conhecer os trabalhos realizados pelo Sebrae na região e fomentar a produção rural do município de Grajaú, principalmente nos seguimentos de Piscicultura; Bovinocultura do Leite, por meio do Programa Balde Cheio e  Aquicultura.

No encontro foram apresentados programas, que por meio de tecnologia inovadora e sustentável, proporcionam aos produtores de Grajaú e região maior e melhor produtividade, visando maior geração de renda e melhor qualidade de vida.

Além de produtores da região de Grajaú, também esteve presente ao evento, a caravana de produtores vindos de Açailândia. Osias Carvalho integrou o grupo, que veio participar do seminário em busca de mais informações sobre o sistema de aquicultura por meio do sistema de “Bioflocos”, o objetivo é desenvolver essa tecnologia em sua pequena propriedade. Osias destacou a importância de participar do seminário.

“Vim com mais quatro pessoas da minha família, sou professor, mas trabalho e quero desenvolver mais atividades numa pequena propriedade de terra que eu tenho no povoado de Califórnia, na cidade de Açailândia. Vim buscar informações para que eu produza mais e melhor, para que eu possa ter uma renda extra e viver com mais qualidade de vida”, disse.

Programação

Na ocasião, além de palestras sobre o tema proposto, produtoras do povoado Boa Vista, realizaram uma exposição de produtos derivados do peixe, especificamente a tambatinga, pescado bastante produzido na região. A exposição foi resultado da oficina “Trabalhador no beneficiamento e conservação do pescado”, realizada pelo Sebrae em parceria com o Senar.

Outra ação dentro da programação do seminário, foi a entrega de certificados para os produtores rurais que participaram do Programa Negócio Certo Rural, realizado pelo Sebrae em parceria com o Senar, durante o primeiro semestre nos municípios de Grajaú, Sitio Novo, Amarante, Arame e Lajeado Novo.

A entrega dos certificados foi feita pelo assessor do Senar, Carlos Feitosa, que ressaltou a importância da parceria com o Sebrae na realização desse programa para os pequenos produtores da região.

“A economia do Maranhão, que é fincada no setor agropecuário, é muito carente na organização administrativa, principalmente as pequenas propriedades. Então, o Sebrae e o Senar estão em parceria para contribuir com esse seguimento e ajudar a desenvolver o setor. Fazemos questão de participar desses momentos para também ouvir do produtor os resultados desse trabalho”, ressaltou Feitosa.

Ao avaliar o seminário, Wamberg Amaral, gerente da regional do Sebrae em Grajaú, fez questão de destacar todos os projetos que o Sebrae desenvolve na região e os resultados obtidos em cada segmento.

“Toda a programação foi pensada de acordo com as atividades realizadas pela regional do Sebrae em Grajaú e voltada para o setor rural da região, sabendo do potencial de produção de Grajaú e demais municípios vizinhos que vieram participar no I Seminário de Ciência e Tecnologia de Grajaú. A escolha do tema foi alinhado aos projetos que já desenvolvemos na região, buscando suprir a demanda de mercado local, então que todo conhecimento se transforme em resultados no âmbito produtivo”, destacou Amaral.

Lançamento Tech Nordeste

Ainda como parte da programação, foi realizado o lançamento oficial da 1ª edição do Tech Nordeste 2106, Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento da região que será realizada em São Luís, de 16 a 18 de novembro.

Durante o lançamento, o Coordenador Técnico do evento, João Berto Ferreira apresentou detalhes da programação, parceiros, eixos-temáticos e infraestrutura do evento. “Estamos realizando o TECH NORDESTE em um esforço conjunto das unidades do Sebrae nos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e de vários parceiros. Nosso interesse é construir um espaço que irá discutir problemas e encontrar soluções viáveis. O evento irá percorrer os estados do Nordeste, sendo realizado a cada dois anos em uma unidade federativa”, afirmou João.


No TECH NORDESTE serão abordados cinco eixos-temáticos: Energia Limpa; Mobilidade no Estado do Maranhão; Recursos Hídricos; Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC e Resíduos.

angelabarros.jor@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.

seta

seta

CONTATO DO BLOG:Folha de Cuxá

josinaldosmille@hotmail.com

colunaemfolhadecucha@gmail.com

Telefones:(99)98157-6879 //(99)-99175 - 2799

BLOGOSFERA